Desenganem-se os que continuam a preferir o velhinho Windows XP e Windows 7 ao Windows 10 por considerarem este novo sistema da Microsoft mais difícil de utilizar pelos deficientes visuais, porque eu pessoalmente estou a adaptar-me bastante bem a ele!
Talvez o problema esteja na falta de informação e de um conhecimento de base para tornarmos o teclado do nosso computador uma ferramenta poderosíssima de trabalho. Muitas são as vezes que temos de andar com o Tab, com o Alt + Tab ou com os cursores à procura das pastas ou dos programas que queremos. Claro que a barra de pesquisa do Windows ajuda muito se conhecermos bem as iniciais das aplicações.
No entanto, há uma forma muito simples de criarmos atalhos para as aplicações que utilizamos mais frequentemente no ambiente de trabalho. E um conjunto de teclas de atalho para os abrirmos como num passe de mágica.
Pois nem todas as aplicações estão no nosso ambiente de trabalho e faz todo o sentido criarmos um atalho para o "explorador de ficheiros", que no Windows 10 é muito mais fácil e rápido que os seus antecessores.
Vejamos então nos seguintes passos como criar um atalho de uma app no ambiente de trabalho:
1- Pressiona a tecla Windows + R para executar os comandos;
2- Digita shell:appsfolder e Enter;
3- Escolhe da lista das aplicações a que queres para o teu ambiente de trabalho e tecla de contexto;
4- Escolhe a opção criar atalho e Enter.
Pronto o atalho para a aplicação foi criado e está no teu ambiente de trabalho.
Ainda podes criar uma combinação de teclas de atalho para abrir a aplicação quase que instantaneamente utilizando a tecla Alt direito e outra tecla que pode ser a primeira letra de um programa. Por exemplo, pressionando Alt direito + F para Firefox, Alt direito + W para Word, Alt direito + B para bloco de notas, etc, etc.
Para tal faz o seguinte:
1- Procura no ambiente de trabalho os aplicativos;
2- Com a tecla de contexto abre as propriedades;
3- Com Tab procura por "tecla de atalho nenhum" e aí defines as teclas de atalho;
4- Depois continuando com a tecla Tab só tens de fazer OK para confirmar.
Feito. Agora sempre que quiseres abrir uma aplicação sem estares à sua procura, basta executares a tecla de atalho que definiste.
Uma coisa muito importante que descobri no "explorador de ficheiros" cujo atalho no ambiente de trabalho e tecla de atalho criei com F3 é que basta premir essa tecla e escolher, por exemplo, a letra D para ir a Documentos, M para Música, T para Transferências, etc.
Para os iniciados no Windows 10 parece um tanto confuso mas quando aprenderem esta dinâmica de criar atalhos e definir teclas de atalho vão entender que é bem útil e prático e que este novo sistema é bastante versátil e fácil de personalizar.
Além disso, podemos ter a pasta Documentos e Transferências no nosso ambiente de trabalho como tínhamos no Windows XP e Windows 7.
Basta ir ao Explorador de ficheiros e com a tecla de contexto ir até a opção "Enviar para..." e criar atalho no ambiente de trabalho.
É tudo uma questão de gosto em aprender coisas novas e de procurar soluções que se adaptem às nossas necessidades.
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 1260 leituras