Está aqui

Blog de Lirio branco

Musica

por Lirio branco

Quero falar-vos de uma das minhas grandes paixoes- a musica. Pode-se dizer que eu nasci com a musica no sangue. MInha mae tém uma voz linda, e se calhar cantava comigo na barriga. O meu pai é igualmente apaixonado por musica, aprendeu sozinho a tocar viola e acordion. Tocou durante muitos anos em conjuntos viola baixo.
Dezde criança que eu ouço e aprecio boa musica, sempre se ouviram discos e cassétes là em casa. Aprendi dezde sedo a cantar, passava dias inteiros sentada numa cadeira com as pérnas cruzadas a cantar. Com 3 anos, ouferesseram-me o primeiro téclado, e eu comessei a dar os primeiros passos no piano com a ajuda do meu pai. Eu começei a apalpar, a tocar com um dedo so, depois ele mostrou-me q se deve tocar com os 5 dedos... E assim, a musica entrou dentro de mim. Pode-se dizer que toda a minha vida tém uma banda sonora, pois nao ha momento algum que eu nao assosie a uma musica qualquer. Estou sempre com musica no meu pensamento.
Quando estou a cantar, estou como o peixe na àgua. Nao me sinto deficiente, pois nao preciso dos olhos para nada. Sempre toquei de cor, e a pesar de ter aprendido a ler as notas musicais a braille, nunca gostei disso, sempre quiz tocar à ouvido. Adoro tocar, mas gosto muito mais de cantar, é a minha vocaçao. é a minha maneira de exprimir o que sinto, de exteriorisar os meus sentimentos mais profundos!... Também adoro ouvir cantar, nada me faz delirar mais do que uma boa voz, cheia de expressao e calor, e muito sentimento!
Pode-se dizer que a musica é a luz que ilumina os meus olhos interiores. Eu acho também que ela é uma ponte entre as pessoas e os povos, é uma linguàgem que todos compreendem, e que cria empatia e dialogo. Gosto de tudo q se relaciona com musica, e ela é a melhor terapia. Ha melodias para todos os momentos, para todos os estados da alma, musicas que nos transportam, nos fazem viajar, nos fazem voar o por os pés na terra, melodias misturadas com soms, palavras, linguas diversas. Melodias que apaixonam, outras que fazem arrepiar de susto. Umas fazem chorar de tristesa, outras fazem-nos rir e descontrair. Outras deicham-nos com os sentidos à flor da pél, so apetésse dançar, mecher-se com o ritmo!... Ha melodias que hipnotisam, que nos trazem ideias escuras, outras de um romantismo imenso! E a musica ensina-nos a falar linguas. Eu dei os primeiros passos na lingua alema porcausa das cançoes infantis que cantava, e actualmente estou a aprender a falar creolo através das musicas que ouço...
A final, jà diz o velho ditado... Quém canta, seus males espanta!...(risos)

Comentários

Olá, acredito naquilo que dizes. A música é muito enriquecedora, mas eu, ao contrário de ti, gosto mais de ouvir a música do que de a tocar ou cantar, embora me digam que eu tenho uma voz excepcional... cá para mim isso não é verdade! Mas admiro muito a música. Gosto especialmente de uma boa música tocada no piano, porque me faz viajar por... tenho o sonho de aprender a tocar guitarra, mas penso que já vou um bocado tarde demais. Também gostava de aprender a tocar piano... há muita gente a dizer:
- o órgão é a mesma coisa que o piano!
Mas não é! Enquanto que no órgão faço um acorde sem ser necessário ritmá-lo, no piano isso torna-se necessário!
E também há quem diga:
- já sabes tocar mais ou menos o cavaquinho, é quase igual à guitarra
Mas discordo novamente. O cavaquinho tem apenas quatro cordas e a guitarra seis ou mais, quando se fala da guitarra iléctrica. Apaixona-me ouvir um bom tocador de guitarra. Tenho um amigo que toca tão bem guitarra, que às vezes lembra-se de tocar para mim. Como o meu curso é de literaturas modernas, até sorrio para ele e digo:
- até pareces o rapaz a pedir namoro à senhor!
Eles tentavam-na seduzir com as suas cantigas de amigo... e assim, através da música, até nos aproximamos, rimos, reflectirmos. porque a música é como a vida, alegre e triste, insopurtável ou não.

anacristina

Hoi Ana Cristina!
Bém, se as pessoas te dizem q téms boa voz, por alguma razao o devem dizer! Teria de ouvir-te para saber!...(risos) Também me dizem que eu tenho boa voz, e eu fiz aulas de canto. Eu nao sei se é boa o nao, so sei que adoro cantar e quando estou cantando me sinto muito bém comigo mesma e que transmito muito de mim aos outros!! Gosto muito de tocar e de dançar, mas o canto é o meu grande canal!!!
Quanto à quilo que dizes sobre o cavaquinho e os téclados, estou plenamente de acordo. Um piano e um Keyboard nao se comparam, assim como um cavaquinho e uma guitarra, a pesar de serem ambos instrumentos de téclas e cordas. O som e o feeling de tocar sao complétamente diferentes. Também gosto muito de ouvir guitarra e viola, mas nao penso em aprender por causa da sensibilidade nos dedos, pois tocar cordas caleja as pontas dos dedos, e para nos é importante ter os dedos totalmente aptos para tatear, e no meu caso também para ler o braile que é outra paixao minha...(risos) O meu pai também toca viola. Gosto muito de ouvir os Shadows e o Mike oldfild, assim como gosto de ouvir uma guitarra portuguesa bém tocada. E nao esquessendo o grande Carlos Santana...(risos)
Uma das razoes pelas quais adoro a musica é porque é uma arte que se interliga com outras artes, e juntas formam a perfeissao. Musica com literatura, com poesia, com jogos de luz, com o cinema, com a dança ETC. A musica està omnipresente, mesmo quando nao damos por isso.
Quanto ao ser tarde para aprenderes a tocar guitarra, isso nao acredito! A final, ainda nao téms 100 anos, pois nao?(risos)
Se quizeres, escreve-me para conversar-mos em particolar, teria muito prazer.
Beijinhos!
Lirio branco

Olá! adoro ler braille também. temos de ter muita sensibilidade nos dedos... mas não concordo contigo quando dizes que perdes sensibilidade nos dedos quando aprenderes a tocar. Calejam, é certo. Nos primeiros dias dói bastante... passei horas e horas a treinar... e também tive medo de perder a sensibilidade nos dedos... mas isso não é verdade! conheço um amigo cego que toca muito a guitarra e lê perfeitamente o braille.
A única grande desvantagem é termos o tacto muito desenvolvido e doer-nos mais do que a quem não o treina como nós...

anacristina

Oi Lirio e Ana !!

Se ambas gostam de cantar, então porque é que não se juntam com os amigos(as) e, num sábado à noite vão a um bar de karaoke ??
Porque não ??
Eu cheguei a ir a muitos karaokes aos fins de semana e, adorava ouvir música e ao mesmo tempo cantar !! loool
E mais cantava mais ou menos ... agora vós como deveis cantar, arrasavas o pessoal ... !! looooool
E quando tava no palco, no início ficava uma pouco nervoso, mas depois passava ... !! lol
E depois o bom, é q é tudo na brincadeira e, nem q se saia mais mal tá-se bem !! looool
Eu já há algum tempo q não vou a nenhum karaoke, pq o meu pessoal não tem puxado, não tá pra aí, mas adorava !! loool
E nos intervalos eles punham música de discoteca, eu adorava !! lool
"Quem canta, seus males espanta"

Mas tb gosto muito de dançar e, 1 vez por mês, vou até uma discoteca com os amigos, e aí é dançar toda noite sem parar !! looool
Adoro dançar !! loooool
A última vez, no carnaval, a festa foi de arromba, dancei até dizer chega e, cheguei a casa às 08:30 da manhã !! looooooool
Devem tar a pensar .... q vadio ..... !! loool
Pois é, mas eu curto imenso a vida e convido a todos fazerem o mesmo !!
Pq a vida é curta demais ... !! lool

Num fim de semana, eu tava numa formação da Fraternidade Cristã dos Doentes Cróinicos e Deficientes Físicos, na casa de vilar no Porto
Podem consultar o site no link
http://www.ecclesia.pt/fcd
A Fraternidade existe a nível internacional
E por sorte a Fraternidade de Espanha, tava lá a passar férias !! lool
À noite, os espanhois convidaram-nos para sair prá noite ... eu aceitei logo e, tb foi bastante pessoal da Fraternidade de Portugal !! loool
Mas eles tinham uma camioneta, cuidado com a brincadeira ... elevador de cadeiras de rodas, trilhos pra as cadeiras não abanarem, cadeiras elétricas, ... !! lool
Chegamos à zona da ribeira, jovens pra um lado, quotas pra outro !! looool
Nós, a malta mais jovem fomos até um bar, andamos, andamos e lá encontramos um bar mais ou menos acessível, tinha uma rampa em feitio de ponte, porque no meio tinha um lago !!
Adorei conhecer melhor aqueles espanhois e sobretudo as espanholas .... !! looool
Eles(as) são muito simpáticas e acolhedores !! lol
Depois íamos até uma discoteca e o dono, disse que não podíamos entrar, pq já tinha mta gente !!
Que lata do caraças ... !! :-(
E passado um bocado tava mais vazio e, ele disse q as cadeiras ocupavam mto espaço !!
Que Dono mais insesível, e que lata !! :-(
E os espanhois contaram, q lá em espanha eles entram na boa em qq discoteca, e são práticamente acessíveis
Realmente, nós temos muito a apreender com os espanhois ... !!

Gostaria de te colocar uma questão, apenas por coriusidade. Ontem soubémos que Filipe significa amigo dos cavalos... o meu nome significa Graça transparência. E o teu? Qual é o significado de Lírio Branco? Qual é o teu nome verdadeiro?
Acredita, todos estão curiosos...

anacristina

Hoi amigos¨!
o Lirio branco é a flor que simboliza a paz, a puresa, inocência e transparência, isso tudo define o meu caracter. O meu nome verdadeiro, nao o revelo aqui, é secreto.l..(risos) Quém o quizer saber, tém de me escrever para o mail pessoal e se mostrar merecedor da minha confiança e amizade...(sorriso rasgado) Mas posso adeantar que o meu nome verdadeiro também tém a ver com "Cristalina, transparente"
Agora, adevinhem, o entao, escrevam...
Beijos
Lirio branco

Lírio Branco!
Costumo dizer que, desde que me conheço por gente, tenho a música na alma e no coração.
Quando eu tinha mais ou menos uns 5 anos de idade, meu pai comprou para mim um piano de brinquedo. Tinha até um banquinho.
Eu me sentia feliz, sentada ali, dedilhando as notas.
Mais tarde, eu já tinha 6 anos, meu pai abriu um restaurante aqui na minha cidade, onde aos sábados havia música ao vivo.
Tinha um palco montado com um piano, um violino, um violão elétrico e um contrabaixo.
E eu ficava lá perto ouvindo as músicas e sonhando.
Infelizmente, por ocasião do falecimento de meu pai, o restaurante foi vendido e o piano ficou em minha casa.
Então, eu comecei a tocar de ouvido. Tinha muita facilidade para isso.
Na verdade, eu queria aprender a tocar corretamente.
Mas não fui aceita no conservatório por causa da deficiência visual.
Sendo assim, tentei aprender violão. Desta vez deu certo. Fui aceita na escola.
Eu sempre gostei muito de tocar e cantar.
Estava presente em todos os festivais de música da escola e nas reuniões com amigos.
Mas, nunca esqueci o piano.
Só quando já estava com 29 anos, consegui entrar numa escola de teclado e então, aprendi a ler partituras e a tocar para valer.
Vendi o piano e hoje tenho um teclado muito bom e ainda o meu violão dos tempos de adolescente.
Adoro tocar e cantar em português e em inglês também.
Penso que a música é para nós, deficientes visuais, como as fotos são para as pessoas que enxergam.
A música eterniza momentos, que podem ser alegres, tristes, engraçados...
A música traz lembranças de um amor do passado, do presente, de pessoas amigas, lugares bonitos, enfim, ela nos faz sonhar e flutuar.
Há uma frase que diz: "A música é uma senhora intrigante: quanto mais somos seus escravos, mais nos sentimos livres".
(Yara Ferraz, pianista paulista)

Olá, Adriana!
Meu nome é Ana Cristina e lamento profundamente não seres aceite na escola por seres cega. Infelizmente isso ainda acontece hoje em dia. Mesmo assim, tiveste coragem para seguir em frente com o violão. Os meus parabéns!
E agora dou-te um conselho: se realmente gostas do piano, segue em frente! Há um conservatório no Porto que está a aceitar um colega meu que é cego sem descriminações! Se realmente queres tocar, não desperdices a oportunidade, por favor. Porque eu já perdi muitas oportunidades com textos lindíssimos e penso que contigo deve ser a mesma coisa.
Segue em frente... e coragem!

anacristina

Olà AnaCristina
Concordo plenamente com o que dizes! Ha oportunidades que nunca se devem desperdissar! Este mundo pertence ao individualismo e à discriminassao, ha pouco espasso para quem é diferente, mas nunca se deve desistir daquilo que se gosta!
Para a frente é q é o caminho!! A final, o futuro pertence àqueles q acreditam na beleza dos seus sonhos!!!
Beijinhos!
Lirio branco

Estou encantada com tantos comentários lindos e sérios sobre a música.
Quando percebi que se tratava de ouvintes com problemas visuais ... Como Deus é bom em fazer acontecer a música!
A música faz brotar sentimentos variados...
Abraço, Salete.
Caçaratiba- Turmalina - 39662-000