Está aqui

O Blog do Sportinguista - blog de Jorge Patrício

Mais umas dicas para ajudar um Deficiênte Visual

por Jorge Patrício

? Na refeição, diga ao cego o que há para comer e, quando houver várias pessoas à mesa, pergunte a ele, chamando-o pelo nome, o que deseja.
? O prato pode ser pensado como se fosse um relógio e a comida distribuída segundo as horas. Assim, nas 12 horas, que fica para o centro da mesa, será colocado, por exemplo, o feijão; nas 3 horas, à direita do prato, o arroz; nas 6 horas, próximo ao peito do cego, a carne, facilitando assim ser cortada por ele; e nas 9 horas, à esquerda do prato, a salada. Prato cheio complica a vida de qualquer pessoa.
? O cego tem condições de usar garfo e faca, bem como prato raso, podendo, sozinho, cortar a carne em seu prato. Firmando a carne com o garfo, com a faca situa o tamanho da carne e o pedaço a ser cortado.
? Ao servir qualquer bebida, não encha em demasia o copo ou a xícara, alcançando-os na mão do cego para que ele possa situar-se quanto a sua localização.
? Não fique preocupado em orientar a colher ou garfo da pessoa cega para apanhar a comida no prato. Ela pode falhar algumas vezes, mas acabará por comer tudo. Ser-lhe-á penoso ter de dizer-lhe constantemente onde está o alimento.

? Pequenas marcações em objetos de utilização do cego poderão ajudá-lo a identificar, por exemplo, sua escova de dentes, sua toalha de banho, as cores das latinhas de pasta de sapatos, a cor das roupas, as latas de mantimentos, etc. Estas marcações poderão ser feitas em Braille, com esparadrapo, botão, cordão, pontos de costura ou outros.
? Objectos quebráveis (copos, garrafas térmicas, vasos de flores, etc.) deixados na beirada de mesas, pias, móveis ou pelo chão constituem perigo para qualquer pessoa e, obviamente, perigo maior para o cego.

Jorge Patrício

Comentários

Olá Jorge!

Aqui estou eu mais uma vez! Daquia um mês sai o Jornal da escola! Estou a pensar muito seriamente colocar este e o outro artigo anterior no jornal! Acho que vai sensibilizar os alunos, professores e funcionários! 99 por cento da comunidade Escolar nunca esteve em contacto com um cego! O meu namorado já esteve no meu local de trabalho e reparei que as pessoas ficaram bastante impressionadas!!!

Cumprimentos!!!

Olá Céu e Jorge !

Céu, acho q fazes muitissimo bem, porque nunca é demais sensibilizar !
E quem sabe ao ler o tal jornal, eles não fiquem mais sensibilizados ?
São Jovens, assimilam melhor as coisas .... e se te fizerem perguntas tu dispões .... !
Até podes criar boas amizades ! loool

Jorge, mais um mini artigo mas q tá muito bom ! lool
Eu na Fraternidade, quando estou a orientar cegos no refeitório, digo que comida há, pergunto se quer q corte a carne, se quer vinho ou água, pão .... !
E vou aprendendo a lidar cada vez melhor com eles .... ! lool

Abraços & Beijinhos