II Encontro de deficientes visuais no Museu da Bíblia
Evento reunirá pessoas e entidades beneficiadas pelo programa Inclusão do Deficiente Visual, da SBB, além de interessados em conhecer mais sobre essa iniciativa. Haverá transporte gratuito para o local.
No dia 13 de setembro, o Museu da Bíblia sediará o II Encontro de Pessoas com Deficiência Visual e instituições que trabalham com este público. Localizado em Barueri (SP), o espaço contemplou, desde a sua concepção, pessoas com necessidades especiais. Para o evento, são esperados cerca de 200 visitantes, entre cadastrados no programa Inclusão do Deficiente Visual, entidades que trabalham com esse público e interessados em conhecer mais sobre essa iniciativa da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). Para participar, é necessário confirmar presença até 5 de setembro, pelos telefones (11) 3474-5733, 3474-5882 ou 4168-6225.
Os visitantes serão esperados com café da manhã e terão a oportunidade de conhecer o acervo do Museu da Bíblia, que reúne atrações inclusivas, como as ânforas com aromas da Bíblia, trechos em áudio das Sagradas Escrituras, além da edição completa da Bíblia em Braile e de jogos de encaixe dos alfabetos grego e hebraico. A programação inclui, ainda, palestras e atividades culturais. A SBB disponibilizará transporte para o local, a partir da estação do Metrô Santa Cruz (em frente ao Colégio Arquidiocesano) e da estação de trem de Barueri, com saída prevista para as 7 horas.
As pessoas com deficiência visual também poderão apreciar e interagir com a exposição Os caminhos da Bíblia no Brasil, que pretende mostrar a trajetória das Escrituras Sagradas no Brasil e a sua influência na vida das pessoas. Três réplicas de estações de trem, chamadas de O Começo, A Difusão e A Influência, dão uma seqüência histórica da Bíblia no Brasil, desde 1808 até os dias atuais.
A SBB tem por princípio levar a mensagem de Deus a todas as pessoas. Esta missão, que nos levou a implantar a imprensa braile, na Gráfica da Bíblia, e a lançar títulos como a Bíblia em Áudio, também nos mobiliza a criar atrações no Museu da Bíblia que contemplem todos os públicos, incluindo os deficientes visuais, observa Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB e diretor do Museu da Bíblia.
Entre as organizações de apoio ao deficiente visual convidadas para o evento, estão Dorina Nowill, Laramara, Cadevi, Instituto Jundiaiense Louis Braille e Liga Paulista de Orientação e Assistência aos Cegos.
A SBB e o MuBi - A Sociedade Bíblica do Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, de natureza religiosa, social e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia, um bem de valor inestimável, que deve ser disponibilizado a todas as pessoas. Por seu caráter social, desenvolve programas com o objetivo de promover o desenvolvimento espiritual, ético e social da população brasileira, entre eles o Inclusão do Deficiente Visual. Mantém ainda outras iniciativas como os programas Luz na Amazônia, Ação Social na Escola, Ação Especial pela Paz e Ação Social nos Hospitais, entre outros.
Fundada em 1948, a SBB construiu sua trajetória com base na missão de "difundir a Bíblia e a sua mensagem a todas as pessoas e a todos os grupos sociais, como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento de valores éticos e morais e de desenvolvimento cultural e social. Visando atender à demanda nacional por Bíblias e ampliar a divulgação da mensagem da Palavra de Deus, a SBB, em 1995, implantou, em Barueri (SP), a Gráfica da Bíblia, que se constitui no maior parque gráfico destinado à impressão e encadernação de Bíblias da América Latina.
Em parceria com a Prefeitura Municipal de Barueri, na Grande São Paulo, a SBB inaugurou, no final de 2003, o Museu da Bíblia, o primeiro do Brasil e um dos maiores do mundo em sua especialidade, devido à variedade de espaços e de documentos expostos. O objetivo do MuBi é promover o conhecimento da Bíblia, enfatizando seus aspectos culturais, éticos e religiosos. Tem entrada gratuita e assegura total acessibilidade a portadores de deficiências. Seguindo o conceito de arquitetura inclusiva, o projeto aboliu escadas e incluiu rampas de acesso aos ambientes. Os móveis são adequados para usuários de cadeiras de rodas e também foram providenciadas legendas em braile e painéis interativos, garantindo atrações específicas para deficientes visuais.
Museu da Bíblia
Endereço: Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto, Barueri.
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h.
Telefone: (11) 4168-6225
E-mail: museu@sbb.org.br
Entrada gratuita
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 2346 leituras