Está aqui

da boa vontade ao conhecimento

por vaniarocha
Forums:

olà a todos!o meu nome è vania rocha,tenho 29 anos e,ceguei totalmente aus 25 anos de idade derivado a retinopatia diabètica e glaucoma neovascular.iniciei recentemente a aprendizagem das tècnicas de guia e,de bengala e,tenho me apercebido que as pessoas na rua manifestam uma vontade enorme em nos ajudar.o problema è,que por falta de formaçao,nem sempre o fazem da maneira mais adequada.assim sendo,eu acho que deverìa fazer parte do protocolo escolar formaçau neste ambito e,em consequencia ficarìamostodos a ganhar.que vos parece?nao acham que viverìamos num mundo melhor???beijinhos

Olá querida amiga!

Pois é, amiga! Adorei esta tua entrada!!! As pessoas ás vezes tentam ajudar, mas nem sempre o fazem de forma adequada e são bruscas por vezes...loooool! Julgam que além de sermos deficientes visuais, somos também surdas! E gritam connosco na rua...eheheheheheh!

Tens razão! Mas vou dizer-te uma coisa! No mês de Maio a Prof. da minha filha pediu para eu participar no plano de leitura na escola. Eu aceitei, até porque eu adoro crianças...eheheheheh! Pedi á Prof. que escolhesse um livro ao gosto dela! O livro escolhido foi "A Coelhinha diferente". Achei a história muito interessante e tive uma grande ideia...! Porque não falar aos meninos um pouco do dia a dia dos deficientes visuais e mostrar-lhe como podem ler e escrever...etc?

Eles ficaram impressionados e muito sensibilizados com o tema! Tinham uma ideia errada acerca dos cegos...entendo-os apesar de tudo!

Levei uma revista em braille, um livro a negro, também transcrito para braille, para repararem nas diferenças e grossura de ambos! Mostrei-lhes o alfabeto em Braille e escrevi o nome de cada criança com a máquina de Braille. Depois eles escreveram por baixo os seus nomes a tinta! Eles adoraram esta experiência...eheheheheh! Também lhes ensinei a escrever em braille...fantástico!!! Estavam mesmo muito empenhados e divertiram-se bué! Seria muito interessante que se fizessem mais iniciativas destas...

É a tal falta de conhecimento e formação, que faz das pessoas ditas normais "ignorantes"....! Desculpem, mas é mesmo assim...!

Um grande abraço e um beijo para ti, amiga!

Adoro-te!!!

Olá amiga Céu !

Que experiencia fantástica !! loool
O conto não poderia ser melhor escolhido ! loool

Costuma-se dizer q é de pequenino q se torçe o pepino !
Ora as crianças têm uma grande capacidade de absorverem informação !
E se a gente aos poucos, lhes transmitirmos como é ser cego, cadeirante .... e de um modo divertido, quando elas forem grandes já vão tar mais sensíveis às deficiencias !
Afinal as crianças são o nosso futuro , né ?

E tb é de pequenino que se deve educar, porque senão elas crescem e já não ligam nenhum !!
E mais tarde é pior !!
Eu tb adoro muito crianças, conheço umas na minha rua, que quando me vêm vêm logo ter comigo, dão-me um beijinho .... e tenho tb a minha afilhada q eu adoro !! loool
Eu adoro crianças, tal como tu ! loool

Beijinhos

vania rocha olà querida ceu!muitos parabèns pela iniciativa,ela devia ser divulgada em outras escolas. um abraço apertado!!!

vania rocha

Olá Vânia !

Olha, mas essa boa vontade já é bom, apesar de não ser da melhor forma ! loool

Tb acho q sim, já q agora tb há a nova disciplina de sexualidade, deveria haver mais uma sobre acessibilidade e a forma como lidar com os deficientes em geral !
Mas infelizmente e até ver não há essa formação nas escolas ! :-(

Nós, na Fraternidade, vamos convivendo com imensos cegos, mas não só, com cadeirantes .... !
Conforme vamos convivendo, vamos conhecendo melhor as pessoas, e como actuar e as ajudar .... !
Mas pra além disso, também temos formação e por vezes livros, que nos ajudam a conhecer melhor como actuar em cada caso .... !

Os colaboradores, ou pessoas sãs, q estão ou estiveram na Fraternidade, têm a boa vontade e formação para saberem como actuar, e mesmo os deficientes, já têm mais traquejo para melhor guiar os cegos, levar os cadeirantes .... !
O nosso lema é ensinar a pescar e não dar o peixe !

Beijinhos