Prezados,
Chegou o momento em que nossa Presidenta vai decidir quem será o próximo ministro do Superior Tribunal de Justiça, conforme se pode ler do trecho abaixo, extraído de http://amp-pr.jusbrasil.com.br/noticias/3126679/paranaense-esta-em-lista....
"Além de Sérgio Luiz Kukina, os procuradores Sammy Barbosa Lopes (Acre) e José Eduardo Sabo Paes (Distrito Federal) compõem a lista
O procurador de Justiça paranaense Sérgio Luiz Kukina é um dos três indicados para concorrer a uma vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A escolha caberá à presidente Dilma Rousseff (PT). Além de Kukina, os procuradores Sammy Barbosa Lopes (Acre) e José Eduardo Sabo Paes (Distrito Federal) compõem a lista tríplice.
A escolha foi feita pelo Pleno do STJ na manhã desta segunda-feira (21). A lista inicial era composta por 51 candidatos e foram necessárias quatro votações para se chegar aos nomes dos três procuradores.
A vaga do STJ foi aberta com a aposentadoria do ministro Hamilton Carvalhido (em maio de 2011).
O procurador escolhido pela presidente Dilma será sabatinado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. Em seguida, o nome também terá de ser referendado no plenário do Senado.
Fonte: Gazeta do Povo".
Amigos, no semestre que vem, a indicação da Presidenta será para o cargo de ministro da Suprema Corte Brasileira.
Acordes que somos e estamos com o lema "Nada sobre nós, sem nós" e confiantes de que a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência será observada em seu art. 27, esperamos que a indicação de nossa Presidenta ao cargo do STF seja de uma pessoa com deficiência, cujo currículo, é óbvio, seja condizente com aquela Corte.
Nesse sentido, fazemos coro com a Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (FrentePcD) que apoia o Professor Doutor Roberto Wanderley Nogueira, por sua "identificação com as causas inclusivas de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, e de outras causas relevantes da cidadania."
Mas, quem é o senhor Roberto Wanderley Nogueira?
Para responder, deixo nossa amiga e representante parlamentar, a Rosinha da Adefal dizer, ela que é uma das grandes parlamentares de nosso país e, também, pessoa com deficiência física.
"Na qualidade de Presidenta da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (FrentePcD)¸ apresento o Professor Doutor Roberto Wanderley Nogueira, cuja candidatura ao Supremo tribunal Federal temos a satisfação de apoiar, e pedir Vosso apoio, haja vista a identificação com as causas inclusivas de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, e de outras causas relevantes da cidadania.
Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Direito Público, Magistrado com mais de 30 anos de experiência, Juiz da 1ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco (ver currículo anexo http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709250J6), Roberto Wanderley, vem se destacado na presidência de causas de grande repercussão social, tais como: o resgate da memória nacional (desaparecidos políticos), ações afirmativas em meio ambiente e emancipação de populações excluídas.
Tem se notabilizado por um perfil não corporativista, em que se destacam as iniciativas de aproximação do Poder Judiciário aos seus destinatários.
É autor de diversas obras, tais como O problema da razoabilidade e a questão judicial e justiça acidental nos bastidores do Poder Judiciário, é também autor de diversos artigos científicos, publicados nos mais diversos veículos de comunicação e de divulgação de conhecimento, tais como: Carta Forense, Revista dos Tribunais, Consultor Jurídico, entre outros.
Pesquisador Social e Docente, conduz a disciplina de Mestrado Direito Inclusivo e Cidadania, onde aplica os seus conhecimentos teóricos, e sensibilidade de pessoa com deficiência física (decorrente de exostose hereditária múltipla), para a formação de massa crítica associada a temas em Direitos Humanos.
Assim como se deu com as questões de raça e gênero, acreditamos na necessidade da presença da pessoa com deficiência compondo a Corte Máxima do Judiciário Brasileiro, de modo a responder com mais legitimidade ao lema Nada sobre Nós, sem Nós também no STF. A presença do Dr. Roberto Wanderley Nogueira permitirá o olhar inclusivo e mais sensível, para além dos temas cotidianos daquela Corte, os previstos pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Na convicção de um futuro mais promissor para TODOS os brasileiros, esperamos contar com o Vosso inestimável apoio e de já agradecemos.
Cordialmente.
Roseane Cavalcante (Rosinha da Adefal)
Deputada Federal PT do B/AL
Presidente da FrentePcD".
Então, amigos, estejamos com Rosinha nesta luta por um Ministro com deficiência no Supremo Tribunal Federal brasileiro: eu estou!
Cordialmente,
Francisco Lima
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 2106 leituras