Está aqui
Comentários efectuados por Quinta Architecture
Entradas recentes no blogue
- Música Para Quem Nunca Desistiu de Mim
- Clínicas Dentárias no Verão: Onde Encontrar Atendimento em Lisboa
- Invisalign nas Férias: Dicas para Não Interromper o Tratamento
- "Metade do Silêncio" _ A Música Mais Triste Que Já Escrevi
- Silent Striker Oficial Music — Música com pulso, verdade e rebeldia sonora
- A História de Marco
- História: A Força de Ser
- Audiogame: Azmar Quest
- IA para Doenças Oculares: como a IA pode combater a perda de visão?
- Cuidados a ter com aparelhos dentários invisíveis
Foi ontem, dia 15 de Outubro pelas 18 horas, assinado o protocolo entre a ACAPO e a QUINTA-ARCHITECTURE para concretização do projecto de Renovação / Reabilitação do edifício sede da ACAPO.
De acordo com o Arqº Guilherme de Sá (QUINTA-ARCHITECTURE), "Interessa-nos, que este edifício seja acessível ao maior número de pessoas, sem contudo introduzir elementos de segregação, assim o caminho mais correcto será a utilização dos princípios do Desenho Universal, como garantia de atender uma ampla gama de indivíduos, preferências e habilidades.
Na actualidade, é cada vez mais claro que a Acessibilidade deverá seguir o paradigma do Desenho Universal, segundo o qual os edifícios, os ambientes, os utensílios e os meios de transporte, sejam projectados para todos e, não apenas para pessoas com algum tipo de condicionalismo. O desenho universal beneficia todas as pessoas de todas as idades e habilidades. Esta não é uma tecnologia direccionada apenas aos que dela necessitam; é desenhar para todas as pessoas.
O Desenho Universal abrange produtos e edifícios acessíveis e utilizados por todos, inclusive as pessoas portadoras de deficiências. Criar situações especiais contribui para a segregação e a discriminação, e é o que acontece muitas vezes com certas soluções de adaptabilidade. Assim, o conceito orientador do projecto para a sede da ACAPO, será o de um edifício universalmente acessível e que promova a inclusão social.
Será o primeiro edifício deste género em Portugal: um edifício que segue os princípios do Desenho Universal e que, diz bem-vindo a todos, para que todas as pessoas e não só as que têm necessidades especiais, mesmo que temporárias, possam integrar-se totalmente numa sociedade verdadeiramente inclusiva. Pretende-se que o edifício da ACAPO, seja um espaço público que cumpre e vai além das exigências da legislação sobre acessibilidade.