Está aqui

ABAADV notícias

por Lerparaver

Constituição da ABAADV

Após o fim do projecto Horizon - Criação da primeira Escola de Cães Guia para Cegos em Portugal - em Dezembro de 1999, promovido pela Escola Beira Aguieira, entenderam as parcerias nacionais daquele Projecto Comunitário, EBA, Câmara Municipal de Mortágua, ACAPO e DREC, que não faria sentido o desaparecimento da estrutura e de todo o trabalho já realizado. Com a inclusão de vários sócios efectivos de entre as pessoas que de alguma forma estavam já ligadas ao processo, promoveu-se a constituição de uma Associação, sem fins lucrativos, que prosseguisse os mesmos objectivos e pressupostos do projecto, então findo.

Iniciado o trabalho desta Associação com uma Comissão Instaladora, conseguiu-se alcançar os objectivos traçados -reconhecimento enquanto Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), estabelecimento de um Acordo Atípico com a Segurança Social e continuidade do trabalho com a população alvo - a Comunidade Deficiente Visual.

Seis meses passados, a ABAADV é uma IPSS gerida por Órgãos Sociais eleitos na última Assembleia Geral realizada em 15 de Julho e tem hoje motivos para acreditar que tem futuro, duro certamente, mas real e eficaz.

Primeiro Cão Guia enquanto Associação

Se a "Camila" foi o símbolo que corporizou a primeira vitória deste projecto ao ser o primeiro Cão Guia a ser entregue e formado em Portugal por Técnicos Portugueses, o Cândido Leonel e a "Dani" são igualmente um marco importante para a ABAADV pois constituem à primeira dupla Cego Cão Guia formada enquanto Associação.

Comemoração do Dia do Cão Guia

No passado dia 15 de Julho, comemorou-se na Escola de Cães Guia para Cegos, na sua sede em Chão do Vento, Mortágua, o Dia do Cão Guia. Pretendeu esta comemoração assinalar a entrada em vigor do decreto-lei 118/99 que estabelece e consagra a livre circulação e permissão de acesso dos Cães Guia para Cegos a todos os espaços públicos. Cientes da importância deste facto, e pretendendo juntar a "comunidade da ABAADV" a Associação promoveu uma festa com o apoio do Secretariado Nacional de Reabilitação (programa Cultura e Lazer 2000), que proporcionou um franco convívio entre todos os Cegos utilizadores de Cão Guia e suas famílias, as Famílias de Acolhimento, os Candidatos a utilizadores, os Sócios Efectivos e Apoiantes, as Empresas Patrocinadoras, e de uma forma geral todos os amigos da Escola de Cães Guia.


Imagem onde se pode ver a Duska acompanhada dos seus novos donos, o João e a João

Duska:Nova vida para a João e o João

Estiveram presentes diversas individualidades, entre as quais o Dr. Manuel João Ferreira Dias, Director do Serviço Sub Regional / Viseu, da Segurança Social, o Dr. Afonso Abrantes, Presidente da Câmara Municipal de Mortágua que, conjuntamente com o Sr. Guy Rimbault, Presidente da Federação Francesa de Escolas de Cães Guia para Cegos e Vice-presidente da Federação Internacional de Escolas de Cães Guia para Cegos, procederam à entrega de diplomas de Formadores aos nossos técnicos, Sabina Teixeira e Vítor Costa.

Bem regadas de tinto e branco, as "papas e sardinha", as febras e o caldo verde, foram o motor de um franco e animado convívio, abrilhantado pelo Clube de Música da Escola Secundária de Mortágua, num dia de intenso calor (do Sol e humano), em que mais de 400 amigos quiseram uma vez mais dizer que este projecto é válido e merece ser acarinhado por todos.

Fruto do trabalho, do desejo de ir sempre mais além e com o objectivo específico e concreto de fornecer uma ajuda técnica a um casal de Cegos, a ABAADV alcançou mais um feito inédito no nosso País: educou uma cadela, a Duska, para guiar simultaneamente 2 utilizadores - a Maria João e o João.

Este trabalho, de elevado grau de dificuldade e profissionalismo, apenas foi possível através do grande empenho de toda a equipa da Escola e da possibilidade (e felicidade) de trabalhar com animais de elevada capacidade física e comportamental.

Ser sócio Apoiante da ABAADV é contribuir para uma causa válida.

Faça-se sócio!