Está aqui

Blog sobre Dentistas e e aparelhos Ortodônticos - blog de alves

Diferença entre ortodontia invisível e aparelho ortodôntico. Qual é o melhor?

por alves

Hoje, os dentistas podem corrigir seus problemas de alinhamento dentário de várias maneiras, porém os mais populares são aparelhos invisíveis. O aumento da popularidade desse tipo de tratamento se deve ao fato de serem muito mais estéticos para a imagem do paciente durante o processo.

Tanto a ortodôntica invisível quanto o aparelho transparente são as opções mais escolhidas pelos pacientes. Mas você conhece as diferenças entre ortodontia invisível e aparelho ortodôntico?
O que é ortodontia invisível
A Ortodontia Invisível foi projetada para que não seja facilmente apreciada visualmente, ou seja, para tornar o tratamento de alinhamento dentário muito mais estético do que a Ortodontia tradicional.
diferença entre ortodontia invisível e aparelhos tradicionais
Hoje é uma das opções mais solicitadas pelos pacientes devido às suas inúmeras vantagens. Para projetá-los, uma nova tecnologia 3D é usada que, após um exame pelo dentista, cria uma ortodontia invisível sob medida para cada pessoa.
Existem diferentes tipos de ortodontia invisível; ortodontia lingual e ortodontia invisalign.

O que são aparelhos

Existem dois tipos de aparelho ortodôntico, os tradicionais e os transparentes. Os suspensórios tradicionais são suspensórios típicos, feitos de pequenas peças de metal e elásticos que ajudam a manter os fios unidos. São os menos estéticos pela cor, embora sejam os mais baratos.

Os aparelhos transparentes são tão eficazes quanto os tradicionais, mas, com uma vantagem, são mais estéticos para o paciente. É verdade que eles são percetíveis, mas comparados aos suportes de metal, os transparentes são muito mais atraentes.

Seu funcionamento é idêntico ao dos braquetes tradicionais, mas não em seu material ou estética, pois são confecionados em cerâmica, plástico ou cristal de safira. Além de tudo isso, têm mais vantagens, são mais duráveis ​​e não sofrem descoloração ao comer ou com o passar do tempo.

Qual é a principal diferença entre ortodontia invisível e aparelho ortodôntico?
Agora que você sabe exatamente o que são, aparelhos tradicionais e transparentes e ortodônticos invisíveis, é hora de conhecer suas principais diferenças.

Principal diferença entre ortodontia invisível e aparelhos tradicionais

Ambas as opções são recomendadas e eficazes, embora tenham algumas diferenças a levar em consideração antes de decidir qual escolher.

Preço. A ortodontia invisível tem um preço mais alto do que os aparelhos tradicionais. Isso porque esse tipo de Ortodontia necessita da tecnologia 3D, pois é personalizada, tornando-a 100% adaptada aos seus dentes.

Estético. Os aparelhos tradicionais não são nada estéticos, devido à sua cor e metal, enquanto a ortodontia invisível é totalmente estética, pois é invisível do lado de fora.
Principal diferença entre ortodontia invisível e aparelho transparente
Como os outros tipos de tratamentos de alinhamento dentário mencionados, os aparelhos transparentes também apresentam algumas diferenças em relação aos aparelhos invisíveis.

Ortodontia invisível é mais higiênica. Esse tipo de ortodontia pode ser colocado e retirado, portanto, não se deteriora com a alimentação, pois pode ser retirado durante as refeições. Além disso, permite a opção de lavá-los facilmente.

Menos perceptível. Os aparelhos transparentes são muito menos perceptíveis que os tradicionais, mas mesmo assim, a ortodontia invisível continua ganhando em termos estéticos, pois é menos perceptível que qualquer um dos tipos de aparelhos.
Ortodontia invisível vs aparelho ortodôntico: o que é melhor?
Ambas as opções são igualmente eficazes, uma vez que ambas fazem o seu trabalho de alinhamento dos dentes do paciente. A decisão depende, em primeiro lugar, do dentista, visto que ele é um profissional e sabe a melhor opção de acordo com o caso, e em segundo lugar das suas preferências.

Em casos leves e moderados, geralmente é aconselhável o uso de ortodônticos invisíveis, enquanto o aparelho ortodôntico é a opção mais útil para os casos graves.

A opção de tratamento que você escolhe não é só melhorar o seu sorriso, mas também a sua saúde bucal, agora você conhece as duas mais populares e suas principais diferenças.

Essa decisão não deve ser tomada de ânimo leve, por isso é importante encontrar um local profissional que tenha experiência com esse tipo de tratamento, como a Clínica do Marquês em Lisboa.

Entre em contato com a equipe da Clínica Odontológica do Marquês te ajudará com a sua saúde bucal para que você obtenha o seu sorriso perfeito. Qual você prefere?