Algarve: 863 diabéticos tratados contra cegueira em 2008
Dos 19 mil algarvios a sofrer da diabetes em 2008, 863 receberam tratamento de retinopatia, ou seja, não ficarão cegos ou pelo menos vão atrasar o processo de cegueira, uma consequência da doença diabética.
«O tratamento [da retinopatia] não é 100 por cento eficaz, mas atrasa a cegueira», explicou o coordenador do programa nacional de prevenção e controlo da diabetes, José Boavida, durante a apresentação dos resultados do programa de Rastreio da Retinopatia Diabética no Algarve, que decorreu hoje em Faro.
A retinopatia diabética é uma alteração nos vasos sanguíneos devido ao aumento de glicose (açúcar) no sangue e é o termo utilizado para designar formas de lesões não inflamatórias da retina ocular.
A diabetes é a principal razão para a cegueira e o rastreio da retinopatia diabética no Algarve em 2008 serviu para identificar não só os diabéticos, mas também para diagnosticar e tratar as retinopatias diabéticas, um programa que custou à Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve cerca de um milhão de euros.
Fonte - 009 frame end
------------------------------------------------------
CONTINUA ...
--------------------------------------------------------------------------------
Sérgio Gonçalves
E-mail/msn:
smag007@gmail.com
Skype:
sgoncalves2
Os meus grupos:
http://groups.google.pt/group/informaticaparatodos?hl=pt-PT?hl=pt-PT
http://groups.google.pt/group/leia?hl=pt-PT
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 1647 leituras