Primeiro filme português inclusivo para surdos e cegos estreia hoje em Leiria
Leiria, 25 Nov (Lusa) - O primeiro filme português adaptado para pessoas com limitações sensoriais, "Atrás das nuvens", estreia hoje em Leiria, numa sessão de cinema inclusivo com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, legendagem e audio-descrição para invisuais.
"Este é um filme inclusivo, porque não exclui ninguém. É uma oportunidade para que cidadãos com deficiência visual ou auditiva possam assistir a cinema juntamente com cidadãos sem deficiência que, se quiserem, podem utilizar uma venda para `verem` o filme sem efectivamente o verem", explica à Agência Lusa Manuel Oliveira, da Ordem dos Enfermeiros, que promove um conjunto de iniciativas em Leiria no âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, assinalado a 03 de Dezembro.
"Atrás das nuvens" é a segunda aposta da Lusomundo em cinema inclusivo, depois de "O nascimento de Cristo", de Catherine Hardwicke, em 2007.
"Este é o primeiro filme português que reúne estas características especiais", sublinha Saúl Rafael, do marketing da Lusomundo.
"A nossa primeira intenção é fazer responsabilidade social directa na nossa área de negócio. Trata-se de utilizar o nosso produto e dotá-lo de características especiais que permitam o acesso a todos os que normalmente não têm essa possibilidade. Depois, se conseguirmos potenciar o negócio, nomeadamente junto das comunidades de cegos e surdos, melhor ainda", refere.
Esta versão de "Atrás das nuvens" é destinada "a todos os cidadãos", realça Saúl Rafael. Porque a audio-descrição "faculta a descrição do que está a acontecer", o que pode ser igualmente útil", acrescenta o responsável da Lusomundo.
"Esta é mais uma ideia para que cidadãos com deficiência tenham o máximo de autonomia, para que tenham uma vida normal sem suporte de ninguém", diz o representante da Ordem dos Enfermeiros.
O cinema, como outras formas de arte, não está habitualmente acessível a pessoas com deficiência sensorial, porque "durante muitos anos a sociedade ignorou estes cidadãos".
O acesso ao cinema como veículo de cultura é, por isso, "algo fundamental", sublinha Manuel Oliveira. "Há, por exemplo, software que facilita a tradução de livros, mas a nível visual e auditivo há grandes carências nestes suportes. E a cultura é um direito de todos nós".
"Atrás das nuvens" pode ainda revelar-se, "em contexto de prática clínica, uma forma de nos proporcionar uma melhor comunicação com cidadãos com este tipo de deficiências", destaca Manuel Oliveira, lembrando "a quase inexistência de dispositivos técnicos" para o efeito.
"Este filme pode ajudar os profissionais de saúde a repensar, para, no futuro, garantirmos uma melhor comunicação nos espaços da saúde", acrescenta o enfermeiro.
Lançado em 2007, "Atrás das nuvens", de Jorge Queiroga, conta com Nicolau Breyner, Ruben Silva e Sofia Grilo no elenco e conta a história de um rapaz de nove anos, num filme sobre redenção e laços de família.
Esta versão inclusiva é lançada em DVD a 04 de Dezembro. Ainda de acordo com Saúl Rafael, a empresa prevê em 2009 lançar três novos DVD de cinema inclusivo.
Em Leiria, a estreia de "Atrás das nuvens" está marcada para hoje no Teatro Miguel Franco, numa sessão com início às 21:00 de hoje.
© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
Sérgio Gonçalves E-mail/msn:
smag007@gmail.com Grupo:
http://groups.google.pt/group/informaticaparatodos?hl=pt-PT?hl=pt-PT
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 2868 leituras