A Câmara Municipal de Matosinhos levou a cabo um Projecto, visando a valorização da exposição permanente do Museu da Quinta de Santiago, co-financiado pelo FEDER (através do programa regional Operação Norte).
No âmbito desse Projecto foram realizadas intervenções a vários níveis, entre as quais se salientam o restauro e tratamento digital de fotografias antigas e suas ampliações, relacionadas com a exposição do Museu e Matosinhos no seu antigamente; a produção de um vídeo-documentário sobre a casa de Santiago, a criação de materiais interactivos diversos, de apoio à visita ao Museu, bem como ao serviço educativo (ex: puzzle gigante) e a instalação de um equipamento destinado a apoiar a visita ao Museu por parte de deficientes visuais.
Por meio deste equipamento, o Museu pretende conquistar também o público invisual, permitindo que este siga o seu próprio percurso dentro do Museu, sozinho se assim o entender e ao seu ritmo pessoal. Isso será possível com recurso à definição das principais trajectórias de interesse e à implantação de barras metálicas no chão, que quando tocadas por uma bengala disponibilizada pelo Museu, para esse efeito, ligadas a um auricular, dão as informações necessárias sobre a exposição, a quem estiver a usar aquele equipamento, de modo a poder acompanhar devidamente a dita exposição.
Com este Projecto, não só o Museu pretendeu divulgar de forma bastante interactiva as colecções do Museu, bem como a história do edifício e a estreita ligação existente entre a cidade de Matosinhos e a Companhia Teatral do Porto, mas também e acima de tudo, diminuir as barreiras arquitectónicas de um edifício antigo, a fim de permitir que este facilite a autonomia e mobilidade aos deficientes visuais. Vale a pena visitar...
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 2615 leituras