Está aqui

Brasil - Primeira Biblioteca Musical Braile - Conservatório Municipal de Artes de Guarulhos

por Ana Duarte

Eu, Paula França, Deficiente Visual, juntamente com o Conservatório Municipal de Artes de Guarulhos, venho lhes convidar para mais um projeto pioneiro no Brasil. É o lançamento da primeira Biblioteca Musical Braile Pública, integrada ao Curso de Música do Conservatório Municipal de Artes de Guarulhos que possui o curso de Musicografia Braille desde 2005, concebido e desenvolvido pelo professor Fábio Bonvenuto.

Em colaboração, eu, Paula França, pesquisadora e estudante de vários instrumentos musicais, ao longo de 15 anos de pesquisa, fui resgatando obras já editadas em braile e transcrevendo outras em tinta para o braile, fazendo um acervo único de métodos e partituras, não apenas no Brasil, mas também no mundo. Disponibilizarei a título de empréstimo para que os deficientes visuais possam se tornar músicos completos, através do estudo aprofundado da Música. Esse trabalho de catalogação foi feito e possuímos aproximadamente 100 obras que serão o marco inicial para ampliarmos esta biblioteca.

O evento acontecerá na Biblioteca Monteiro Lobato (Anfiteatro "Pedro Dias Gonçalves"), endereço Av. João Gonçalves, 439 - Centro - Guarulhos, Telefone para informações: 6408-3767, no dia 14/11, às 20h com apresentação de diversos músicos, participação especial do Contrabaixista Marcelo Cabral e exibição de vídeo com depoimentos de músicos e colaboradores, que através destes 15 anos me ajudaram na escolha desse material valiosíssimo.

Como chegar:

De Carro:
Pegar a Via Dutra sentido Rio de Janeiro até Km 223 à direita, seguir placa "Av. Tiradentes", subir a ponte e seguir até o 3º semáforo à direita, Av. Nilo Peçanha e em seguida Av. 7 de Setembro até o 4º Semáforo, esquina com a Igreja do Rosário, entrar à esquerda na Av. João Gonçalves - a Biblioteca fica na segunda quadra.

De ônibus:
No Metrô Armênia, pegar ônibus Cocaia ou Jardim Bela Vista.

Espero vocês lá!!!

Paula França

Comentários

Gostaria de parabenizar o conservatório municipal da cidade de Guarulhos, pela grande iniciativa em criar um espaço especial para pessoas com deficiência visual, sou flautista (toco esporadicamente), estagiaria de serviço social e sou deficiente mono ocular. Pretendo falar no meu tcc sobre deficiência visual e música!
Um abraço,
Patrícia