Como corrigir a pronúncia do Jaws
Como é do conhecimento geral, o sintetizador do jaws vem preparado para lidar com o português do Brasil. É, portanto, conveniente, adequá-lo, tanto quanto for possível, ao português padrão, isto, claro, para os cidadãos portugueses.
Esta acção permite que, apenas com algumas letras, se rectifique a pronúncia de toda a família de um vocábulo. Para isso entra-se no dicionário do jaws e, tomando como exemplo a palavra frequente, que deve pronunciar-se freqüente, procede-se do seguinte modo:
Tecla-se insert+d, insert+ctrl+chift+d ; entra-se em adicionar; aí escreve-se: frequ* (ler letra a letra com as setas direita/esquerda); com o tab, deslocar-se até substituir; neste campo escreve-se: freqü (ler letra a letra com as setasdireita/esquerda).
Um outro exemplo: fracção, que deve ler-se fração
Fracç* em adicionar e fraç em substituir. Como repararam, o primeiro conjunto de letras do segundo exemplo não terminou na letra C, uma vez que existem várias outras palavras, como: fraco, etc. Assim, já não corrige a palavra fraccionar, pelo que temos de digitar, em adicionar, as letras fracc* e, em substituir, as letras frac.
Facilmente, portanto, se compreende que quanto mais derivações houver para outras palavras, maior será o número de letras a digitar para cada palavra.
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 4671 leituras