Está aqui

Blog de Lirio branco

Entreajuda e solidariedade

por Lirio branco

Eu sou uma pessoa que acredita nas coisas boas da vida, como o amor, amizade, familia, e também acredito na solidariedade.
Eu acho que as pessoas devem ser solidáreas umas com as outras, especialmente quando têem uma condição de vida em comum, como uma deficiencia o outras coisas do jénero. é claro que nao podemos ser todos amigos, pois para haver uma amizade é preciso haver empatia, simpatia profunda, afinidades ETC.
Uma das razoes pelas quais eu me registei aqui no lerparaver é precisamente essa: Nós os cegos e deficientes visuais temos cada um vidas e experiencias diferentes, mas a nossa condição de invisuais é uma coisa que é comum entre quase todos aqui. Vivemos num país e num mundo cheio de obstácolos, barreiras e dificuldades, onde cada vez mais cada um olha por si, e se salva o mais forte. às vezes, sinto que vivemos numa espéci de selva moderna onde só se safa quém tém o mínimo possível de problemas, quém tém dinheiro ETC. Por isso, sou da opinião que nos devemos ajudar ums aos outros, trocar opinioes, partilhar experiencias, dar ideias ums aos outros, estender as mãos... Mesmo não podendo ser todos amigos. Eu acho lindo vizinhos darem-se bém, familias unidas ETC. Mas é relativamente fàcil ser-mos amigos dos nossos amigos, fazer bém a quém também nos faz bém. Mais dificil é, sermos solidarios também com aqueles com os quais não temos assim tantas afinidades, em fim, que não são os nossos amigos do peito. Tenho que dizer que me sinto muito à vontade neste site, porque é uma ponte que nós deficientes visuais e aqueles que nao teem esse "problema" mas que se interessam pela nossa maneira de estar no mundo, criamos ums entre os outros. é uma espéci de vizinhança global... E esta experiência de escrever este blog, o espaço do lirio branco onde eu partilho as minhas vivencias e ideias, està a ser maravilhosa, pois encontro um éco muito positivo, de converça, partilha e união da qual podem nascer verdadeiras e profundas amizades...
Podem me chamar uma sonhadora tonta mais uma vez, mas eu acho que neste mundo somos, o deveria-mos ser uma grande familia. Nao deveriamos olhar tanto às nossas divergencias, mas sim aos pontos em comum como no caso deste site é a deficiência vizual. é bom entreajudar-se, é melhor ainda ver pessoas que se interessam por nós!... é bom ter as janélas abertas, olhar para os lados, não estar só vidrado nos próprios problemas, mas sim aprender com as experiencias ums dos outros, e a partir daí construir amizades, ou simplesmente ser-se solidario! é bom ajudar, é bom dar sem querer nada em troca, e é bom partilhar!... Não podemos mudar o sistema do muundo, mas fazendo isto que estamos a fazer neste blog, podemos ter a certesa que estamos a fazer a nossa parte para tornarmos a vida mais bonita ainda...

Comentários

Querido Lírio,
Se me permitesm continuarei a lançar o perfume que te dignaste pulverisar o ar que todos respiramos, sejamos cegos ou normovisuais, pois a solidariedade é algo que assenta muito bem na vida de todos e cada um de nós e não deveria assim tanto espaço, como se possa julgar... Efectivamente, o ser humano é um ser eminentemente gregário, aprende a viver em sociedade e cumprir melhor ou pior o seu papel, sem conseguir entender e reconhecer, tantas vezes, o quanto é importante na vida de quem cruza o seu caminho, tornando-se até, autêntico impulso de mudança para vidas alheias. Por isso mesmo, Saint-Exupéry disse "És eternamente responsável por aquilo que cativas" (entenda-se o alcance/ dimensão destas palavras).
Ouvi dizer, certa vez, que os cegos entre si, ao invés de se unirem e entreajudarem, zelando por um objectivo comum, quase se gladeavam e apunhalavam pelas costas, fosse por um posto de trabalho, fosse porque razão fosse, o que é tristem convenhamos, mas obviamente genberaliso o comentário e felizmente sei que há excepções e não acredito que esta ainda seja a regra, mas enfim... quem me disse isto foi uma cega tardia e recordo o facto para lembrar o quanto é prejudicial para todos vós!
Caríssimos, entre os normovisuais a selva também é de pedra, há de tudo, mas como é banal, já nem se tende a dar tanta atenção. Porém, no vosso caso, mais em particular, é bom reflectir sobre a importância da solidariedade nas suas múltiplas facetas, para bem desta comunidade que é francamente menor do que a dos normovisuais... Mas do meu ponto de vista, a solidariedade, o altruísmo/ a entreajuda são indubitavelmente uma obrigação a ter em linha de conta em ambas as comunidades, seja no seu próprio seio, seja nao convívio entre ambas as comunidades e entre cada uma dessas e outras comunidades étnicas/ raciais, sexuais, etc... a riqueza e a aprendizagem conferidas pela vivência de tais situações são um ganho a toda a prova, acreditem!!
Beijinhos,
Ana

Querida Ana, mais uma vez assino em baixo tudo o que disseste. Téms o dom de escolher muito bém as palavras, e muitas vezes eu sinto que pensamos muita coisa igual, eu so nao falo portugues tao bém como tu!(risos) A minha cabeça ainda pensa em alemao, às vezes faltam-me as palavras na lingua de Camoes, mas jà està muito melhor, isto quer é pràtica...(risos)
Infelizmente, sao precisamente as pessoas que teem as mesmas dificuldades que mais se apunhalam, lutam entre si, ao envez de se unirem! Existe muita concorrencia, muita inveja e individualismo!...
Como antiga emigrante posso também dizer que os emigrantes do mesmo pais sao os maiores enimigos ums dos outros, embora falem a mesma lingua e tenham as mesmas dificuldades de integrassao, trabalho ETC...
Com os cegos acontesse a mesma coisa, infelizmente. E com pequenos passos, eu tento lutar contra isso. Este site e este blog jà sao um inicio... A vida jà é tao complicada, ha tanta coisa que nos podemos fazer ums pelos outros, ideias para trocar, experiencias para partilhar ETC. Temos de nos unir, se nos nao nos ajudar-mos ums aos outros, como é que podemos esperar ajuda e compreençao da parte do mundo dos normovisuais?...
Beijinhos para todos
Lirio branco

Sérgio GonçalvesOlá!
Sobre este assunto, tenho mesmo que concordar convosco.
Não que ache que os cegos são melhores ou piores que outros quais quer, mas porque simplesmente são seres humanos.
O problema está mesmo aí, no ser humano.
As pessoas são cada vez mais iguistas, vivem muito mais cadaum para si mesmo, e claro que os cegos não fojem a esta dura realidade.
Mas também vos digo, com muita tristeza, mas muita realidade, acho que as coisas não estão para melhorar, mas muito pelo contrário.
Cumprimentos, Sérgio.

Sérgio Gonçalves

Amigo Sérgio,
O Ser humano é muito complexo, mas cabe a cada um assimilar certas palavras no seu espírito e averiguar a mlhor forma de as pôr em prática, tentando influenciar quem não se tenha dado conta da sua actuação, mas que sempre vai a tempo! Dobrar o aço pode ser tarefa difícil, mas muito valiosa, pois estou certa que resultará no amolecer desse aço, acreditem! Eu consegui fazê-lo com um bom amigo, antigo colega de faculdade de quem todos apontavam defeito, mas era apenas o melhor aluno da turma, que se licenciou com 18 valores. Eu não desisti de me aproximar e isso valeu-me a confiança dele e ainda hoje lhe mostro como sou uma amiga que veio para ficar e não para ir e vir, quando mais precisar. Entre a "cegolândia", como alguém lhe chamava, certa vez, é importante mostrar resistência a certas atitudes e não recear chamar à razão quem conheçamos e saibamos estar a agir de modo contraproducente para a "classe"! O importante é não haver receio da diferença e não cruzar os braços diante daquilo que não se concorda ser o ideal para o bem comum... valeu?
Abraços,
Ana

(sorriso rasgado)

Queridas flores: Ana e Lírio !!
Mais uma vez disseram as palavras certas, no momento certo, e no local certo !! looooooool

A vida é curta demais .... !! lol
E a solidão é uma coisa muito ruim q não desejo a ninguém !! looool
Em vez, de cada 1 tar pro seu cantinho ... pq é q não unimos as mãos e ajudamos quem realmente precisa de nós, mesmo que seja desconhecido ??

Devemos amar o próximo incondicionalmente, sem exigir nada em troca, seja ele pobre ou rico, conhecido ou não !! lol
O Amor não tem fronteiras ... o amor é solidário !!
Há uma frase muito importante pra mim
Amor fraterno: a base de tudo !!
E se pensarmos um bocadinho vemos q realmente vemos que é verdade ... !!

A caridadezinha é aqui dispensada... !!
Na Fraternidade, costuma-se dizer que coitadinho é um burro sem cornos !! loooooooool
Por isso a solariedade a sério, tem que vir do amor, temos que sentir a causa, senão não dá em nada ... ou é simplesmente caridadezinha !!

No final, quando nos damos conta que ajudamos pessoas, vem aquela satisfação de ver as pessoas felizes ... !!
Digam lá se isto não é bom ??

A entre-ajuda assenta tb na solariedade e no amor !!
Uma pessoa sózinha não faz nada, 2,3,4, ..6 já têm mais força
30 ... 50 têm muito mais força ...

Minha flôr,
Estás bem autorizada a tratar-me por "Querida Ana", depois da minha querida Cris... (sorriso rasgado)
Gosto imenso, várias vezes tenho dito, de estar entre vocês... porque nos identificamos todos uns com os outros, sejamos cegos ou normovisuais e as palavras que são ditas não caem em saco roto, como tendem a cair no mundo lá fora, por mais que tentemos contribuir para um mundo melhor, verdade?
Um forte abraço,
Ana

Querida Ana!

Ainda bém que gostas de estar aqui no meu jardim, pois nos também adoramos ter-te cà! Téms toda a razao, aqui ha sempre alguma coisa que nos une, uma sintonia natural e verdadeira, sejamos cegos o normovisuais. Temos todos varias experiencias diferentes, mas ha muitos pontos em comum para dialogar e partilhar. Fico muito feliz por ter este espasso, e por gostarem dele!
Obrigada!!!
Beijos
Lirio branco

Minha linda flôr,
Aquela Amiga de que falei, que me trata por "Querida Ana" foi ontem mesmo operada, para fazer o transplante de fígado tão anseado, a ver se lhe atrasa a doença por mais alguns bons aninhos! Telefonou ao pai e a mim a contar, enquanto calçava os chinelos para se dirigir ao bloco operatório. Dizia gostar muito de mim e quase chorou, senti-o na sua voz. Estava sozinha e o marido ia apanhar o avião para lá ir ter a Pamplona, em seguida. Ainda não tive mais novidades, mas farto-me de pensar nela e rezar para que a operação e a recuperação sejam bem sucedidas e assim possa renascer de novo, com um figado diferente e um coração que já não é seu, também... (pacemaker). Ao alegrar-me por esta queirda Amiga, irmãsinha do coração, não posso deixar de me solidarizar com a pessoa que terá perdido a sua vida e terá contribuído para o prolongar de uma outra vida, com um orgão que era seu... que Deus o/a tenha no eterno descanso e em paz, além de muito grata por se manter vivo um orgão seu, no corpo de um anjo de menina, que tem o sorriso mais lindo e terno do mundo e coragem enorme num corpo tão frágil...
Senti-me inexplicavelmente atordoada, ontem, sem motivo e ao fim do dia tive esta boa noticia. E ao sair pela manhã, recordo de fazer um pedido a Deus e a um santo homem já falecido há cerca de 163 anos, mas que continua a ajudar muita gente... e não é que esse pedido de se encontrar logo um dador para a minha Amiga foi encontrado? Haja Fé e muita esperança, pois que sem elas nada se consegue!!! Estou muito feliz...
E com esta experiência vos deixo e grata pelo bem-estar que sinto em estar neste belo jardim. Obrigada Lírio a a todos pela vossa simpatia, carinho e amizade! (sorriso rasgado) Realmente, quem tem um Amigo que seja, esteja ele onde estiver (geograficamente), basta que se encontre no seu coração para nunca se estar sozinho!
Beijinhos e um dia magnífico para todos,
Ana

Olà querida Ana!

Fico muito feliz pela tua amiga e por ti, assim como por todas as pessoas que estao com ela a torcer para que tudo corresse bém... Eu também resei por ela na primeira vez que me falaste nessa situassao, e partilho comtigo toda a tua felicidade!
Também admiro muito as pessoas que doam os orgaos para prolongar e renovar a vida de outras pessoas... A final, a vida é um presente grande e valioso de mais, pelo qual vale sempre a pena lutar...
Obrigada por teres partilhado esssa experiencia aqui conosco no jardim do lirio!...
Isto é mais uma experiencia de lutas e buscas que valem a pena!!!... E que quem tém um amigo, nunca està so!!!
Beijos
Lirio branco

Querido Lírio,
Muito obrigada pelas tuas palavars e pela oração à minha querida amiga Cris, que estou certa estará imensamente ghrata por todas as orações e pensamentos positivos de toda a gente que se lembrou dela, nas últimas horas. Efectivamente, sabia que a história da querida Cris devia ser partilhada neste espaço de grandes emoções, onde todos se entreajudam e confiam os seus "Q's" mais importantes! infelizmente não tenho mais notícias, senão que esta bonequinha, tinha o estômago dilatado e estava a fazer uns exames, para ver se o normalizava, entretanto. Por enquanto nada mais sei, mas havendo noitícias, seguramente que partilhá-las-ei neste espaço onde todos os corações batem como um só, buscando sempre alguma luz mais forte ao fundo do túnel...
Beijinhos e votos de uma boa semana para todos!
Ana

Olà querida Ana!

Nao é preciso agradesser nada, é natural para mim que eu reze por pessoas que sofrem e que precisem de enrgia positiva e de amizade, mesmo que eu nao as conhessa. Se ela é tua amiga, é porque com certesa, é uma boa pessoa. Este aqui é o espaço da amizade, da partilha e da harmonia! Fico à espéra de boas noticias, e continuarei a rezar por ela!
Uma optima semana também para ti, e para todos que visitam o meu jardim que està sempre abérto a pessoas com bom coraçao, onde reina a esperança e a verdadeira solidariedade!
Beijos
Lirio branco

Pois é, agradeço-te mesmo, a ti e a tanta gente que tem rezado pela querida Cris e porque as preces de todos têm sido ouvidas! Sim, ainda hoje soube que já mudou para o quarto dela, onde tem andado a fazer exercícios respiratórios e o tamanho do fígado já normalizou, depois de uma fase inicial de vários dias nos cuidados intensivos, retendo o sangue entrava e não saía em igual quantidade. Deus parece ter ouvido as nossas preces e esta boneca tão doce ganhará uma nova vida com mais um pouco de esperança. Mas bom mesmo, era saber, algum dia, que a doença dos pezinhos tinha cura... isso sim, seria o verdadeiro jakpot!!!
E contigo está tudo bem? Há boas novidades para partilhar?
Muito obrigada pela tua tamanha simpatia e disponibilidade, és muito querida! As maiores felicidades para ti e para todos os que por aqui acabam por entrar, também, naturalmente! (sorriso rasgado)
Beijinhos,
Ana

Olà amiga!

Fico muito feliz pela tua amiga Cris, e espéro que a partir de agora, ela melhore ràpidamente! Era maravilhoso que a doença tivesse cura, isso é verdade. Mas temos que agradesser pelos pequenos passos que podemos dar neste tao dificil caminho da vida.
Nao, nao ha novidades boas da minha parte, infelizmente. Mas eu fico muito feliz com as novidades dos visitantes do jardim do lirio, e prometo que quando houver novidades boas, sao os primeiros com os quais eu vou partilhar!
Tudo de bom para ti, para o novo lirio, e para todos que nos visitam!!
Com sincero carinho!
Lirio branco

Olá "liriobranco", eu chamo-me Ana, e quero dar-te os parabéns pela deleciosa maneira com que escreves e que falas de ti. eu ceguei aos 15 anos agora tenho 26. Se poderes diz-me o endereço do teu mail para falarmos mais e do msn também. beijos Ana Rocha