Prezados,
Publicamos importante artigo na Revista Brasileira de Tradução Visual, assunto que deve ser de preocupação de nós todos defensores por uma sociedade inclusiva.
O Artigo intitulado Diagnóstico Pré-natal e Aborto Seletivo: Um Desafio à Prática e às Políticas pode ser baixado, a partir do link disponível na RBTV e está em português.
Ele foi assim apresentado na revista:
"A forma mais antiga (porém ainda atual) e cruel de exclusão se traduz na morte (porque não dizer, no assassinato) físico, social e intelectual das pessoas por razão de deficiência, tanto quanto por razão de raça, credo origem geográfica, orientação sexual ou outras.
Se no passado, bebês com deficiência eram mortos, jogados de cima de um roxedo, hoje, há muitos que são jogados pelo ralo da pia. Se deplorável era aquela prática, esta, ainda que sob o manto da saúde não é menos, certamente.
As barreiras atitudinais têm sido grandemente responsáveis pela exclusão da pessoa com deficiência e, nos dias de hoje, quando muitos lutam por uma inclusão social, elas têm sido responsáveis pela resistência à inclusãodaquelas pessoas.
No artigo Diagnóstico Pré-natal e Aborto Seletivo: Um Desafio à Prática e às Políticas o assunto do aborto por razão de deficiência é honesta e seriamente discutido, alertando para o uso dos testes genéticos como balizadores para a tomada de decisão pelo aborto.
O ...artigo assume uma perspectiva pró-escolha, mas sugere que o uso irrefletido desses testes pode reduzir, ao invés de ampliar, as escolhas das mulheres. Baseada nas críticas que analisam a aceitação das diferenças humanas na sociedade e na família, esta crítica desafia a visão da deficiência que está por trás da promoção social desses testes, bem como a convicção de que as mulheres irão ou deverão interromper suas gestações, caso descubram que o feto possui um traço de deficiência."
Querem ler mais? Confiram-no em:
www.rbtv.associadosdainclusao.com.br
Cordialmente,
Francisco Lima
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 1972 leituras