Está aqui

Visão Diferente - blog de jfilipe

A amizade é uma aprendizagem constante

por jfilipe

Olá amigos !

Inicio esta reflexão com uma simples pergunta: sabem tudo sobre o(a) vosso(a) melhor amigo(a) ??
Pois é, por mais q se saiba sobre um amigo, nunca se sabe tudo e se tivermos minimamente abertos, tamos sempre a aprender coisas novas sobre os mesmos !

Fazer uma amizade não é só: - olá, tudo bem? foi um prazer em te conhecer ... !
Tal como nos campos, a amizade cultiva-se !
A amizade não se descarta, mas deve ser mantida através de contactos pessoais regulares (telémovel, chats, emails, facebook ... ), e de vez em quando encontros pessoais, para que nos possamos rever ! lool
Hoje em dia, não faltam meios de comunicação !
Já o sábio ditado dizia "faz novas amizades, e mantêm as existentes" !
Há algo melhor do q ter amigos ???
Meus amigos, quem tem amigos NUNCA tá só, pode não ser pessoalmente, mas através dos meios de comunicação .... !

Mas voltando ao assunto q nos trouxe aqui ....
Há sempre novas coisas que vamos descobrindo nos amigos !

Eu pessoalmente, conheci o Marco Branco, através do lerparaver, somos grandes amigos ! lool
Mas das primeiras vezes q o contactei por telemóvel, fiquei um pouco triste por ele não me perceber, mas por outro lado eu sabia q ele tem dificuldades de audição !
Agora, depois q nos encontramos pessoalmente, que deu a notícia da trajédia, que tudo leu, e poucas comentaram ! loool
http://www.lerparaver.com/node/10075
Aí quando tive com ele, ele ensinou-me a escrever na mão dele, um modo alternativo de comunicarmos ! lool
E das últimas vezes q falei com ele ao telemóvel, após esse encontro, eu percebo perfeitamente o que ele diz e vice versa ! lool

Eu tenho muitas outras histórias, porém esta é pra demonstrar como a gente pode aprender coisas sobre os amigos, por mais anos q passem !
Termino com o provérbio: "amigo verdadeiro vale mais do q dinheiro"

Comentários

Então amigos ?
Ninguém comentou este post ! :-(
Se calhar nem reparam nele, mas ele passou ontem nas notícias do lerparaver !
Mais do q simplesmente ler, este é um espaço de partilha !

Olá Filipe!!!

Como estás???

Desculpa só agora te dar notícias minhas, mas mais vale tarde que nunca!

Olha, eu já tinha lido o teu post, na terça, mas não comentei apesar de muito o querer fazer... Porque nesse dia estive cheio de dores num dedo da mão devido e uma infecção chata. E como não melhorava e o dedo estava muito inchado e doía-me, ontem tive de ir ao médico de urgência...

Agora estou um pouco melhor, o dedo continua inchado mas não me dói. Fui às urgências com a Céu e a Jessica, e a médica que me atendeu foi muito simpática connosco. Ficou estarrecida por uma moça amblíope, um rapaz cego e uma criança andarem sozinhos na rua ou viverem os três na mesma casa. Fui o primeiro utente surdocego que lhe passou pelas mãos, e gostei, pois ela não era como aqueles médicos demasiado sérios e de pouco diálogo.

Eu queria-te escrever, mas o dedo infeccionado é da mão direita, por isso é que não comentei o teu post mais cedo...

Fiquei contente por teres dado a conhecer a forma de comunicação alternativa que te ensinei no nosso encontro no Porto. Gostava muito de te rever, pois estamos sempre a aprender com os nossos amigos. Não há um dia que passe que eu não tenha aprendido algo com os outros!

É verdade que não conhecemos a 100% os nossos amigos, da mesma feita que não nos conhecemos a nós mesmos a 100%! Se não fosse assim, seríamos todos iguais e nada havia para aprendermos.

Sabes, Filipe, na cidade onde moro não tenho amigos... porque todos eles moram longe... mas felizmente podemos estar em contacto através do lerparaver ou de outros meios de comunicação.

Engraçado, porque quando te oiço ao telemóvel sei que és tu, pois com tempo consigo reter os diferentes timbres dos meus amigos. É normal que da primeira vez que nos falámos, eu tivesse alguma dificuldade em te perceber. O mesmo aconteceu da primeira vez que liguei à Céu! Aos poucos e poucos fui ouvindo melhor, e agora às vezes esquecem-se que sou surdo e tenho de lhes pedir que falem mais devagar.

Tenho mais dificuldade em distinguir os sons agudos que os graves, por isso é que vivo confundindo as vozes das mulheres, eheheheheheheheh!!!

Tens razão! A amizade cultiva-se e se não cuidarmos dela, ela morre.

E eu sinceramente não quero que uma anizade como a nossa morra! Nos próximos encontros, aprenderás muito mais, pois no primeiro encontro não tivémos muito tempo... E contigo também eu aprendo a derrubar barreiras no meu caminho, e sobretudo ter alguém que me apoie nas horas mais difíceis, seja pessoalmente, seja pelo telemóvel ou messenger.

Hoje em dia é raro encontrarmos um amigo sempre disponível como tu... E sabes que foste o primeiro que me deu conversa no lerparaver? E que foste o neu primeiro amigo?

És um dos poucos do lerparaver que participa regularmente, dando ideias, dicas, pesquisando sites acessíveis, fazendo novos amigos e preservando as velhas amizades.

Um grande abraço pró mano!

Marco Poeta