A alimentação é importante para uma boa saúde bucal na infância?
Sim. Iniciar uma dieta infantil precocemente ajudará a manter uma saúde bucal adequada, tanto na dentição de leite quanto na futura dentição permanente.
Tanto a quantidade de açúcar em alimentos ou bebidas quanto o número de vezes que é consumido por dia são prejudiciais à saúde bucal.
Reserve o consumo de produtos açucarados apenas para as refeições. Evite produtos açucarados entre as refeições.
Para lanches entre as refeições use frutas, legumes, iogurte, queijo ou pão.
Água e leite são as bebidas mais saudáveis para os dentes. Deixe outros tipos de bebidas como sucos engarrafados ou refrigerantes para situações excepcionais e sempre durante as refeições.
Os rótulos “baixo teor de açúcar” ou “sem adição de açúcar” não significam que não contenham açúcar.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda não tomar mais de 5 colheres de chá de açúcar por dia.
dieta infantil para uma boa saúde bucal
Vamos cuidar da sua alimentação
Qual é a dieta saudável para o meu filho?
Uma dieta pobre em açúcar, sal e gordura e rica em frutas e vegetais reduz as doenças bucais e contribui para uma boa saúde geral.
Lembre-se que comer bem não é sinônimo de comer muito. O excesso de peso e a obesidade infantil são cada vez mais frequentes em nosso país.
Comer bem é comer de forma equilibrada. Não esqueçamos que estamos num país onde, tradicionalmente, se utiliza a dieta mediterrânica, rica em frutas, legumes e peixe.
Comer bem permitirá que seu filho cresça saudável. Isso não apenas ajudará você a ter uma boca saudável, mas também influenciará sua saúde geral e seu crescimento.
O que é cárie e como ela se desenvolve?
A cárie é uma destruição dos tecidos duros do dente (esmalte e dentina) devido a certas bactérias que transformam os açúcares em ácido. Se nada for feito, atinge a polpa (nervo do dente), causando dor. Uma cárie não tratada pode causar infecção em outros órgãos do corpo (coração, rim...), além de causar a perda do dente.
A cárie começa no esmalte, mas se nada for feito, ela continuará a progredir, primeiro na dentina, até finalmente atingir a polpa do dente (o nervo).
À menor suspeita de cárie, não demore em levar seu filho ao dentista.
Lembre-se que a melhor prevenção da cárie se baseia na correta higiene dental, UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DA CRIANÇA e visitas ao dentista.
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 655 leituras