UM CEGO E O SEU MODO DE VIDA
VÍTOR FERREIRA (12.º O)
VÍTOR FERREIRA (12.º O)
NA SALA DE AULA
REALMENTE EXISTEM PESSOAS QUE DEFENDEM A TEORIA DE QUE SER-SE CEGO É A PIOR COISA QUE PODE ACONTECER A UM SER HUMANO. MUITOS CHEGAM ATÉ A ACREDITAR QUE ESSA TEORIA QUE DEFENDEM SEJA INDISCUTÍVEL. NÃO É VERDADE, CLARO ESTÁ. OUTRAS DEFICIÊNCIAS, TAIS COMO AUDITIVA, MOTORA E A MENTAL, TÊM TAMBÉM CADA UMA DELAS AS SUAS LIMITAÇÕES, OS SEUS FARDOS. PRINCIPALMENTE A MENTAL, POIS TORNA A PESSOA EXTREMA-MENTE LIMITADA, SEM A CAPACIDADE DE AGIR POR SUA CONTA, FORMAR UMA OPINIÃO DE UM MUNDO EM QUE VIVE, ETC., ETC.
VOLTANDO NOVAMENTE À DEFICIÊNCIA VISUAL, UM SER HUMANO PORTADOR DESTA DEFICIÊNCIA CHEGA A SER, E NÃO SÃO ASSIM TÃO POUCAS AS VEZES QUE ISSO SUCEDE, APELIDADO DE COITADINHO. EXEMPLOS DESTA AFIRMAÇÃO: UM CEGO MOVIMENTA-SE NAS RUAS DE UMA CIDADE. DE REPENTE, ESTE MESMO CEGO PERDEU O NORTE AO CAMINHO PERCORRIDO. PESSOAS QUE POR ALI PASSEM VÊM O CEGO PERDIDO E EM PÂNICO, E EI-LAS A DIZER: AJUDEM O CEGUINHO, ELE ESTÁ PERDIDO, COITADINHO! OU ENTÃO: AJUDEM O POBRE CEGUINHO,
ELE NUNCA DEVERIA ANDAR NA RUA SOZINHO! POR QUE RAZÃO ELE NÃO TEM QUEM O ACOMPANHE? COITADINHO! COITADINHO! SÃO ESTES OS EXEMPLOS QUE SE PODEM OBSERVAR NO MEIO DE OUTROS QUE NEM VALE A PENA MENCIONAR. MAS POR QUE RAZÃO AS PESSOAS OLHAM PARA UM CEGO COM ESTE LAMENTO E PENA? MUITAS DESTAS PESSOAS IGNORAM QUE UM CEGO TAMBÉM PODE TER UMA VIDA MAIS OU MENOS NORMAL, TER A SUA AUTONOMIA SEM QUE SEJA VISTO COMO ALGUÉM DIGNO DE PENA. SERÃO ESSAS PESSOAS IGNORANTES DE TAL SITUAÇÃO AS ÚNICAS CULPADAS? CABE TAMBÉM AO INDIVÍDUO CEGO UMA BOA PARTE DA CULPA. PORQUÊ? PORQUE QUEM É CEGO TAMBÉM TEM A OBRIGAÇÃO DE PERCEBER QUE SÓ É COITADINHO AQUELE QUE O DESEJA SER REALMENTE. É ELE E SÓ ELE QUE TEM DE DAR O PRIMEIRO PASSO PARA QUE AS PESSOAS O OLHEM COMO UM CIDADÃO COM DIREITOS E DEVERES. SE ELE O NÃO FIZER, SE REALMENTE ELE INSISTIR EM SER UM COITADINHO, ELE NUNCA NA VIDA PODERÁ DIZER: EU NÃO SOU DIGNO DE PENA. SE OLHAM PARA MIM E DIZEM COITADINHO, A CULPA NÃO É MINHA, MAS SIM DE QUEM ASSIM ME OLHA.
UM OUTRO EXEMPLO DE COMO UM CEGO PODE SENSIBILIZAR ALGUÉM QUE LHE OFERECE AJUDA. UM CEGO PREPARA-SE PARA ATRAVESSAR A RUA E ALGUÉM SE APROXIMA DELE E PERGUNTA: PRECISA DE AJUDA? ELE, NÃO PRECISANDO DE SER AJUDADO, RESPONDE: NÃO, MUITO OBRIGADO. AO RESPONDER DESTE MODO, SENSIBILIZOU QUEM O QUIS AJUDAR DEIXANDO UMA PORTA ABERTA, CASO EM OUTRA OCASIÃO NECESSITE DE AJUDA. MAS, SE ALGUÉM LHE FAZ A MESMA PERGUNTA E ELE RESPONDA: EU NÃO PRECISO DE AJUDA! OU: NÃO PRECISO DE SER AJUDADO! NESTE CASO NÃO SÓ FOI MAL-EDUCADO COMO TAMBÉM CORRERÁ O RISCO DE, QUANDO SE SENTIR AFLITO E PRECISAR DE SER REALMENTE AJUDADO, A PESSOA QUE O TENTOU AJUDAR PASSE E O IGNORE.
UM OUTRO EXEMPLO DIZ RESPEITO AOS MEIOS DE TRANSPORTE. UM CEGO À PARTIDA SABE QUE NOS MEIOS DE TRANSPORTE EXISTEM LUGARES RESERVADOS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. MAS SE ELE, AO ENTRAR NUM TRANSPORTE PÚBLICO, AGUARDAR QUE LHE SEJA DADO LUGAR OU PEDIR DE FORMA EDUCADA QUE ESTE LHE SEJA CONCEDIDO, AS PESSOAS APERCEBEM-SE DE QUE ELE É DEFICIENTE E DÃO-LHO. É DE FAZER NOTAR QUE NEM SEMPRE AS PESSOAS SE APERCEBEM DE QUE OS LUGARES ESTÃO RESERVADOS A TAIS PESSOAS. MAS SE UM CEGO ENTRA NUM MEIO DE TRANSPORTE E COMEÇA LOGO A DIZER: DÊEM-ME LUGAR! TENHO DIREITO A ELE PORQUE SOU CEGO! AS PESSOAS ATÉ LHE PODEM DAR LUGAR MAS, CRIAM DELE UMA IMAGEM TREMENDAMENTE DESFAVORÁVEL DIZENDO: MAS QUE TIPO MAL-EDUCADO! E OUTRAS SITUAÇÕES QUE NÃO VALE A PENA MENCIONAR.
EM SUMA, ALGUÉM QUE É PORTADOR DE DEFICIÊNCIA VISUAL PARA TER UMA VIDA DIGNA DEVERÁ TER A NOÇÃO DE QUE TAMBÉM VALE TANTO COMO OS DEMAIS, LUTAR COM CONVICÇÃO PELO QUE PRETENDE, RESPEITAR TODOS AQUELES QUE O RODEIAM, SEJA EM QUE CIRCUNSTÂNCIA FOR, E ACEITAR HUMILDEMENTE UMA BOA AJUDA CASO DELA NECESSITE. POIS, NO FIM DE CONTAS, NÃO É POR SER CEGO, SURDO, MUDO, PARALÍTICO OU SEJA LÁ O QUE FOR, QUE IRÁ PERDER A SUA RESPEITABILIDADE, O DIREITO A SER GENTE.
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 9007 leituras
Comentários
Por acaso o Parede não é o
Por acaso o Parede não é o Manuel Parede de Armamar e que é monitor na ARDAD? Desculpe-me, mas fiquei com curiosidade!
Mas voltando ao tema, a sociedade sempre nos apelidou de "coitadinhos" e será sempre assim, nós é que temos de lhes mostrar diariamente que não o somos...infelizmente nós somos os sacrificados! Temos algumas limitações mas não podemos permitir que isso afete as nossas capacidades e vontade de vencer! Está nas nossas mãos a vontade de mudar a mentalidade das pessoas...até que percebam que somos iguais a elas...
Bom fim de semana!