Está aqui

Verdadeiro Olhar - blog de Sérgio Gonçalves

Invisuais ganham centro de atendimento no Seichal

por Sérgio Gonçalves

SANDRA BARZINHA

Com a missão de apoiar e informar os invisuais do concelho, a União de Cegos e Amblíopes do Seixal (UCAS) abre amanhã um balcão de atendimento na extensão da Junta de Freguesia de Corroios, em Miratejo.

"Há cerca de mil pessoas cegas no concelho do Seixal", estima Manuel Saraiva, presidente da associação criada a 21 de Julho deste ano. "Moro na zona do Seixal há 30 anos e conheço muito poucos cegos. As pessoas estão metidas em casa e nós queremos ajudá-las", refere, prometendo divulgar os direitos dos deficientes.

Segundo o responsável, muitos cegos julgam ainda ser caro comprar um computador de apoio técnico. "Não precisam de gastar dinheiro", adverte.

"Basta irem a um médico de oftalmologia, que passa uma declaração. Se são empregados vão ao centro de emprego pedir essas ajudas. Se são reformados dirigem-se à Segurança Social e têm esses apoios". "As coisas para deficientes são muito caras. Mas, tudo se torna muito barato desde que as pessoas saibam que têm estas possibilidades", acrescenta.

Para se dar a conhecer antes da abertura do seu primeiro balcão de apoio, a UCAS, que substitui o movimento "MOCAS", promoveu ontem o II Torneio de Goalball, um desporto para invisuais e amblíopes que surgiu após a II Guerra Mundial para ocupar os combatentes que cegaram.

O goalball joga-se com duas equipas de três elementos, sendo pelo menos dois deles deficientes visuais. Para garantir equidade, todos os jogadores têm de utilizar vendas enquanto rodam, pelo chão, a bola com guizos até à baliza contrária.

A prova realizou-se ontem, no Pavilhão da Escola Pedro Eanes Lobato, na Amora, no âmbito da XVI Seixalíada, uma festa de desporto popular, com 70 modalidades, que decorre até 17 de Outubro em vários espaços desportivos e colectividades do concelho.

Fonte - http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Set%FAbal&Co...