Falando serio. Deixando de lado o ironismo e partindo para um assunto que me deixa muito intrigada, que e a causa de muitos problemas.
Atualmente se fala muito em acessibilidade, fisica e virtual, mas o que vejo e um amontoado de informações, que na pratica só alguns conhecem e tem acesso.
O que vejo e o discaso em relaçao ao deficiente visual, que na minha opinião e a mais complicada e dificil de coloca-la novamente na sociedade , no trabalho, escola, deixando assim o deficiente fora do convivio das pessoas e do meio em que vivemos.
Tudo culpa dos politicos e autoridades competentes, que fecham os seus olhos que nao querem ver a realidade deste pais, em relação ao crescente numero de deficientes visuais, que cresce assustadoramente.
E foi passando por estes problemas que pude sentir as dificuldades de uma pessoa que depois de receber o laudo final de uma cegueira sem volta, se sente totalmente desamparada.
Acessibilidade deveria começar neste exato momento, recevendo todas as informações e encaminhamento, para sua vida futura ,instituições e profissionais que cuidassem da reabilitaçao e adaptaçao da sua nova vida, ajudando e apoiando o deficiente nesta etapa de sua nova realidade.
Se hoje tenho acesso a internet, foi porque depois de ter visto atraves de uma novela, que existia este e outras possibilidades, facilitando assim a vida do deficiente visual, a partir dai corri atraz e só depois de um ano, consegui o programa de leitor de tela.
Porque não nos são dadas as informaçoes de modo a facilitar a nossa vida diaria com informaçoes e acompanhamentos de profissionais habilitados, pois isto representaria para o governo menos gastos e ate de aposentadorias aos mais jovens , pois estes ao serem colocados novamente na vida ativa , iria produzir e se tornar um cidadao produtivo.
Nos tambem possuimos uma parcela de culpa, ao inves de ficarmos as escondidas, não vamos a luta, cada um de nos podemos lutar com as armas que temos em nossas mãos.
A nossa maior arma e o nosso voto, nao podemos deixar de cumprir com as nossas obrigações, afinal somos cidadãos com os mesmos direitos dos demais.
Aqui termino este artigo, mas não a vontade de lutar e vencer.
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 5605 leituras
Comentários
inclusão social
Olá Shirley !
Pois, se tivessemos à espera q os políticos fizessem isso, bem poderíamos tar sentadinhos, para não nos cansarmos ! loool
E mesmo quando dizem q fazem, na prática não se vê nada ! :-(
Mas nem tudo é mau ...
Há efectivamente associações e movimentos ligados à deficiência q se preocupam com a integração dos mesmos !
Eu pessoalmente sou Corrdenador Adjunto da Equipa Nacional da Fraternidade Cristã dos Doentes Crónicos e Deficientes Físicos
Um dos objectivos principais é a integração dos deficientes na sociedade e no emprego !
E efectivamente temos conseguido integrar muitos deficientes físicos na sociedade e no emprego, tais como eu, o Tiago Duarte ... e mtos outros !
Porque efectivamente num movimento / associação somos mais e temos mais força !
Na Fraternidade há a particulariedade de que os deficientes são os próprios protaginistas !
Claro q a gente nunca deve baixar os braços !
Há muita coisa por fazer !
Devemos lutar no dia a dia e denunciar o q tá mal !
E ir dando o nosso testemunho !
Abraços,
Filipe
Ola Felipe, parabéns.
Quero parabeniza-lo pelo seu trabalho, nesta entidade.
Se aqui tivesse alguma associaçao eu tambem gostaria de participar, mas como não temos nenhuma , só me resta poder desabafar aqui a minha total indiguinação.
Moro em uma cidade pequena, onde todos se conhecem e quando se aproxima os meses que antecedem as eleições, os futuros candidatos vão de casa em casa afim de pedir votos .
E desta vez aproveitarei para falar dos problemas de acessibilidade ou melhor , da falta dela, naõ somente em relação aos deficientes mas também como os da terceira idade que enfrentam as mesmas dificuldades.E depois que perdi a visao deixei de votar devido as barreiras que teria que enfrentar, mas desta vez será diferente, irei reivindicar os meus direitos de cidadã e votarei.
Continue com seu trabalho , abraço
pensa em criar uma
Olá Shirley !
Obrigado pelos elogios, fico até sem jeito, né ? loool
Fónix, isso de andar porta em porta, para pedir votos, é inadmissível ! :-(
Cá em Portugal é bem diferente, é mesmo nas ruas da cidade e não de porta em porta !
Realmente a Fraternidade dá trabalho, mas em compensação é mto gratificante ! loool
Olha, e q tal pensares em criar um núcleo da Fraternidade, pois ela tb tá aí no Brasil ??
Basta pra tal conheceres meia dúzia de pessoas deficientes pra começar ... !
Eu puz um post sobre a Vida e Obra do nosso fundador, lê-o pois é impressionante, aqui o tens
http://www.lerparaver.com/node/10327
E não te esqueças de comentar ! loool
Pensa bem nisso !
Beijinhos
Ola Felipe, descupe a demora.
Queira me desculpar pela demora , em dar uma resposta, pois a minha internet estava muito ruim.
Quero lhe dizer que li sobre P. François e ele e realmente uma pessoa admiravel, nao somente porque chegou aonde chegou , mas por ser despreendido das glorias merecidas , dedicando seu tempo para ajudar o proximo com dedicaçao e amor. O mundo seria melhor se houvessem mais pessoas como ele.
Pessoas como ele mesmo em outra dimensão continuam vivos , atraves de suas obras , e graças a pessoas como você e tantas outras , que tem nas mãos a dificil tarefa de dar continuidade ao trabalho deixado por P. François.Mas tenha a certeza que sera recompensado não financeiramente mas no reconhecimento daqueles que la vão necessitados nao somente da cura fisica, mas espiritual e que quando tratados com amor sentem suas dores diminuidas Que possas continuar nesta missao maravilhosa e que atraves do seu testemunho outras pessoas possam se juntar a vocês.beijos desta sua admiradora.
não faz mal
Olá Shirley !
Não faz mal, não há crise ! loool
Pois realmente o P. François foi uma pessoa extraordinária e exemplar ... é um exemplo a seguir !
Isso é verdade, se houvessem mais pessoas como ele, as coisas seriam melhores !
Cabe a nós, que trabalhamos na Fraternidade, dar continuidade a esta maravilhosa obra do P. François, q incide fundamentalmente sobre os contactos pessoais e visitas de e para os doentes crónicos ou deficientes físicos !
Claro q não, mas a recompensa de ver as outras pessoas mais aliviadas, mais felizes, ... nos deixa satisfeitos ! lool
Obrigado pelos elogios ! loool
E no q depender de mim, o barco seguirã prá frente, dando continuidade a esta missão maravilhosa ! lool
PS: não sabia q tinha aqui uma admiradora ! loool
Beijinhos