Está aqui

Como melhorar a vida do deficiente visual na cozinha

por Raquel Brocco

Olá sou estudante de design industrial e estou projetando um "fogão" com mais algumas caracteristicas agregadas voltado para o deficiente visual. Para isso gostaria de saber quais sao as maiores dificuldades na cozinha, com o fogão em si ou com outros eletrodomesticos da cozinha. O que seria ótimo se alguem inventasse, quais as maiores medidas de segurança que o deficiente visual utiliza no fogão, o que encomoda nos eletrodomesticos de hoje em dia. Conto com a ajuda de voces pois pretendo fazer um projeto bem legal e quem sabe um dia voces poderam usa-lo e ajudará a fazer coisas ainda mais gostosas na cozinha.

Obrigada pela atenção
Raquel Brocco

Oi Paula !!

Eu não sou um DV (Deficiente Visual), graças a Deus !! lol
Sou normovisual !! lool

Mas já fiquei em casa de amigas DV's (que também pertencem à Fraternidade) !!
E eu já vi diversas vezes elas a cozinhar no fogão, mesmo nos eléctricos, sem grandes dificuldades !! lol
Cozinham como se vissem !! lol

Eu acho que uma das coisas que se podia fazer a esse respeito, e que se calhar já há, era o aparelho imitir sons para cada funcionalidade: ligar / desligar boca, pôr mais quente ou menos quente, ... !! lol
Porque isso ajuda o DV a ter uma melhor percepção do que se está a passar !! loool

Ola !!
Eu n sou DV , mais lendo aqui esse comentarios , e vi q muitos tem dificuldade em acertar o centro da panela com o fogo. Ja que as panelas n são de tamanha padro , vc poderia criar o fogão com panelas proprias com tamanhos gde m e pq, tendo um baixo relevo no fogão para q as penelas se encaixe acabando com o problema. Obrigado

Olá Raquel!

Eu sou deficiente visual e cozinho normalmente.
Na minha casa o que tenho é um fogão industrial que sinto falta do acendedor automático.

O que me atrapalha as vezes é o fato de eu não detectar a real direção do fogo, ou seja, as vezes eu coloco a panela um pouco mais para o lado cendo que ela deveria ficar no meio... rsrsrs.

Outra coisa. A marcação de intencidade que geralmente tem para os videntes deveriam estar em auto relevo para os deficientes visuais detectarem.

A minha última dificuldade é quando eu esqueço, as vezes, qual botão que acende determinada boca de fogão, sendo que quando acontece isso com os videntes tem algo escrito ou desenhado para auxiliá-los.

No resto não sinto dificuldade alguma.

OBS:Todas as dificuldades aqui citadas são dificuldades minhas, as quais pode não ser as mesmas para outros deficientes.

Qualquer dúvida estarei aqui para auxiliar
Sidarta

Sidarta

Oi Paula, faço minhas as palavras dos colegas, quanto à necessidade de marcações para as temperaturas. Poderiam ser marcações em braille, de preferência. Outra coisa que nunca funcionou bem para mim são os fornos com duas grades, pq se eu deixo um bolo na grade de baixo, ao tirá-lo, sempre toco com o braço a grade de cima e levo uma queimadura, normalmente na parte de cima da mão.
Afora isso, seria também bom se o forno tivesse um dispositivo que trouxesse a grade um pouco para fora, facilitando a retirada do açado. Assim, não precisaríamos introduzir o braço muito para dentro do forno, o que sempre ocasiona em mim pequenas queimaduras.
Eu nunca deixei de cozinhar por conta dessas coisas, faço bolos e pudins, porém gostaria de ter mais segurança.
Ratificando o que disse o colega sobre as bocas do fogão, também eu sinto dificuldade em posicionar as panelas exatamente sobre as referidas bocas, sempre erro um pouquinho para um ou outro lado, mas no final, tudo sai bem, porém tenho de quase pôr a mão no lume para conseguir localizar de onde vem o fogo.

Já existe o tal dispositivo que segura a grade e permite que ela saia para fora do forno antes de nós a agarrarmos. A marca (aqui em Portugal) é Fagor.

É verdade, parece que aqui no Brasil,alguns fogões também têm esse diferencial, só que eu fiquei sabendo disso ontem! Obrigada!