O exercício físico intenso é benéfico para a saúde geral, mas, independentemente do risco de lesão, há uma parte do corpo que pode ser seriamente afetada e é a última que poderíamos imaginar: dentes.
Que atletas profissionais tenham sérios problemas de higiene bucal não é surpresa. Nas Olimpíadas de Londres em 2012, uma equipe de dentistas examinou as dentaduras de 278 atletas de todo o mundo e concluiu que a maioria apresentava "problemas de saúde bucal", incluindo altos níveis de cárie dentária e problemas com as gengivas e no esmalte.
O estudo, publicado no The British Journal of Sports Medicine, não explicou as razões pelas quais os atletas tinham uma saúde dental tão precária, mas a maioria dos dentistas presumiu que isso poderia ser devido ao maior consumo de bebidas açucaradas e barras energéticas. Mas eles estavam errados, a chave não está na dieta, mas na maneira como o esporte afeta nossa saliva
Uma nova pesquisa, publicada no The Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, estudou as razões pelas quais o exercício físico afeta nossas dentaduras de maneira tão negativa e concluiu que a chave não está na dieta, mas em a maneira pela qual a prática desportiva afeta nossa saliva.
Triatlo prejudica seriamente a saúde bucal
Para descobrir o que acontece na boca dos atletas enquanto praticam esportes, pesquisadores da escola de odontologia do Hospital Universitário de Heidelberg (Alemanha) recrutaram 35 triatletas e 35 adultos da mesma idade e com boa saúde, mas que não praticavam desportos .
Os cientistas examinaram a saúde bucal de todos os participantes, fizeram testes de saliva e perguntaram sobre seus hábitos alimentares, higiene e desportos. Quinze dos atletas, além de passarem nesses exames, completaram uma corrida de 35 minutos durante a qual os pesquisadores coletaram amostras de saliva.
Após a análise dos dados, os dentistas verificaram que, como estudos anteriores haviam indicado, a saúde bucal dos atletas era acentuadamente pior que a do grupo controle. E, dentro do grupo desportivo, foram os atletas que treinaram mais cáries. Eles também descobriram que o consumo de refrigerantes e outros alimentos típicos dos atletas não teve influência na saúde bucal e na saliva de todos os participantes do estudo, atletas e não atletas, foi semelhante.
O consumo de refrigerantes e outros alimentos típicos dos atletas não teve influência na saúde bucal
Mas a coisa mudou quando eles analisaram a saliva dos atletas enquanto praticavam exercícios. Durante a corrida, a quantidade de saliva gerada foi reduzida e a boca secou, embora os participantes pudessem beber durante a execução do exercício. Além disso, os cientistas descobriram que a composição química da saliva mudou ao praticar esportes - e esta é a descoberta mais importante do estudo -, ficando mais alcalina à medida que o exercício progredia.
Um excesso de alcalinidade na saliva (ou seja, sua capacidade de neutralizar ácidos) está diretamente relacionado ao desenvolvimento de placas tártaras nos dentes, o que parece explicar por que os atletas têm tantos problemas bucais.
A descoberta foi uma surpresa para os pesquisadores. Como o New York Times reconheceu a Dra. Cornelia Frese, uma das principais autoras do estudo, sua equipe esperava encontrar uma relação entre a nutrição adequada dos atletas e, acima de tudo, bebidas energéticas e o mau estado de suas dentaduras. . Mas o cerne da questão está na saliva.
Como todos os cientistas, Frese é cauteloso com os resultados de sua pesquisa. Para ele, a maioria da população não deve se preocupar com os dentes quando vai à academia, porque, no momento, essa relação só foi comprovada em atletas que treinam pelo menos nove horas por semana. "Tudo o que podemos dizer é que o treinamento de resistência prolongado pode ser um fator de risco para a saúde bucal", conclui Frese.
Estudos futuros dirão se o atleta amador também deve se preocupar com os dentes. Até lá, só podemos seguir três dicas: beber mais água durante os treinos (embora não esteja claro que isso ajude demais), escovar os dentes e visitar mais o dentista.
Desportos e saúde bucal
Melhore sua saúde bucal e ao mesmo tempo seu desempenho esportivo. A saúde bucal tem um impacto direto no desempenho atlético. A dor nas costas muscular ou a respiração inadequada têm, em muitos casos, sua origem em um problema de saúde bucal.
Em 2003, o F.C. O Barcelona realizou sua primeira investigação para medir o impacto da saúde bucal dos jogadores em seu desempenho desportivo. O estudo mostrou que problemas de saúde bucal podem causar problemas de equilíbrio, lesões musculares, dores de cabeça ou cãibras.
Tratamentos preventivos e técnicas recomendadas
Sistema ortodôntico e Invisalign
A ortodontia, além de melhorar a estética da face, ajuda a proteger os dentes, gengivas, ossos maxilares e articulações dos maxilares, além de prevenir dores musculares e outras.
O Invisalign é um sistema ortodôntico inovador que substitui aparelhos ou outros elementos que podem causar lesões durante o desporto por um alinhador invisível e personalizado. Além disso, favorece o relaxamento muscular da zona temporomandibular causada pelo ato reflexo de pressionar os dentes em momentos de tensão ou stress.
Talas de descarga
O stress causado pela prática do desporto e da competição é liberado, em muitos casos, pelo aperto contínuo dos dentes. Isso causa desgaste dos dentes e dores musculares na cabeça, pescoço e costas. A solução para esse problema é o uso de talas de descarga, uma vez que elas permitem a liberação do stress, o que elimina o desgaste dos dentes e as dores musculares.
Nas melhores mãos
O desempenho desportivo está diretamente relacionado à saúde bucal. Portanto, na Blanco Dental Health trabalhamos para atletas que desejam aumentar seu desempenho cuidando de sua saúde bucal.
1. Facilitamos a prática desportiva com base em técnicas e tratamentos dentários adequados.
2. Protegemos dentes, lábios, gengivas, ossos maxilares e articulações dos maxilares com soluções projetadas para cada caso.
3. Aumentamos o desempenho graças à prevenção e tratamento de condições dentárias e musculares que reduzem o desempenho atlético.
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 2257 leituras