Está aqui

Blog sobre Dentistas e e aparelhos Ortodônticos - blog de alves

Como deveria ser uma primeira consulta no dentista?

por alves

A primeira consulta é geralmente gratuita, mas isso não significa que deva ser exaustiva e de qualidade, para que o dentista possa fazer um diagnóstico correto.

Toda a equipe da clínica, recepcionistas, higienistas e auxiliares, dentistas deve gerar calma e confiança, explicando todos os passos de forma clara e didática, com profissionalismo e gentileza, dedicando o tempo necessário.

Primeiro de tudo, é muito importante conhecer o seu histórico médico, existem várias perguntas que irão fornecer ao dentista informações muito valiosas para lhe oferecer o diagnóstico e tratamento adequado e personalizado.
Primeiro conselho ao dentista
A história da sua saúde dentária e geral permitirá à equipa clínica uma avaliação inicial de acordo com as suas necessidades.

Saber se sofre ou sofreu de alguma doença, é uma informação muito importante para fazer um diagnóstico e tratamento ideal.

Se você tiver alergia a algum material, como o látex, ele nos fornecerá informações para não correr riscos e usar outros materiais. Além disso, saber se você tem alergia a medicamentos ou se estiver tomando algum, nos informará o que pode ser prescrito, se necessário, e evitar reações alérgicas ou interações com outros medicamentos.

É importante levar em conta situações como a gravidez, para evitar a exploração radiológica. Também é relevante se você foi diagnosticado com diabetes, doença cardiovascular, hipertensão arterial, hepatite ... estes são os casos em que o tratamento odontológico deve ser realizado com mais cuidado do que o habitual.

O dentista realizará uma exploração intraoral e extra-oral, utilizará imagens de suporte que serão realizadas com uma câmera intraoral e também radiografias que lhe permitirão detectar a necessidade de tratamentos e a avaliação daqueles realizados previamente. Finalizando com um diagnóstico personalizado.

Os testes específicos a serem realizados pelo dentista em uma primeira consulta são: soluções de tratamento mais adequadas, se necessário.

Revisão geral: um exame detalhado da boca. Não só os dentes, mas também o estado da língua, lábios, bochechas, palato, assoalho da boca e glândulas salivares. Essa avaliação ajudará a entender melhor o estado da saúde bucal.

ATM (articulação temporomandibular): ao palpar a mandíbula ao abrir e fechar a boca, o dentista verifica se os movimentos da articulação estão corretos.
Exploração periodontal: conhecer o estado das gengivas.
Exame dentário: conhecer o estado dos dentes e se há necessidade de preenchimento ou outro tipo de tratamento, como endodontia, implantes, prótese ou ortodontia.

Exploração oclusal: com a finalidade de confirmar o estado correto da mordida e excluir doenças como o bruxismo (hábito de apertar os dentes)