Olá amigos!
Ando muito preocupara e porquê? Uso lentes de contacto desde os 11 anos. Comecei por usar as semi rígidas. As tais de vidro, na altura fui uma das primeiras crianças da altura a experimentar as primeiras lente. Aos 18 anos comecei a usar as descartáveis. Nunca tive problemas, mas ultimamente o olho tem andado muito frágil, com algumas infecções. Noto um grande desconforto com as lentes de contacto. Decidi então investigar na net sobre as vantagens e desvantagens das lentes de contacto e encontrei o texto abaixo que partilho connvosco. Estou seriamente em usar óculos e acabar com o uso de lentes. Tenho de proteger a única visão que me resta: a do olho esquerdo!
As lentes de contacto são prejudiciais?
As lentes de contacto são fazem mal?Esta é uma pergunta frequente e que reflete o receio com tudo o que interfere com a nossa visão. A resposta não é concensual mas sim, existem riscos, como aliás acontece noutras situações em que o artificial e o biológico são obrigados a interagir, nalguma parte do nosso corpo. Para além dos conselhos habituais que o seu médido oftalmologista lhe poderá dar a respeito do uso e cuidados a ter com o manuseio e utilização das lentes de contacto existem outros factores de risco, tais como:
Uma lente é uma substância que absorve líquídos e como tal quando está em contacto com o seu olho, este vai repartir o fluxo lacrimal com a lente, o que obviamente altera a eficácia do sistema glandular. Daí a necessidade de manter a lente imersa em fluidos quando esta se encontra em repouso fora dos seus olhos, não a deixando ressequir.
O produto usado para a limpeza e conservação da lente é um composto químico, e como qualquer substância química, acarreta riscos imprevistos a médio e longo prazo, quando usado de forma continuada.
Em determinados casos, fruto da interferência com os processos naturais de oxigenação e hidratação do olho, podem desenvolver-se patologias tais como: infeções no olho, abrasões na córnea, ou úlceras da córnea. Estas ocorrências são raras, quando avaliadas num universo de milhões de utilizadores em todo o mundo.
A falta de higiene das lentes de contacto e o facto de se tratar de um objecto inerte e sem defesas naturais, em ambientes poluídos, pode ser um elemento de transmissão infecciosa para o nosso sistema ocular.
Associada a esta pergunta surge frequentemente uma outra: as lentes de contacto coloridas fazem mal? Este é mais um mito urbano pois a coloração das lentes não acrescenta nada mais, ou nada menos, do que o referido em relação às lentes de contacto descoloridas.
Mais uma vez convém reforçar o essencial desta questão: as lentes de contacto são utilizadas diariamente por milhões de utilizadores em todo o mundo. A probabilidade de risco para a nossa visão é mínima, desde que se obedeçam aos cuidados previstos no manuseio das lentes e não se esqueça de fazer uma visita periódica aos seu médico oftalmologista.
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 1135 leituras