Comentários efectuados por Paulo Pisco
Entradas recentes no blogue
- Música Para Quem Nunca Desistiu de Mim
- Clínicas Dentárias no Verão: Onde Encontrar Atendimento em Lisboa
- Invisalign nas Férias: Dicas para Não Interromper o Tratamento
- "Metade do Silêncio" _ A Música Mais Triste Que Já Escrevi
- Silent Striker Oficial Music — Música com pulso, verdade e rebeldia sonora
- A História de Marco
- História: A Força de Ser
- Audiogame: Azmar Quest
- IA para Doenças Oculares: como a IA pode combater a perda de visão?
- Cuidados a ter com aparelhos dentários invisíveis
Meus caros,
Os amblíopes podem beneficiar imenso com o Guio Solid Step.
A primeira vantagem reside no facto de este sistema nos informar o nome das lojas que estão nas imediações.
Eu que quando chego a determinado corredor apenas consigo observar o letreiro da loja quando estou perto dela, ganho muito em saber as lojas que estão presentes naquele corredor.
Eu que já utilizei este produto posso dizer que ele me ajudou bastante, porque me permitiu localizar-me no centro comercial, no caso o NorteShopping, e fez com que eu tivesse a noção das lojas que me rodeiam. Era exactamente isso que eu precisava! Isto porque eu consigo ter visão suficiente para caminhar, mas quando queria procurar uma loja, tinha quase que encostar a cara à porta da loja para ver o seu nome.
Com o guio, basta-me ver o nome de uma loja que sei logo quantas é que preciso de contar para chegar àquela que eu pretendo.
Se naquele corredor eu não ouvir o nome da loja, escuso de andar a procurar em todas as portas.
Outra característica e ao mesmo tempo vantagem que não podemos ignorar tem haver com a diferença que existe entre o número de pessoas cegas que vão sozinhas aos centros comerciais e os amblíopes.
Pela experiência que tenho, verifico que os amblíopes são claramente em maior número.
Os cegos de uma maneira geral não se deslocam aos centros comerciais sozinhos, salvo algumas raras excepções, sobre tudo os utilizadores de cão-guia.
Curiosamente a questão dos pinos nas escadas rolantes que já tantas vezes foi abordada, prejudica muito mais as pessoas amblíopes e utilizadores de cão-guia do que os cegos que usam bengala.
É que nós amblíopes nem sempre conseguimos ver os pinos e acabamos por bater contra eles, o cão tem dificuldade em caminhar atrás do dono, enquanto que os restantes cegos, detectam sem problema os pinos com a bengala.
Se este sistema nos avisar da proximidade de escadas rolantes facilita bastante a nossa locomoção porque passamos a estar mais atentos.
Penso que as instituições que representam os interesses das pessoas com deficiência visual têm pecado por omissão em muitos aspectos que dizem directamente respeito às pessoas com baixa visão, o que acaba por ser incompreensível tendo em conta o facto de nós amblíopes sermos uma larguíssima maioria das pessoas com deficiência visual, e de também termos necessidades específicas que deviam ser abordadas nos locais certos.
Convém deixar bem vincado que não pretendo retirar legitimidade às questões que afligem os cegos totais.
Para quando este sistema em Coimbra? Portugal não se resume a Porto e Lisboa.