Bom dia,
Volto a escrever neste tópico porque num anterior, pedi a vossa ajuda e a verdade é que apesar de 146 leituras, apenas uma única pessoa me respondeu e desde já a agradeço pelo tempo prestado. Acho lamentável, que uma pessoa que tenta dar a conhecer as vossas dificuldades numa faculdade, não tenha a vossa ajuda para o fazer. Esta semana terei de terminar o trabalho e sem a ajuda de quem mais poderia ajudar.
Deixo aqui novas referências sobre o trabalho, para quem se ainda disponibilize para o fazer e agradeço a quem o faça.
O meu tema de trabalo agora é "inclusão digital para pessoas deficientes visuais em Portugal e Brasil (e outro país caso conheçam)." Tenho de falar a nivel politico tambem...se existem novas normas, se estão a ser cumpridas etc.
beijos Ana
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 2939 leituras
Re: inclusão digital
Cara Ana,
Lamento que o seu post não tenha tido grandes respostas. No entanto, não me parece que essa crítica seja o melhor caminho para obter respostas.
Em primeiro lugar, o Lerparaver não é visitado apenas por pessoas cegas, o que significa que, provavelmente, 50% das leituras ao seu post tenham sido feitas por pessoas normovisuais.
Em segundo lugar, entre os restantes 50% de leituras certamente a grande maioria não se sentia capaz de lhe responder de forma satisfatória à sua questão.
Em terceiro lugar, a Ana também deveria entender que já estamos fartos de sensibilizar para a questão da acessibilidade e de colaborar em estudos, teses, inquéritos e outros trabalhos, os quais, só terão dois resultados: Uma nota no final do ano e ficarem arrumados na prateleira!
Sempre que posso, colaboro, pois acredito que, por menor que seja o impacto dessas investigações e estudos, sempre há alguém que fica sensibilizado para a causa. Mas isto já não vai lá com sensibilização. É necessário haver leis, e haver quem as aplique na prática, pois enquanto não mexer no próprio bolso, os portugueses continuam a desrespeitar as leis!
Mas desabafos à parte, vamos ao que interessa. Qual foi o outro post que colocou? Não tenho tido grande disponibilidade, pelo que não me lembro de ver esse post.
Penso que com o comentário que fiz acima é claro que as normas de acessibilidade não estão a ser cumpridas.
Quanto às novas normas, bem, não me parece fácil fazer um trabalho sobre o qual não se tem grande informação..., mas sim, existem novas normas de acessibilidade internacionais, as WCAG do W3C. Tenho conhecimento que no Brasil, e não só, também se está a trabalhar em documentos normativos de acessibilidade nacionais.
Quanto à questão política, ao contrário do que se apregoa a todo o momento e em qualquer oportunidade, que 90% dos sites governamentais portugueses são acessíveis, a grande maioria não cumpre com as regras de acessibilidade. Penso até que a percentagem esteja trocada. Faz-se meia dúzia de alterações, coloca-se o símbolo de acessibilidade e pronto, já está feita a acessibilidade dos sites do governo e não só!
Basta estudar os sites das faculdades e verá que muito do conteúdo é inacessível.
Obrigado pela dedicação ao tema,
Boas festas e bom trabalho,
NSousa
Ola Sr Sousa, Queria dizer
Ola Sr Sousa,
Queria dizer que lamento se o ofendi e se ofendi alguem com a minha mensagem. Aceito que as pessoas também tenham dificuldade em me responder, mas na minha ideia as pessoas que visitam este site terão uma ideia muito mais real do que se passa do que eu, talvez estivesse errada. Eu não peço que me entreguem textos enormes sobre o assunto, basta uma simples opinião, ate de algo que tivesse acontecido pessoalmente ou que ouviu falar, pelo menos para mostrarem interesse.
Como já percebeu, não é um tema fácil e o tempo é apertado para aprender tudo de forma adequada e correcta para fazer um bom trabalho e não receber ajuda de quem achei que poderia ajudar mais(e não foi apenas neste site que pedi ajuda,pois também pedi a pessoas de quem li artigos e o mesmo aconteceu), torna-se frustrante e daí o desabafo.
Compreendo que sintam que estes trabalho não dão em nada porque é para receber nota e pronto. Mas não é bom saberem que existe pessoas interessadas em conhecer este outro lado tão esquecido? eu nunca dei uma única matéria sobre o assunto, não conheço cegos e no entanto quando pediram para escolher um tema dentro da sociedade da informação, foi isto que escolhi e como viu apesar das dificuldades ainda existentes não desisti e poderia te-lo feito, pois os professores admitiam mudanças de tema até à pouco tempo. Se fiz mal em não desistir? talvez, porque não sei se sou capaz de o fazer sozinha de forma correcta. Mas não desisti e vou levar isto avante, para que pelo menos mais pessoas ouçam falar do tema e talvez fiquem com a curiosidade que eu fiquei de querer saber mais, ou pelo menos quando ouvirem certas expressões e questões na televisão, já não lhes sejam tão estranhas e indiferentes. Não sei, sinceramente não sei se chegarei a algum sitio com isto. Só sei que darei o meu melhor.
Agradeço a opinião prestada e Bom Natal a todos