Ambliopia tóxica
A ambliopia tóxica é uma doença semelhante à nevrite retrobulbar que, em geral, afecta ambos os olhos. Os alcoólicos são particularmente susceptíveis de a sofrer, embora a causa deste processo possa ser mais a desnutrição do que o álcool. Os produtos químicos tóxicos, como os que estão presentes no fumo do cigarro e no chumbo, o metanol, o cloranfenicol, a digitalina e o etambutol, entre muitos outros, também podem provocar a doença.
A ambliopia tóxica provoca uma pequena área de perda de visão no centro do campo visual, que lentamente aumenta de tamanho e que pode chegar a provocar cegueira absoluta. Quando o médico examina o olho com um oftalmoscópio, pode não ver nenhuma alteração ou ver apenas algumas muito escassas.
As pessoas com ambliopia tóxica deverão evitar o tabaco, o álcool ou então o produto químico tóxico responsável. Se o uso de álcool for uma das causas, a pessoa deverá alimentar-se com uma dieta equilibrada e tomar um suplemento de complexo vitamínico B. Se a causa for o chumbo, certos fármacos quelantes ajudam a eliminá-lo do corpo.
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 1482 leituras