Olá !
Em matéria de websites, há uns que usam frames, outros que usam iframes e outros que usam tabelas ... !!
Bom, vamos então primeiro aos casos práticos !! lol
1 - website com frames, a minha homepage !! Tb já há muito tempo que é actualizada !! lol
http://users.med.up.pt/jfilipe/
2 - website com iframes (uma espécie de frames inbutidas no documento do site)
http://www.colpsiba.com.br/
3 - website com tabelas, o nosso querido lerparaver !! lol
www.lerparaver.com
Agora vamo-nos debruçar um pouco sobre esta questão ....
No ponto de vista do programador:
Frames é mais simples, porque faz por exemplo uma página com os links à esquerda e, separadamente fazem os textos que aparecem no meio.
Mas se recorrer a tabelas, que seca !! lol
Em cada página tem-se que repetir a tabela de links !!
A não que se crie um index.php que tenha uma tabela 1 lina, 2 colunas e na célula 1,1 se incorpore a página com os links e na célula 1,2 se incorpore simplesmente os textos, é uma alternativa !! lol
Mas, nem todas as pessoas que fazem websites sabem trabalhar com o php !! Oh, que chatisse !! :-(
No ponto de vista de um invisual:
Tabelas é modo mais acessível !!
Não sei como é que vocês invisuais vêm as frames ??
Mas estejam à vontade para expressarem os vossos comentários !! lol
Pois é, em que é que ficamos ?? Frames ou tabelas ??
Eu penso que apesar de ser mais trabalhoso para o programador é mais acessível para o utilizador final (incluindo invisuais e deficientes com reduzida capacidade de movimentar o teclado / rato) !!
Agora já começam a apecer tipo um office, a partir do qual se consegue fazer um site de uma forma simples, intituitiva e rápida !!
Chamam-se os CMS (Content Management System), por outras palavras, Sistema de Gestão de Conteúdos !!
Um dos mais populares é o joomla http://www.joomla.org/
É acessível ?? Penso que sim, mas só testando !! Usa tabelas e não frames ... !!
Bom, não me quero alongar mas acho que já deu para aprofundar um pouco sobre isso, vejam os exemplos práticos que citei no ínicio da mensagem !! lol
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 12629 leituras
Comentários
Tableless
Olá José Filipe
Uma pequena correcção. O Lerparaver não usa tabelas. Todo o layout é efectuado com CSS, tal como recomendam as regras de acessibilidade.
Assim, existe mais um grupo de páginas, as tableless, que são as recomendadas a diversos níveis, incluindo a nível de acessibilidade, mas são as mais trabalhosas.
Na maior parte dos casos usar tabelas simples pode não trazer problemas, mas muitas vezes são usadas tabelas com várias colunas e linhas, tabelas dentro de tabelas, o que pode tornar a navegação mais desconfortável.
A tendência actual é mesmo o tableless, mas a maior parte dos profissionais web ainda não está para aí virado, nem tem conhecimentos para tal.
De qualquer forma, os principais problemas de acessibilidade não se colocam a este nível.
Em relação ao Joomla, realmente um dos calcanhares de Aquiles é a acessibilidade. Não é um CMS que prima muito pelo cumprimento das regras do W3C, o que inclui as regras de acessibilidade. A futura versão 1.5 parece que vai melhorar a este nível, no entanto ainda não será perfeito.
Tableless
Oi !
Engraçado, eu sempre pensei que o lerparaver.com tivesse tabelas ... !!
Porque para as coisas estarem bem organizadas gráficamente é preciso recorrer a mecanismos que coloquem os conteídos no sitio que queremos ... !!
Eu só conhecia tabelas, mas tableless, sinceramente desconhecia .... !! lol
Vi alguma documentação sobre isso:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tableless
http://www.tableless.com.br/
Agora tou curioso ... !! lol
Em termos gerais como é que funciona o tableless ??
Pelo que percebi não tens tabelas, mas tens layers , paráfrafos e outros ... e com o css dá o efeito final .... !! lol
Mas ainda tou mto verde e, gostaria se souber, que me indicasse documentação sobre isso e exemplos tb, pq só pela teórica não se vai lá !! lool
Outra questão, pelo facto de ter layers, tem-se que dar a posição abosuta ou relativa das layers no css ??
Abraços,
Filipe
Mais sobre tableless
Olá José Filipe
A ideia é efectuar a colocação dos diversos elementos, não com tabelas mas com CSS.
Por defeito a maior parte dos elementos são colocados abaixo um dos outros, e alguns como o Span, link são colocados em linha. A ideia consiste em alterar isto.
Pode-se usar posicionamentos relativos ou absolutos, embora em regra usa-se relativos, ou seja, alterar a posição em relação à que ocupariam caso não se fizesse nada ou em relação a outro elemento.
Para posicionamento usam-se essencialmente as propriedades float; margim; position e padding.
No link a seguir está explicado como criar uma página com 3 colunas usando apenas CSS, é um bom ponto de partida. http://www.maujor.com/tutorial/qqer-ordem-3colunas.php
Re: Mais sobre tableless
Olá Daniel !!
Tudo bem ??
Comigo está tudo ok !! lol
Nesse site que me envias-te deu para perceber um pouco melhor as coisas com tableless.
Mas numa ligação externa desse site, apareceu-me um outro site espetacular !!
Explica passo a passo como fazer para pôr as colunas no sitio certo !!
Tem imagens ilucidativas e tudo !!
http://www.alistapart.com/articles/holygrail
Muito obrigado !! lol
Abraços,
Filipe
Frames vs. Tabelas
Definitivamente, já tive muito problemas com frames.
Principalmente com os mecanismos de buscas que não conseguem ler o conteúdo e consequentemente a indexação era prejudicada.
Hoje o portal "Fornecedores e clientes no E-marketplace" é todo feito em tabelas, o que de certa forma também prejudica a indexação do conteúdo... mas muito menos que frames!
Ótimo artigo!
Re: Frames vs Tabelas
Oi Marcos !!
Antes de mais, quero agradecer pelo facto de teres comentado este post ... !! loool
Tens razão, as tabelas sempre são mais acessíveis do que as frames ... !!
Mas se dizes, que ambos prejudicam a indexação do conteúdo, o que é que no teu ponto de vista seria ideal ??
Abraços
Não utilização de frames
Ola Amigo,
nosso site iphouse loja virtual ainda não é totalmente construido com tableless mas não utiliza Frames pelo menos.
Os buscadores não localizam códigos carregados dentro de iframes portanto em questão de indexação , é uma péssima escolha.
Ele facilita bastante sim a vida, mas hoje com utilização de Ajax é possível realizar praticamente tudo sem eles e o resultado é muito superior.
Abraços
O melhor é usar layers e css
Olá Rafael e Romulo !!
Obrigado pelos vossos comentários !! loool
Bom, eu acho q melhor q as frames e as tabelas, é usar layers (ou o tal tableless) ... !!
Eu puz um artigo sobre isso q podem ver neste link
http://www.lerparaver.com/node/8318
Realmente, usando regras mais restritas, o mínimo de (x)html, usar layers, e exagerar no css, é o melhor modo de construir sites perfeitamente acessíveis, no meu ponto de vista .... !!
Abraços
Amigos,Tambem voto pelas
Amigos,
Tambem voto pelas tabelas.
Alem dos motivos bem lembrados no artigo ainda ha a questao da compatibilidade com praticamente todos os browsers e em todas as suas versoes, incluindo os browsers de modo caracter (CHUI) utlizados or algumas pessoas.
Atenciosamente,
voto pelas tabelas, são
voto pelas tabelas, são mais fáceis de usar utilizando um leitor de telas.
mas ainda melhor são as layers
Olá !
Em primeiro lugar, obrigado pelo seu comentário ! lool
Em segundo lugar, apesar das tabelas serem melhores que as frames a nível de acessibilidade, as layers ainda conseguem serem mais acessíveis q as tabelas, um método, por vezes designado por tableless ... mas que em nada tem a ver com tabelas !
Abraços