Está aqui

Visão Diferente - blog de jfilipe

"Ekui Cards" utiliza linguagem universal para ensinar alfabeto a pessoas com limitações

por jfilipe

Vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=5_srSjevmrk

A marca EKUI – Equidade | Knowledge | Universalidade | Inclusão (www.ekui.pt) – representa uma linha de material lúdico/didáctico inclusivo, com uma linguagem universal e acessível a TODA a população (com Leitura em Braille, Língua Gestual Portuguesa – LGP e Alfabeto Fonético). Foi criada por Celmira Macedo e desenvolvida pela Associação Leque (www.leque.pt).

O EKUI garante a equidade no acesso a bens e serviços de Educação e Reabilitação, nas áreas da Comunicação Acessível, Aprendizagem, Literacia/Alfabetização e na Componente Lúdica.

Este produto tem uma forte componente solidária, pois a receita reverte TOTALMENTE a favor de Instituições Queremos um mundo onde a diferença seja a igualdade de acessos, saberes, géneros, feitios, formas e identidades. Onde toda a informação seja emoção, evasão, estímulos e códigos que se decifram em DESCOBERTA.

Agora, há em nós um sentido que aponta para um mundo inclusivo, onde não estamos sós, onde um par nos espera e nos leva a conhecer o universo.

Rendamo-nos ao desafio de uma Linguagem Universal!
Uma linguagem de códigos, signos e símbolos que nos converte em seres capazes de comunicar.

A Alfabetização EKUI é o “primeiro dia” na comunicação para o resto das nossas vidas. O Mestre que se deixar apaixonar não se cansará de ouvir, contar, repetir e ensinar! O Aprendiz correrá sempre em direção à descoberta e à conquista de conhecimento! da Área Social.

Visão
Incubadora líder em inovação, na produção de material de Educação e Reabilitação Inclusivo, através de uma linha certificada dos produtos EKUI.

Missão
Criação de produtos de Educação e Reabilitação (materiais lúdico/didáticos inclusivos), promotores de competências ao nível da: Educação (alfabetização/literacia); Comunicação Interpessoal; Reabilitação (Perturbações da linguagem e da fala); E, Estimulação Sensorial e Cognitiva.

Valores
Linguagem Universal; Comunicação Acessível; Inclusão; Alfabetização; Saúde Mental; Educação para a Diversidade; Reabilitação; Responsabilidade Social; Inovação Social, Sustentabilidade financeira; Empreendedorismo e Inovação Social; Globalização.

ESPECIFICIDADES DO PRIMEIRO PRODUTO EKUI: EKUI CARDS
CONJUNTO DE CARTÕES COM AS 26 LETRAS DO ALFABETO + DOMINÓ + APLICAÇÕES
1 – O Grafema da Letra + Letra Manuscrista.
2 – Letra em Braille ( Visual e Táctil ).
3 – Letra em Dactilologia ( Alfabeto da Língua Gestual Portuguesa ).
4 – Alfabeto Fonético ( Identificação de cada letra ) .

Comentários

Olá amigo Filipe!

Tenho andado bastante atarefado com o meu estágio e chego a casa cansado mas muito feliz por mais um dia no qual me senti verdadeiramente útil para os outros!

Apesar de agora o meu tempo livre ser muito pequeno, hoje aproveitei por passar por aqui e ler as novidades e gostei muito do artigo que publicaste!

Achei que os cartões eram uma forma excelente de sensibilizar as pessoas a aprenderem outras formas de comunicar com pessoas cegas, surdas e com ambas as deficiências como eu, embora existam outras como a escrita na palma da mão, por exemplo.

Por acaso sou um apaixonado pelo Braille, sei fazer as letras e os números com os dedos e ainda me recordo de vários gestos de LGP que aprendi com pessoas surdas e surdocegas.

No entanto, muita gente acha difícil aprender estas formas de comunicação como se só as pessoas com limitações sensoriais estivessem geneticamente dotadas para as adquirir sem esforço. Nada mais falso e errado, porque qualquer aprendizagem requer esforço e uma boa dose de motivação. E depois o nosso cérebro precisa de tempo para assimilar as coisas novas.

Muitos de nós usa de forma inconsciente gestos naturais no nosso dia-a-dia, porque a comunicação não é apenas uma e saber apenas uma língua é ser limitado e estar sujeito a ser excluído. Por isso é que quanto mais ferramentas de comunicação tivermos melhor.

Recordo-me que antes de ouvir com o implante coclear tinha uma pequena prancha com as letras em braille em relevo e as letras normovisuais por baixo. Mas as pessoas ou não tinham paciência ou tempo para comunicar comigo dessa forma realmente morosa ou preferiam escrever-me algumas palavras simples na palma da mão.

Confesso que voltar a ouvir foi a melhor coisa que já me aconteceu e penso que se não fosse assim não teria conseguido metade do que consegui até aqui.

Abraços

Marco Poeta

Olá Marco,

Não faz mal, eu entendo perfeitamente q estejas mto atarefado loool

Pois achei este artigo muito interessante, e um grande passo para a educação inclusiva lool
Claro q só isto não chega, lá está, é preciso ter vontade de aprender, paciência para ensinar, tratar todos de igual modo sem discriminar ninguém, ... !

De facto na mesma turma, com diferentes tipos de alunos, com diferentes deficiências, estes cartões irão possibilitar a toda a turma uma maior sensibilização, aprendizagem e união entre todos o q é óptimo lool

Costuma-se dizer q há gestos q valem mais do q mil palavras e é verdade, um abraço ou um beijinho sentido, dispensa quaisquer palavras, e sabem tão bem lool
Ya mesmo no dialogo com pessoas ditas normais usamos gestos para descrever determinadas situações, portanto não é nada doutro mundo lool

Eu sei q o teu implante coclear, veio-te ajudar imenso à tua qualidade de vida, a poder interagir mais com os outros ... lool
Abraços