Estão abertas as inscrições para o segundo Encontro Nacional de Áudio-descrição em Estudo (ENADES 2016), que acontecerá de 02 a 07 de Maio de 2016, em Maceió, Alagoas.
www.enades.com.br
Objetivo:
O evento vem difundir a Áudio-descrição como recurso de acessibilidade comunicacional para as pessoas com deficiência, principalmente para as pessoas cegas ou com baixa visão.
Conceito:
A Áudio-descrição é um recurso de tecnologia assistiva destinado a romper com barreiras comunicacionais comuns do cotidiano das pessoas com deficiência visual.
Ela traduz eventos visuais em palavras, as quais poderão ser lidas ou ouvidas pelas pessoas cegas ou com baixa visão.
Função:
Com a áudio-descrição, as pessoas com deficiência têm acesso aos eventos visuais, por meio do ato tradutório do áudio-descritor, alcançando o empoderamento imagético, isto é, exercendo a independência na tomada de decisões, onde a informação visual é requerida.
Inovação:
O II ENADES constitui em um espaço de formação de e para áudio-descritores e um ambiente de estudo acadêmico dos assuntos concernentes à áudio-descrição e relativos à pessoa com deficiência visual.
Responsabilidade:
A áudio-descrição é serviço indispensável para as pessoas com deficiência visual, de oferta obrigatória pelos prestadores de serviços públicos ou concessionários desses serviços, quando estão envolvidas a informação e comunicação visual. O II ENADES 2016, vem colaborar com os provedores daqueles serviços, ajudando-os com o cumprimento legal, bem como, vem contribuir para romper com a pequena oferta da áudio-descrição, por exemplo na educação (escolas e universidades não provém áudio-descrição para alunos com deficiência visual) e na cultura e no lazer(televisão, cinema, teatro, museu, raramente oferecem tradução visual de seus conteúdos).
Formação:
O II Encontro Nacional de Áudio-descrição em Estudo, para além de ser um evento acadêmico de difusão do direito à áudio-descrição e dos processos fundantes da técnica tradutória é, também, uma chance de aprimoramento/ aprofundamento nos estudos da tradução visual por parte de áudio-descritores, consultores em áudio-descrição e formadores de tradutores visuais.
Oportunidade:
O Enades 2016 constitui, ainda, em uma opção de atualização para profissionais de áreas diversas como, operadores do direito, da cultura, da educação, do entretenimento e outras, no sentido de formarem-se jurídica e tecnicamente para o atendimento das pessoas com deficiência.
MAIS INFORMAÇÕES:
www.enades.com.br/enades2016
DATA: 02 a 07 de maio de 2016
LOCAL: Maceió – AL
INVESTIMENTO: Inscrição: R$110,00 / minicursos ou oficinas: R$60,00 cada
VAGAS LIMITADAS
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 2244 leituras