Está aqui

Colaboração em tese de doutoramento

por Lerparaver
Forums:

Recebemos o seguinte pedido de divulgação:

No âmbito da sua tese de doutoramento, a Dra Célia Fernandes está a fazer um estudo das realidades profissionais das pessoas com deficiência em Portugal.

Para tal, as pessoas interessadas em colaborar terão apenas que responder a uns questionários, que serão enviados a quem se mostrar interessado em preenchê-los.

As pessoas interessadas poderão solicitar os questionários para um dos dois endereços: 

amedalho@sapo.pt
ou
celia.c.fernandes@gmail.com 

As respostas aos questionários poderão ser dadas até finais do mês de Janeiro.

Texto de apresentação do estudo da Dra Célia Fernandes.

Caro/a participante,  

Encontro-me presentemente a desenvolver Doutoramento, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, no âmbito de uma temática a que tenho dedicado grande parte da minha vida profissional – o emprego e a empregabilidade das pessoas com deficiência.  

Com esta investigação, pretendemos estudar alguns dos factores, intrínsecos à pessoa, que poderão afectar a sua inserção profissional, nomeadamente a forma como esta se posiciona e lida com as incapacidades e a percepção ou expectativas que tem acerca das suas competências para a actividade profissional. 

A experiência leva-nos a considerar que esta realidade nunca poderá ser completamente compreendida, se não escutarmos os principais actores deste processo, nomeadamente, as pessoas com deficiência que se encontram no mercado de trabalho ou que a ele pretendem regressar ou aceder. Neste sentido, a sua colaboração é fundamental. 

Num primeiro momento, solicitamos que nos forneça alguns dados de caracterização individual e profissional, cujo uso exclusivo será o presente estudo e que, como poderá verificar, são anónimos. Em seguida, pedimos-lhe que responda a dois questionários, seguindo as instruções explicitadas em cada um. Como pretendemos conhecer os seus pontos de vista, é importante que responda com sinceridade e de acordo com o seu caso. Verifique, por favor, se respondeu a todas as questões. Em caso de dúvidas, não hesite em colocá-las ao técnico presente. 

Da nossa parte, além do manifesto agradecimento à sua participação, queremos ainda, deixar claro que todos os dados serão de tratamento confidencial e confinado à presente investigação.     

Célia Fernandes 

17 de Outubro de 2008