Está aqui

Goiás expõe trilha ecológica para deficientes visuais no Fórum Mundial de Turismo - O Globo Online

por Sidarta

BRASÍLIA - O Brasil poderá ser referência internacional em inclusão social no turismo. Representantes dos cinco continentes - como Estados Unidos, Austrália, Holanda, Índia e África do Sul - levarão para seus países a experiência brasileira em técnicas de condução de grupos de pessoas portadoras de deficiência visual em trilhas ecológicas, desenvolvida pelo Centro Universitário de Goiás (UNI- Anhangüera). A acessibilidade ao turismo é um dos painéis a serem apresentados no 3º Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável (conhecido como Destinations 2006), que começa nesta quarta-feira, em Porto Alegre, e prossegue até sábado, dia 2.

Em uma experiência pioneira no Brasil, a UNI Anhangüera adaptou a Trilha Peba, no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, na região central de Goiás. Instalou cordas guias e placas informativas em braile sobre a fauna e a flora da região. Isso garantiu o acesso ao parque de deficientes visuais.

De acordo com a coordenadora geral do Fórum Mundial de Turismo, pelo ministério do Turismo, Paula Sanches, a iniciativa é uma forma de incluir socialmente essa parcela da população e permitir que elas tenham atividades de lazer igual a uma pessoa com a visão sem comprometimento.

"É uma experiência que já está implementada e que tem quer ser mostrada para o mundo. Em vez de dificultar o percurso, guias treinados tentam manter o ambiente em harmonia, criando um elo para inserção social. É um caso brasileiro maravilhoso, para se orgulhar, e que certamente vai servir de exemplo para outras iniciativas", disse Sanches.

No encontro internacional do Fórum Mundial de Turismo (Desti-nations 2006) serão apresentados 120 painéis com casos de sucesso em diversos países. Representantes do setor empresarial, de Organizações Não-Governamentais e dos governos dos países participantes vão discutir uma maneira de desenvolver o turismo comoindutor do desenvolvimento econômico e social e preservando o meio ambiente.

Comentários