Está aqui

Espanha/eleições: cegos votam pela primeira vez, sem ajuda, com voto em braille

por Lerparaver

Madrid, 09 Mar (Lusa)

- Os primeiros eleitores espanhóis cegos exerceram hoje pela primeira vez na história o seu direito a voto sem ajuda, mercê de um novo sistema de voto em Braille inaugurado nas eleições gerais de hoje em Espanha.

Cerca de 1.600 dos 60 mil eleitores cegos recenseados em Espanha utilizarão hoje o novo sistema, depois de o terem solicitado no mês passado.

Um dos primeiros a votar hoje foi José Ángel Carrey, presidente da Associação Catalã para a Integração do Cego, que saudou a oportunidade dos cegos espanhóis poderem votar, pela primeira vez, sem ajuda.

"Sinto uma grande emoção porque votei pela primeira vez sozinho, sem ajuda. Até agora sempre tive que ir acompanhado de alguém a quem dizia qual era o boletim que queria. Hoje votei sozinho", afirmou Carrey, que votou no município de Rubi, em Barcelona.

Um opinião ecoada por Juan José Gonzalez que, depois de votar na zona madrilena de Tetúan manifestou a sua alegria por "finalmente votar de forma livre, independente e sem ajuda de ninguém".

No País Basco três cegos, entre eles um responsável da entidade ONCE em Vitória, Rafael Ledesma, também utilizaram o novo sistema, não sem denunciar que apesar do voto em Braille os locais de voto continuam a não estar preparados para cegos.

ASP.
Lusa

Fonte: http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=331862&visual=26

Comentários

é pena que pelo menos eu não conheça em pormenor os moldes em que este sistema de votação destinado às pessoas cegas foi posto em prática. No entanto há primeira vista, quer me parecer que isto teve muito de mediático, e puco de prático. Como se pode garantir o cigilo dos eleitores cegos, se numa secçãode voto existirem um dois ou três cegos a votar em braille? De uma coisa posso ter a certeza, o caminho não passa por aí.

+Filipe Azevedo

Olá amigos! Aqui no Brasil, antes de existir a urna eletrônica, nós cegos sempre votamos com uma cédula guia em braille, marcando o voto com a caneta na cédula normal. Quando os candidatos eram muitos, e tínhamos que escrever o nome, aí sim, escrevíamos em braille, e na contagem dos votos os partidos sempre contavam com fiscais deficientes a fim de ajudar na fiscalização dos votos em braille.

Agora com o advento da urna eletrônica, votamos como qualquer pessoa, apenas digitando o voto.

mary

E no caso de haver só um votante cego, como se pode garantir a confidensialidade do voto?
Penso que já que se quer encontrar uma estratégia, então devemos procurar arranjar uma solução que garanta todos os direitos que têm qualquer eleitor, e não fazer as coisas pela metade.

+Filipe Azevedo

olá !!

gostaria de saber se um deficiente visual tem direito a acompanhante na hora de votar?
(Brasil)

Olá, um deficiente visual tem direito a um acompanhante para votar.
É um direito adquirido (votar) tal como outra pessoa, seja ela deficiente ou não.
P.S. Estou a comentar de acordo com a lei portuguêsa e pelo que já vi quando fui votar.
Espero ter ajudado em algo.

Venho tentando discutir a idéia da formaçào de uma Secretaria Municipal da pessoa com deficiência e dificuldade de mobilidade, à semelhança do que já existe em SP, por exemplo. Esta idéia veio a partir de vivenciar em casa uma deficiência( filho com SD Down). Não creio que o deficiente esteja adequadamente "incluído" na cidade. Com esta preocupação e também com a questão específicada saúde, aceitei um convite para concorrer às eleições municipais deste ano. Ganhando ou nào, meu objetivo é iniciar esta discussão. Gostaria de convidá-los para discutir o assunto. Marquei uma reuniào para 14/08/08 às 16:00h. Local a confirmar. Gostaria que convidassem outros candidatos a vereador para nào tornarmos esta reunião "minha", mas sim da comunidade. Estou, apenas dando o "pontapé"inicial. Para marcar esse gol, ainda falta muito "jogo". Pensei em prepararmos um documento e entregar para todos candidatos a Prefeito. O que acham? Nào basta poder votar, temos que saber por que votamos.
Sáhlua
maiores informações: www.sahluavolc@yahoo.com.br

Sim, pode. Abaixo segue um trecho da lei que assegura esse direito.

Art. 57. Os eleitores com necessidades especiais que votarem em seções eleitorais apropriadas poderão utilizar os meios e recursos postos à sua disposição pela Justiça Eleitoral para facilitar o exercício do voto.

Parágrafo único. Os eleitores com necessidades especiais poderão contar com ajuda de pessoa de sua confiança para o exercício do voto.

bj

Leh

mary
Na verdade, o cego não tem direito a um acompanhante, porque não há necessidade.

A urna eletrónica nos dá total independência.

mary