Concelho de Sesimbra dispõe de Serviço de Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência (SIM-PD) A Divisão de Acção Social da autarquia de Sesimbra tem a funcionar, desde do início de Março, um pólo de informação e esclarecimento para pessoas com deficiência ou incapacidade. O projecto tem como objectivo identificar problemas, promover soluções adequadas e combater a discriminação dos direitos da pessoa deficiente.
O Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) celebrou um protocolo de cooperação com o município de Sesimbra, no sentido de criar um Serviço de informação e Mediação para pessoas com deficiência, designado por SIM-PD, que está a ser instalado a nível municipal em todo o país. Os SIM-PD são pólos de informação onde a pessoa portadora de deficiência ou incapacidade e familiares podem obter esclarecimentos sobre os seus direitos e deveres cívicos. Este serviço tem como finalidade prestar uma informação global e integrada sobre os recursos existentes e, através deles, promover e apoiar a pessoa deficiente com medidas concretas e adequadas à sua situação concreta. Através desta parceria, uma técnica da autarquia recebe formação específica e tem acesso directo à base de dados do INR, para receber, aconselhar e dar informações a todos os cidadãos nesta área da deficiência e da reabilitação.
Para a directora do INR, Alexandra Pimenta, esta iniciativa reafirma a importância dos direitos da pessoa com deficiência, porque é através das localidades que se consegue sentir estas realidades. A directora do INR reconhece ainda o valor destes serviços municipais, que conseguem criar uma verdadeira aproximação entre a população e prestar um serviço de qualidade. No fundo, é uma das poucas medidas que tem um grande impacto local, são também serviços de direitos humanos, adianta. Augusto Pólvora, presidente da autarquia, salientou, no final da celebração, o trabalho que tem sido desenvolvido pela acção social do município, porque as pessoas são excluídas da sociedade e tudo o que seja feito para integrar essas pessoas tem de ser desenvolvido. Combater a discriminação e as desigualdades, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária é o objectivo deste protocolo de cooperação.
Nesta primeira fase, o SIM-PD funciona na Divisão de Acção Social da Câmara Municipal de Sesimbra, todos os dias entre as 9 e as 17:30 horas. Quanto os munícipes da Quinta do Conde poderão fazer uma inscrição prévia no espaço cidadania e aguardar o contacto da técnica.
Fonte - http://www.jornalregional.com/?p=cfcd208495d565ef66e7dff9f98764da&distri...
Sérgio Gonçalves E-mail/msn:
smag007@gmail.com Skype:
sgoncalves2 Os meus grupos:
http://groups.google.pt/group/informaticaparatodos?hl=pt-PT?hl=pt-PT http://groups.google.pt/group/gente-gira?hl=pt-PT?hl=pt-PT
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 1818 leituras