Manoela Alcântara da Voz do Brasil
Brasília - O ministro das Cidades, Marcio Fortes, fala no Seminário da Mobilidade Urbana, no Ministério dos Transportes.
Brasília - O Ministério das Cidades vai lançar amanhã (14) seis cartilhas com informações sobre acessibilidade para engenheiros e arquitetos.
O objetivo é treiná-los para a elaboração de projetos que facilitem o acesso da população a locais como edifícios, ônibus e ruas. As cartilhas do programa Brasil Acessível também vão orientar na elaboração e implementação de ações nos municípios que possam criar condições permanentes de acessibilidade.
A idéia é acabar com os obstáculos existentes nas cidades que dificultam a mobilidade da população e possibilitar que qualquer brasileiro possa transitar normalmente pelas ruas, seja ele portador de deficiência ou não.
De acordo com o ministro das Cidades, Marcio Fortes, a iniciativa vai oferecer condições de deslocamento iguais para toda a sociedade. A acessibilidade não é só para deficientes é para idosos, para cegos, pessoas gestantes. É um carinho especial que temos com os nossos cidadãos, com as pessoas como nós e que não devem ser descriminadas por qualquer deficiência, diz Fortes.
Regina Cohen é arquiteta e ficou paraplégica há 20 anos em um acidente de carro. Para ela, os profissionais que cuidam do planejamento das cidades precisam ter a consciência de incluir todos os cidadãos. A acessibilidade evoluiu para um conceito de desenho universal. Atender a todos não é criar medidas exclusivas só para pessoas com deficiência", explica a arquiteta.
"Se você for adaptar um transporte, que ele seja de piso baixo, que a pessoa de cadeira de rodas possa entrar, que ele tenha contraste de cor na parte interna para os deficientes visuais, mas aquela entrada de piso baixo vai ser uma entrada para todo mundo.
As cartilhas serão lançadas durante o Seminário de Mobilidade Urbana, que começou nesta segunda e vai até sexta-feira. O evento é promovido pelo ministério das Cidades para aperfeiçoar o Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana - Brasil Acessível.
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 2678 leituras