Está aqui

Áudio-descrição: Opinião, Crítica e Comentários - blog de Francisco Lima

Estudo Aprofundado sobre o Sistema Tátil

por Francisco Lima

Prezados,

Foi publicada hoje, na seção RBTV Apresenta da
Revista Brasileira de Tradução Visual, uma apresentação do livro A Psicologia do Tato.
O livro é em inglês, mas na revista, várias páginas foram traduzidas. Vale a leitura mesmo!
Abaixo, colo o texto introdutório que consta da RBTV. Quando acessarem esse texto na revista (www.rbtv.associadosdainclusao.com.br), vão até o link "continue lendo" e terão uma dezena de páginas sobre esse sentido que tanto nos é útil e de que tão pouco conhecemos.
Cordialmente,
Francisco Lima
Retirado da seção A RBTV Apresenta:
Psicofísica do Tato: O que Diz a Ciência sobre o Sistema Háptico.

O livro "A Psicologia do Tato” de W. Schiff e M. Heller é uma obra indispensável para os estudiosos da psicofísica do tato ou para os que desejam iniciar no estudo deste sentido.
Os autores trazem com profundidade as principais pesquisas a respeito do tato, numa linguagem agradável e acessível aos principiantes nessa área de investigação científica. A abrangência do conteúdo coberto pelo livro vai das questões concernentes ao Braille, ao reconhecimento e produção de desenhos pelas pessoas com deficiência visual, passando pelos estudos sobre a fisiologia do tato e questões filosóficas do domínio abrigado por esse sistema sensório.
Professores, psicólogos e a grande parte de nós que desconhece as pesquisas sobre o tato poderão encontrar respostas para questões tais como de que maneira o tato e a visão conhecem o mundo, até outras que ainda não pensamos em postular. Mitos sobre o tato poderão ser resolvidos e muito mais descobriremos a respeito da mão e o papel que tem no uso do sistema tátil.
A exemplo disso, leremos que:
“A mão é um instrumento extraordinário, mas não é o órgão exclusivo do sentido do tato. Sendo as sensações a fonte da percepção, como muitos pesquisadores têm implícita e explicitamente sustentado, então nós podemos experienciar sensações táteis com toda a superfície de nossa pele. Se, por outro lado, o tato é um conjunto de atividades produzindo vários tipos de informações relativas à estrutura, estado, localização de superfícies, substâncias, e objetos no ambiente, nós usamos muitos tipos de informações hápticas para orientar as nossas atividades. Os pés, por exemplo, fazem uso de informação textural a respeito das superfícies ao andarmos sobre elas. Pense sobre a dificuldade que a pessoa tem de andar sobre o gelo escorregadiço. Nós mudamos nossa passada como resposta a mudanças em fricção, textura da superfície, dureza e temperatura."