Comunicado dos promotores da Petição
- Um ano e meio após o seu lançamento, chegou o tão esperado dia do debate em plenário da Petição pela Acessibilidade Electrónica Portuguesa, quarta-feira, dia 9 de Julho.
- Todos os grupos parlamentares dispuseram de três minutos cada para se pronunciarem acerca do conteúdo da Petição e emitirem a sua posição sobre a mesma.
- Todos os partidos mostraram concordar com as questões ali suscitadas e com a pertinência do pedido de criação de legislação em matéria de acessibilidade electrónica.
- A matéria revelou-se consensual, já que todos concluíram as suas intervenções, informando apoiarem as pretensões dos peticionantes.
- O Partido Socialista foi mais concreto e comprometeu-se ali mesmo, perante todos os deputados presentes, a assistência nas galerias e os cidadãos que seguiram o debate pelo canal Parlamento, a apresentar uma iniciativa legislativa já na próxima sessão (a partir de Setembro).
- Pelo nosso lado, sentimo-nos muito satisfeitos por sentir que o poder político andou bem perto das necessidades dos cidadãos portugueses ao apoiar as suas reivindicações expressas através da Petição que apresentaram.
- E não queremos nem podemos deixar de agradecer a todos quantos tornaram possível o sucesso da Petição pela Acessibilidade Electrónica Portuguesa!
- Sem cada um de nós, comuns cidadãos que agiram individualmente para se atingir um bem comum, nada provavelmente teria sido feito nesta matéria!
- Porém saliente-se -, os peticionantes e todos os demais apoiantes que, entretanto, se associaram às ideias defendidas na Petição aguardarão, agora, pelo mais importante de tudo: a concretização do apoio prometido por todos os grupos partidários com assento na Assembleia da República à Petição e a consequente emanação de um acto legislativo que vá no sentido de garantir a acessibilidade electrónica a todos os cidadãos com necessidades especiais (pessoas com deficiência e idosos) e de impor verdadeiras obrigações e sanções para o seu incumprimento.
- Por fim, se desejarem, podem rever o debate em plenário da Petição ocorrido em 09-07-2008.
Mariana Rocha e Daniel Serra
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 6980 leituras
Comentários
Eu não sou invisual, nem
Eu não sou invisual, nem tenho qualquer deficiência... Mas é com satisfação que entro no Lerparaver e vejo esta notícia magnífica. É louvável, o que estão a fazer, pois estão a lutar pela igualdade, pois acho uma vergonha ver que ainda existe sites, softwares e outros meios informáticos com fraca acessibilidade para pessoas com deficiência. Parabéns Daniel e a todos que subscreveram a petição, pois com isto estamos a pensar nos outros!
Exemplo
Parabenizo Mariana e Daniel pela atitude de nos trazer tais informações.Agradeço à contribuição de termos acesso no que se resolve mundo à fora para melhoria na vida dos deficientes visuais.Não tenho tal deficiência porém sou ledora de meu colega no curso de Geografia e estou diretamente envolvida com a situação.Espero que o congresso assita, leia, se informe e imite o que foi feito em Portugal.Quem sabe assim os invejem e tenham atitude de melhorar e respeitar os nossos deficientes.