Está aqui

Blog sobre Dentistas e e aparelhos Ortodônticos - blog de alves

Açúcar e saúde bucal

por alves

O abuso de açúcar pode levar à formação das temidas cavidades. Apesar de bom, também deve ficar claro que os únicos responsáveis ​​pelos problemas habituais de nossa saúde bucal não são apenas doces, bolas e açúcar.

É mais fácil culpar o açúcar, chicletes pelos problemas de saúde da boca de crianças e adultos. Mas não devemos nos enganar, devemos estar cientes de que o açúcar não está apenas presente neste tipo de alimento, mas também em outros que consumimos diariamente.

Açucar e os dentes

O problema com esses alimentos não é apenas o teor de açúcar. Se não também em diferentes componentes que atuam como desmineralizadores dos dentes. Quando combinados, são um aliado ideal para que as bactérias se instalem e penetrem na placa dentária.

Açúcar e saúde bucal ... Atenção aos doces, não é a mesma coisa ter uma fruta de sobremesa que um bolo.
Sim, existem muitos alimentos que consumimos diariamente que contêm açúcar, mas deve-se levar em consideração que alguns variam mais em riscos do que outros.

Se olharmos para o ranking dos doces que podem ser mais prejudiciais, teríamos que dar o terceiro lugar aos doces que se dissolvem na boca e que permanecem menos tempo dentro da boca. Mas cuidado, eles não são inofensivos, por isso devemos moderar seu consumo. Nesta categoria podem estar, por exemplo, chocolates e bombons de chocolate.

Em segundo lugar, encontram-se as bugigangas que sugamos, estas acumulam o açúcar na saliva e dispersam-no pela boca. E cuidado, esse movimento que fazemos para a sucção não é absolutamente natural, por isso pode modificar nossa mordida e até afetar o alinhamento de nossos dentes.

A joia da coroa, o prêmio para o primeiro lugar vai para as gengivas moles, essas grudam nos nossos dentes e acabam deixando restos sobre eles ... se ficarem ali por muito tempo, aumentam as chances de surgimento de cáries .
Chicletes... pontos a favor e contra
Quando falamos em goma de mascar, referimo-nos a um tipo de rebuçado algo especial ... A nível nutricional não contribuem em nada, são absolutamente neutros. No entanto, em algumas circunstâncias, mascar chicletes pode ter consequências positivas, mas tenha cuidado, desde que não contenham açúcar.

O ato de mascar chiclete após comer estimula a produção de saliva, por isso favorece o reforço dessa grande barreira natural contra a produção de bactérias que evitarão o acúmulo de açúcar e ácidos.

Além disso, deve-se ter em mente que as pastilhas elásticas ajudam a regular os níveis de pH que aumentam na boca após as refeições na boca. Por exemplo, um tipo de goma que seria benéfico para o consumo seriam aquelas que contivessem xilitol, com isso iremos reforçar as propriedades antibacterianas que a saliva possui.

Agora, devemos ter cuidado ao consumir chiclete em algumas circunstâncias, se você usa ortodontia, por exemplo ... a borracha pode ficar presa entre as partes metálicas. Portanto, esteja atento a isso.

Se sofre de bruxismo, não é uma boa ideia consumir chiclete regularmente, pois o ato de mastigar a goma repetidamente pode transferir a pressão noturna de nossos dentes para diferentes horários do dia.

Caso você tenha algum tipo de problema digestivo, não recomendamos o uso regular de chiclete, o que ocorre é que o ato de mastigar envia ao cérebro informações que podem confundir o estômago, o preparará para fazer uma digestão que realmente não vai resistir.

O que é importante não esquecer é que a goma de mascar nunca deve substituir a escovagem dos dentes.

Em conclusão…
O consumo de balas e rebuçados pode nos trazer consequências, lembre-se que açúcar e saúde bucal não são bons amigos ... por isso o check-up odontológico deve fazer parte da rotina para verificar se você está cumprindo todas as medidas de prevenção que eles irão ajudá-lo a evitar danos aos seus dentes e ainda dar-lhe o prazer de comer este tipo de alimento de vez em quando.

Lembre-se, não se esqueça de ter um bom hábito de higiene bucal para sempre exibir um sorriso saudável.

Em Lisboa na Clínica Dentaria do Marquês, temos todos os utensílios necessários para cuidar da sua saúde bucal. Marque uma consulta ... Como sempre, teremos o maior prazer em mimar o seu sorriso ...