olá amigos, fazia tempo que eu não passava por aqui mas resolvi dar uma olhadinha e deixar minha opinião sobre um assunto tão sério, a falta de oportunidades para deficientes visuais no mercado de trabalho, pois como visto eu já passei por uma situação que gostaria de relatar e relatar também um fato que uma amiga me contou que o mesmo aconteceu com ela.
Uma assistente social aqui de minha cidade comunicou a minha mãe e me comunicou que haveria possibilidade de eu conseguir um emprego em uma determinada empresa aqui próxima, mas vejamos como o quadro disponível nas empresas para deficientes visuais é restringido, a empresa disponibilizava uma vaga para deficiente visual, mas, esse teria que ter uma deficiência leve, ou seja, deficientes visuais totais estavam fora de possibilidade de conseguir o trabalho, o que na minha opinião se chama "exclusão social", pois se já se está falando de deficientes visuais, deveriam se enquadrar qualquer grau de deficiência, bem como baixa visão e cego total, outro fato ocorrido com uma amiga foi que a mesma foi procurar emprego pois estavam disponibilizando vaga para pessoas com deficiência, mas minha amiga se surpreendeu quando os requisitos da empresa se dirigia a pessoas com deficiências físicas leves, ou seja, a falta de um dedo, uma perna mais curta que a outra, e a oportunidade do deficiente visual, onde está?
Analisando os fatos pode-se perceber que não está havendo inclusão nem mesmo no convívio interno das deficiências, pois, só se está contratando deficientes que quase não aparentam deficiência alguma, e os casos mais graves de deficiência seja ela física, alditiva ou mental e principalmente visual estão sendo deixados para o segundo plano na ora da contratação.
bom amigos era isso e eu vou deixando aqui um abraço para todos e quem quiser me adicionar no msn é o email acima fiquem a vontade
obrigada
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 4070 leituras
comigo também
Olá!
Comigo já aconteceu uns casos parecidos.
Em uma empresa da zona leste de São Paulo, para ser mais preciso, na empresa Agrícola Jandele. Veja só:
temos vagas para deficientes, atuar em todas as regiões de São Paulo. Favor mandar CV para ...@... Ou ligar no telefone ... para marcar entrevista.
Liguei, marquei entrevista, fiz a entrevista... me mandaram fazer exame médico e levar os documentos. No dia de levar o exame com os documentos, a minha surpresa:
não temos a vaga para dv total, mas, vamos ficar com os seus dados e assim que abrirem vagas, nós te ligamos.
Bom, isso faz mais de um ano e meio, e, até hoje...!
Esse foi só um exemplo, mas isso já aconteceu de outras maneiras.
Tipo: temos vagas ligue no tel ... quando vc liga: não temos para visuais total.
É revoltante, ridículo!
Hoje, eu trabalho em duas grandes empresas, mas confeço que não foi molesa para entrar nelas.
Abraços do WELL!!!
Amigo desempregado
Olá! Eu chamo-me Ana Maria. Tenho um amigo cego. Ele frequentou o curso de telefonista na ARDAD (associação de apoio aos deficientes da Régua), tal como eu.
Eu e os outros colegas conseguímos emprego logo a seguir ao curso, mas ele não!
Ele passa os dias inteiros em casa sem fazer nada. Acho também que ele não se esforça em conseguir entrar no mundo do trabalho! A mãe dele já é bastante idosa. E não sei o que vai ser dele se a mãe falecer.
Gostaria que me dessem alguns !conselhos para tentar ajudar esse amigo!
Beijos!
Peço-vos que me ajudem