Até final do ano José Sócrates garantiu ainda que todos os sites governamentais vão estar adaptados à acessibilidade de cidadãos com necessidades especiais, sendo que no prazo de seis meses todos os serviços que exigem interacção com o cidadão - como o preenchimento de obrigações fiscais - vão ser acessíveis.
Esta é uma promessa já antiga mas que tarda em ser concretizada apesar de ter estado na agenda de vários Governos e de ter sido anunciada por várias vezes e diferentes governantes.
No debate mensal, hoje reservado ao tema do Plano Tecnológico e eGov, José Sócrates voltou a reforçar a importância que este plano tem no desenvolvimento económico em Portugal, relembrando a alteração do ciclo de exportações com o crescimento das exportações tecnológicas desde Novembro de 2006 e o investimento de grandes empresas como a Microsoft, Cisco e Nokia em Portugal.
O primeiro ministro voltou a referir ainda os recentes relatórios ligados à melhoria de situação no Governo electrónico, já ontem amplamente citados na conferência que decorre em Lisboa.
Entre as promessas adiantadas no discurso de José Sócrates está a ligação dos centros de saúde aos hospitais a partir do próximo ano, permitindo aos médicos de família marcar directamente consultas de especialidade nos hospitais por via electrónica.
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 3562 leituras
Comentários
Sérgio GonçalvesOlá. Esta
Sérgio GonçalvesOlá.
Esta é sem dúvida uma boa notícia, mas cá por mim, vou esperar para ver.
É que as promessas sobre isto já foram tantas, que o melhor é mesmo esperar para ver.
Cumprimentos.
Sérgio Gonçalves
Tal e qual. Tenho de ver
Tal e qual. Tenho de ver para crer. Tantas vezes prometido que duvido que realmente seja feito, ou se o for que o seja da melhor forma.
Esperar para ver
Oi !!
È como tu dizes: é esperar para ver .. !!
Concordo a 100% contigo !! Infelizmente !! :-(
O Governo promete, promete ... e chega ao fim não cumpre metade das promessas ... !!
Se bem q acho q este Governo cumpre mais as promessas que os anteriores ... !!
Agora assinar protocolos com a Microsoft é que se dispensava bem !!
Vocês imaginam quanto se gasta em licenciamento do windows xp ou vista, ms office, ... na Administração Pública para a microsoft ??
Milhões e milhões ... !! As licenças são super caras ... !!
E quem paga ?? É o zé povinho, ou seja, somos nós através dos impostos ... !!
Agora imaginem que na Administração Pública, adoptavam o Linux, com o OpenOffice, Evolution, Firefox ... !!
O Estado pouparia milhões e milhões de euros ... q dava para fazer ou melhorar muitissima coisa !!
Nos estados unidos e em vários países da europa, o governo só utiliza software livre ... !! E há bastantes casos de sucesso !!
Abraços,
Filipe