Os implantes dentários sem cirurgia, técnica utilizada na clínica odontológica do Marquês e foram aprimorados com a implementação da cirurgia guiada.
A cirurgia guiada é uma técnica que consiste no planejamento de um guia que faz com que o implante seja colocado em uma posição previamente determinada.
Com esta nova aplicação podemos colocar implantes dentários com mais precisão, na posição mais favorável e os dentes com o melhor resultado estético.
A cirurgia guiada nos permite colocar implantes com segurança sem cirurgia. Os implantes dentários são colocados sem pontos e não há dor. O pós-operatório é mínimo e muitas vezes não é necessário tomar analgésicos.
- Realização do scanner de TC ósseaNa própria clínica odontológica fazemos o scanner tridimensional. Com este scanner temos um modelo virtual das estruturas ósseas e dentárias do paciente
- Scanner intraoralFazemos uma varredura da boca: dentes e tecidos moles. Com um scanner moderno e avançado temos um registro de dentes, gengivas e outras estruturas orais.
- - Desenho do dente
Na imagem do scanner intraoral desenhamos o dente ou dentes que devem ser colocados. O nosso dentista tem um software com o qual desenha o que quer que seja o resultado final. É assim que se prevê o dente, para que seja o mais estético e funcional possível.
- Fusão CT - Scanner DentalUnimos as duas imagens: a imagem óssea com a imagem da boca (scanner intraoral) com o dente desenhado. Obtemos uma imagem única da boca do paciente, tanto do que é visto (dentes, gengivas) quanto das estruturas que não são vistas (osso)
- - Planeamento ideal do implante
Na imagem mesclada, escolhemos um implante (virtual) e o colocamos na posição ideal. Desta forma podemos escolher o melhor implante para essa situação. Coloque-o na melhor posição em relação ao osso (onde o osso é de melhor qualidade). E na melhor relação com o dente que vai ser colocado.
6.- Fazendo a tala guiaFazendo a tala. Com outro software desenhamos a tala cirúrgica. É um pedaço de plástico que fica apoiado nos dentes e possui um orifício que funciona como guia: está em uma posição e com uma orientação que faz com que o orifício por onde será inserido o implante seja igual ao planejado. Este processo também é feito pelos nossos dentistas.
E está tudo pronto. Este guia é colocado na boca e determinará a posição e orientação em que o orifício deve ser feito para a passagem do implante dentário.
Desta forma colocaremos o implante sem cirurgia (não será necessário dar pontos), na posição mais adequada para a estética do dente e na zona óssea mais favorável.
A cirurgia guiada é realmente um salto tecnológico que torna o resultado do tratamento com implantes dentários mais seguro e melhor.
Vantagens da cirurgia guiada
As vantagens da cirurgia guiada são múltiplas:
1.- Permite colocar implantes dentários sem cirurgia. Só é necessário fazer um pequeno furo na gengiva. Temos certeza de que o furo feito está na posição e orientação corretas.
2.- Proporciona segurança na colocação do implante. Temos mais certeza de que o implante está colocado na melhor posição.
3.- Os implantes são colocados em menos tempo e sem dor.
4.- Os implantes dentários colocados são os mais adequados à situação do osso. Conhecendo as características do osso onde vai ser colocado o implante, podemos escolher o tipo de implante mais adequado. Escolheremos o tipo e as dimensões (comprimento e diâmetro) do implante que vamos colocar.
5.- Melhores resultados estéticos dos dentes. Como planejamos o dente final, o laboratório poderá fazer dentes mais estéticos porque o implante está em uma posição e orientação mais favoráveis.
Apesar do exposto, nem sempre é necessário fazer uma tala cirúrgica para colocar os implantes sem cirurgia. Em muitas situações com o scanner ósseo é suficiente, a experiência e formação do dentista especialista na colocação de implantes dentários é complementar com os avanços tecnológicos.
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 362 leituras