Está aqui

Visão Diferente - blog de jfilipe

A vida vale a pena mesmo com limitações

por jfilipe

Bom Dia,
Há tempos atrás fui entrevistado por uma jornalista simpática da revista Família Cristã, acerca do meu trabalho na Fraternidade, e a minha postura na vida !
Partilho aqui, pois penso que poderá servir de ponto de referência para mtas pessoas ... ela na notícia chama-me José Filipe !
Aqui fica a notícia que partilho com satisfação ! loool
---

A 11 de fevereiro celebra-se o XXII Dia Mundial do Doente. Para assinalar a data, a FAMÍLIA CRISTÃ desvenda uma parte do trabalho da Fraternidade Cristã dos Doentes Crónicos e Deficientes Físicos. Um movimento de evangelização feito por e para pessoas com doença crónica e deficiência física. Gente capaz que repete, à semelhança do que disse Jesus, «levanta-te e anda».

José Filipe, 42 anos, tem problemas de locomoção e epilepsia. As limitações da doença não o impedem de ser um apóstolo de Cristo – tal como outros membros da Fraternidade Cristã dos Doentes Crónicos e Deficientes Físicos (um movimento que nasceu em França, em 1945, por iniciativa de um padre católico de nome François que conheceu profundamente a doença).

A postura de José Filipe, que é programador informático no Hospital de São João, no Porto, impele-o a seguir o programa que delineou para a sua vida: dar o que recebeu com outros fraternos. «Até conhecer a Fraternidade tinha complexos de inferioridade. E a Fraternidade mudou completamente a minha vida: fiquei uma pessoa mais madura, confiante e convicta. Aprendi a aceitar as minhas limitações e percebi que se a gente quiser, pode chegar longe», conta. Era um rapaz complexado há 15 anos quando conheceu este movimento. Com o testemunho de outros que partilhavam as mesmas angústias e as orações de todos, descobriu que é mais do que uma doença ou deficiência: «Ajudaram-me naturalmente a encontrar Jesus», recorda. Agora é ele que quer anunciar o que descobriu. José Filipe vê «em cada doente crónico e deficiente físico o rosto estampado de Jesus Cristo Vivo». Há uma passagem bíblica que o incita a ir à procura do outro: «E o Rei vai dizer-lhes, em resposta: “Em verdade vos digo: Sempre que fizestes isto a um destes Meus irmãos mais pequeninos, a Mim mesmo o fizestes.”» (Mt 25,40)

Este homem dá formação aos seus pares na paróquia Santa Cristina do Couto (Santo Tirso) e faz visitas a outras pessoas que, tal como ele no passado, estão a sofrer e ainda não conseguiram dar o salto para viverem uma vida positiva: «Ser fraterno é sentir-se enviado por Jesus Cristo e anunciar a Boa Nova aos doentes crónicos e deficientes físicos», explica. Quando vai visitar alguém, procura estar «sem pressas, sereno, ouvir o doente crónico e deficiente físico e animá-lo, transmitir-lhe coragem».

Ir para além do limite

No Dia Mundial do Doente, todo o trabalho da Fraternidade faz ainda mais sentido: «Nesse dia, geralmente, participamos na celebração eucarística, onde fazemos as leituras e o ofertório, também para sensibilizar a comunidade local. Depois, temos a atividade em que, na formação, procuramos escolher uma das mensagens do Pe. François [fundador] para esse dia.» A mensagem do Papa, que este ano tem como tema «Fé e caridade: também nós devemos dar a vida pelos nossos irmãos» (1Jo 3,16), é também analisada e refletida.

Estas pessoas descobrem uma maneira de ser e estar que os levanta para a vida através de outras que testemunham esse exemplo. As doenças crónicas e deficiências físicas não são um obstáculo para serem agentes da pastoral – e recusam o epíteto que vai do oito ao oitenta de “coitadinhos” a “fantásticos e espetaculares” mesmo no seio da Igreja. «Mostremos que somos capazes, que temos direito a ter uma dignidade e a estarmos também ao serviço da Igreja e da comunidade – porque podemos ser úteis. Nós temos legitimidade para dizer: “Eu sou capaz, tu também és, anda daí.” A vida vale a pena mesmo com uma limitação. Vale a pena darmo-nos aos outros e pormos a render tudo aquilo que temos e que está para além do limite», afirma Goretti Fernandes da Silva, 58 anos, cega desde os oito, que é coordenadora diocesana do Porto com funções de coordenação nacional.

Atualmente, a Fraternidade está confinada à diocese do Porto e de Braga – mas quer caminhar mais longe. Se estiver interessado em conhecer este movimento, pode enviar uma mensagem para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou visitar o sítio Web www.ecclesia.pt/fcd.

Fonte:
http://www.familiacrista.com/noticias/igreja/2239-a-vida-vale-a-pena-mes...

Comentários

Olá amigo!

Viver vale sempre a pena, ainda mais quando nos sentimos limitados, porque só temos duas escolhas: deixamo-nos morrer no desespero à sombra da bananeira, ou então levantamos a cabeça e vamos à luta, ao encontro de um sentido para a vida! Então a nossa determinação e coragem levam-nos longe, superando todas as dificuldades, entre vitórias e derrotas. E, como sabes as derrotas fortalecem-nos, pois com elas aprendemos a superar os desafios.

Tu és um exemplo a seguir. E todos temos orgulho de ser teus amigos, pois contigo aprendemos que a teimosia é uma qualidade, que não nos deixa desistir dos nossos sonhos, mesmo que os outros nos coloquem entraves! E tu és um grande teimoso, que não se deixou vencer pelo desespero aos 15 anos, e também graças à fraternidade hoje és o que és: um vencedor!!!

Olá amiga Céu !

Eu perfiro chamar Persistência, em vez de Teimosia, porque esta por vezes está associada a defeitos ...! loool
Mto obrigado pelas tuas palavras, que me animam ainda mais a ir mais além ! loool

Há uma coisa que eu aprendi nestes anos de existência: A vida faz sempre sentido quando nos apoiamos em Deus !
A vida não é linear, é feita de altos e baixos, se umas vezes nos sentimos super bem, outras sentimo-nos mais em baixo, mas se acreditarmos que a vida faz sentido, que vale a pena, com muita luta e persistência chegaremos lá .... ! loool

A Fraternidade ajudou-me muito quando eu mais precisava, fui-me tornando uma pessoa mais confiante, madura e culta. E além disso fui mantendo contacto com muitos amigos cegos, com paralesia cerebral .... !
Agora, após ter recebido tanto da Fraternidade, achei que estaria na hora de retribuir e ajudar outros deficientes em situações semelhantes a sentirem-se mais pesssoas .... !

A Fraternidade está atualmente sediada na diocese do Porto e de Braga, mas tamos a tentar a expandir para outros lados, portanto se conheceres meia dúzia de pessoas deficientes, e se estiveres disposta a aceitar o desafio, quem sabe não nascerá um novo núcleo em Viseu ?
A vida é feita de desafios amiga ... !

Tenho muito orgulho em te conheçer e ter-te como amiga ! loool
Ainda me lembro da primeira vez q nos encontramos no Porto, mas o teu coraçãozinho já suspirava pelo Marco, tb grande amigo e exemplo de coragem ! lool
Adorei conhecer a tua mãe e a Jéssica ! loool
Amei quando nos encontramos: eu, tu e o Marco no Porto já há uns anos, qualquer dia temos q combinar outro ! lool

Beijinhos

Viva,

Não creio que viver valha sempre a pena, a final, não basta ter a vida, é preciso viver uma existência com dignidade e sobretudo prazeres, já que em minha opinião, esse é nosso principal propósito: ter prazer. Eu, marlin Rodrigues, não aceitaria jamais uma vida vegetativa, pois me considero o dono de minha vida, e tirá-la-ei quando achar que ela não mais tenha sentido. Por ora, vejo total sentido em minha vida, já que gozo de tudo o que ela pode proporcionar diante de minhas circunstâncias existenciais. Mas não esitaria em tirá-la se esse gozo cessasse.

Viva Marlin,

Claro q é muito importante viver uma vida com dignidade, mas até a ter (não tou a falar em estados vegetativos) teremos que lutar muito com determinação, para um dia conseguir essa dignidade .... !
Eu hoje em dia, tenho uma vida estável, um bom emprego, tudo com dignidade ... mas tive que suar muito para chegar onde cheguei, e passei por mtos maus momentos ... mas quando olho para trás tenho a convição que valeu a pena !

Os prazeres virão por acréscimo, vai por mim ! loool
Abraços

Olá, amigo Filipe!

Adorei a entrevista que te fizeram, bem como admiro muito a tua grande força de vontade de superar barreiras!

Aliás, és para mim uma referência e um exemplo de que vale sempre a pena lutar pelos nossos sonhos, mesmo que o caminho seja muito duro, mas o importante é nunca desistirmos ou submeter-nos aos comentários piegas de que somos uns coitadinhos ou uns inválidos.

A fé move montanhas, porque é nela que vamos buscar forças para continuar a nossa jornada, por mais amarga e injusta. Claro que nos apoiamos nos exemplos dos outos, porque eles são a prova e o estímulo de que é possível quando muito queremos.

Mas para que consigamos dar o salto precisamos de ter condições e pessoas que nos dêem as oportunidades de que precisamos para mostrarmos o que realmente somos capazes. Felizmente, tu e eu tivemos condições e oportunidades porque recusamos que nos levassem ao colo ou que nos tratassem como uns inválidos.

E foram as nossas limitações que fizeram com que déssemos mais valor à vida e lutássemos por ela com mais determinação. E as pequenas vitórias são para nós grandes acontecimentos!

A Fraternidade fés-te verr o lado positivo da vida e tomaste consciência de que as nossas limitações são uma gota de água no oceano comparadas com outras limitações muito mais incapacitantes. Podemos considerar-nos com muita sorte por podermos ter uma vida autónoma e independente, por podermos raciocinar por nós mesmos e fazermos as nossas escolhas.

E como disse a Céu – e com razão – só temos dois caminhos possíveis: ficarmos a morrer aos poucos à sombra da bananeira ou ir à luta.

O resto é conversa.

Grande abraço.

Olá Amigo Marco,

Tava a ver q não ías dar por ela do meu post, a Céu já tinha comentado, o Marlin ... cadê o Marco ? hehehe
Brincadeiras à parte ...

Eu tenho imenso orgulho em te ter a ti e à Céu como grandes amigos que fiz cá no lerparaver ! looool
Só é pena q a gente se encontre tão poucas vezes ... :-(

Obrigado pelos elogios ! loool
Tu para mim, tb és uma referência que que vale sempre a pena lutar por aquilo em que acreditados, que um dia os nossos sonhos se podem mesmo concretizar, identifico-me contigo pois tal como eu és um lutador ... !

Comentários desagradáveis ouviremos sempre na vida, tal como "coitadinhos" ... a nossa capacidade deve ser superior a isso, não nos devemos melindrar com isso, mas sejamos superiores a isso, e porque não educar essas mesmas pessoas e fazê-las ver q hove eu amanhã elas ?
Cada vez estou mais convicto, que a nossa postura na vida, e o nosso testemunho são essenciais na humanização da sociedade !

Claro que vamos buscar essa força a algum lado, as nossas orações, celebrações ... ajudam-nos a recarregar essa força, fé, e amando cada um segundo o seu temperamento !
Ontem tivemos a festa do Dia Mundial do Doente, e aquela comunidade, ficou admirada com cerca de 20 pessoas deficientes presentes na eucaristia: um cadeirante a ler a introdução, 1 cego a ler a primeira leitura, 1 ambliope a ler o texto do ofertório, e os restantes a participarem no ofertório levando os mais diversos materiais ... foi uma celebração mto linda, mas tb 1 momento de sensibilizar aquela comunidade e fazer ver q somos pessoas mto capazes !
E depois antes do almoço, eu orientei uma pequena reflexão, sobre o que é isto de doarmo-nos aos outros, e foi uma reflexão mto rica, em que mais uma vez o amor pelo próx ganha importante destaque !

Eu penso que mais do que ter condições, precisamos de pessoas q nos abram os horizontes, que nos façam sentir que somos capazes, eu senti q isso aconteceu com comigo, as condições virão por acréscimo .... !

Antes de conhecer a Fraternidade, havia um grupo de pais de deficientes que organizavam uns convívios e nós os deficientes tinhamos q tar sentadinhos, quietinhos, e eles, queres um rissol, um panado ? E isto é tão, mas tão redutor pra nós :-( Será q é assim tão difícil darem-nos uma oportunidade para mostrarmos o que valemos ?

Lembro-me uma vez, eu e a Goretti (da entrevista), fomos a uma escola do marquês dar o nosso testemunho, e aqueles adolescentes ficaram de boca aberta, a ideia era mostrar que existem problemas bem mais graves do que os nossos .... !

Termino dizendo, que o nosso testemunho é fundamental, e que está na hora de acordarmos para a vida que é tão preciosa !
Grande Abraço

Olá, Filipe!

Não são apenas elogios, é a pura vrdade! És um exemplo de que as limitações não nos impedem de ter objectivos na vida por mais que ela seja difícil.

Sabemos melhor do que ninguém que as oportunidades são poucas, mas mesmo assim agarramo-las com ambas as mãos e experimentamos emoções indiscritíveis quando conseguimos pequenas vitórias. E percebemos que a verdadeira felicidade está nas pequenas coisas do nosso dia-a-dia. É por isso que não pensamos no suicídio como as pessoas que têm tudo ou que não sabem tirar valor do que a vida nos oferece a um dia de cada vez.

Também tive um passado muito difícil e triste, mas ainda estou aqui e sou feliz dentro do possível. Tenho umas irmãs maravilhosas, uma namorada que também é a minha melhor amiga, tu que és o meu melhor amigo apesar das raras oportunidades que temos de nos vermos. Mas havemos de combinar um encontro, porque também tenho saudades tuas e de me escreveres na palma da mão.

Uma coisa aprendemos: nada se consegue sem esforço. e nós temos de fazer o dobro ou o triplo dos que não têm limitações, mas a nossa determinação é sempre maior.

Graças a Deus que existem outras alternativas de comunicação em vez do suicídio como recordo ao Marlyn. Viver vale sempre a pena porque podemos não ter tudo o que desejamos mas podemos conquistar muitas coisas boas e reinventar a vida. Porque não podemos esperar que seja a vida a proporcionar-me prazeres, mas sim nós mesmos a tirarmos prazer dela.

Filipe, sabias que o espanto das pessoas é fruto da sua ignorância? É normal desconhecerem o mundo da pessoa com deficiência, mas temos de ser nós a derrubar os preconceitos para que a mudança de mentalidades aconteça.

Grande abraço

Olá Marco !

Sim eu tenho a noção que sou um verdadeiro exemplo de que a vida vale a pena .... !
Mas sabe sempre bem ouvir disso da boca de amigos ! loool

Claro que tenho perfeita noção que para nós as oportunidades são poucas, mas ainda assim as poucas que nos aparecem devemos lutar por ela com unhas e dentes !
Cada pequena victória, é pra nós uma grande alegria e ocasião de festa ! loool

Tás rodeado de pessoas que só te querem bem e ainda bem, eu tb posso dizer o mesmo ! loooool
Mas lá fora tb tamos rodeados de pessoas que nos querem mal, nos julgam como coitadinhos .... !
Enfim, devemos levar a vida da melhor forma possível !

Claro que para conseguirmos algo temos q lutar mto mais q os restantes, mas no fim compensa, vale a pena o esforço !
E temos que sermos nós os próprios a derrubarmos preconceitos, porque se não o fizermos mais ninguém o fará ... !

Grande Abraço

Amigo Filipe!

És realmente uma pessoa que lutou muito e que nunca desistiu e o teu testemunho é a prova disso. Viveste muitas dificuldades mas ultrapassaste-as e hoje és uma pessoa realizada. Mas para isso tiveste de esforçar-te muito e não fazer caso da incredulidade das pessoas que constantemente duvidam das nossas capacidades.

Ao invés de sentires raiva da vida, o teu coração vivia da esperança de dias melhores e nunca perdeste a alegria de viver mesmo com as tuas limitações. O mais duro de tudo eram os preconceitos estúpidos da sociedade que só vive de aparências.

Com tudo isto quero dizer-te que és um guerreiro e uma pessoa muito culta pela vida real.

E podes crer que o teu sorriso reacende o meu e o de muitos mais, porque como diz o ditado "A tristeza não paga dívidas" e só é feliz quem trabalha.

Abraço

Amigo Marco,

Sim, de facto olhando para trás, passei momentos muitos difíceis, mas isso tornou-me forte, lutador, e impulsionou-me a lutar por uma vida melhor !
Hoje sou uma pessoa realizada a nível profissional, tenho uma vida social mto activa, imensos amigos ... e sinto-me bem ! looool

Tenho consciência que quer o meu testemunho de vida, quer esta entrevista poderá ajudar a despertar outras pessoas, e a servir como ponto de referência, que faça ver que a vida faz sentido, de que quando queremos muito 1 coisa devemos lutar sem cessar para a alcançar e nunca desistir !

Nunca se deve perder a alegria de viver, se hoje correu pior amanhã será melhor, mas haverá sempre uma luz ao fundo do túnel .... !
Para mim, e no meu modo de ver, não vale a pena entrar em depressão (doença do séc XXI ), porque isso só nos desgasta, faz-nos mal ... devemos ver sempre o lado positivo das coisas, e ter a noção de q 1 dia conseguiremos alcançar ... !

Preconceitos existirão sempre !
Nós é que devemos ter esta capacidade de não lhes dar mta importância, e seguir com a nossa vida !

Mas mesmo após realizado profissionalmente a luta continua em busca na concretização de novos sonhos ! loool

Acredito que o meu sorriso seja realmente mto contagiante e reacenda o teu, e de mtos mais ... ! loool
Há um sábio ditado que diz: "Nunca deixes de sorrir, nem mesmo quando estás triste, porque nunca sabes quem poderá apaixonar-se pelo teu sorriso".

Abraços

Tb tenho saudades de vos ver, do nosso encontro no Porto ! looool
De escrever na palma da tua mão, e tantas coisas boas .... ! loool
Temos mesmo q 1 dia destes combinar isso !
Grande Abraço

Olá, Filipe!

Este Verão vamos marcar os 4 um encontro no Porto e almoço num restaurante às escuras! rsrsrs Mas estou a falar a sério, temos de pôr a conversa em dia e vai ser preciso uma tarde inteira com direito a lanche! rsrsrsrs

Quando for à Widex do Porto ou quando a Céu for a uma consulta da visão ou quando simplesmente formos passearde comboio ao Porto, combinamos um encontro e um brinde à nossa amizade que tem sobrevivido ao tempo e à distância geográfica.

Olha, estou a tentar instalar uma versão do Skype compatível com o meu leitor de ecrã para falarmos de garinas! LOOOOL! Assim a distância será mínima e podemos jogar um audiogame ou bater um papo.

Grande abraço!

Olá Marco !

Sim, esperemos que neste Verão nos encontremos os 4, e aí até com mais tempo, já que tou de férias, combinar quem sabe 1 dia completo ou mesmo 1 fim de semana, quer seja no Porto, ou até mesmo em Tarouca ! looool

Quando instalares o skype, adiciona o meu contacto que é
zegalo_150

Assim já podemos passar 1 tarde a conversar, o q naturalmente ajuda a encurtar as distâncias ! loool

Grande Abraço

Olá Marlyn!

eNão acha que está a exagerar um pouco? Será o suicídio solução para os problemas do Homem?

Repare que se todas as pessoas pensassem como o Marlyn a evolução da humanidade sofreria um retrocesso e tudo o que se conseguiu com muito sofrimento, sacrifício e esforço não teria valido a pena?

Repare também que a evolução do Homem só foi possível quando ele percebeu que ficar em cima da árvore ou à sua sombra deglutindo prazeres efémeros não o levaria à verdadeira vida.

Em épocas recuadas, os cegos não eram nada e mesmo assim não se mataram. O suicídio é para os derrotistas e para aqueles que vão-se abaixo com extrema facilidade.

A dignidade conquista-se aos poucos e poucos e com muita tenacidade e os prazeres vêm depois. Nunca vêm primeiro e não é a meta que é o mais importante, mas todo o caminho até ela!

O seu pensamento é partilhado pela sociedade hedonista, isto é, a vida são só os prazeres imediatos e a felicidade está no prazer fácil, no consumismo desenfreado, na vida fútil e nos gozos sensoriais.

Por isso, a dignidade é mais do que uma vida de prazeres; é sobretudo a consciência profunda do sentido da vida humana enquanto construção intelectual e moral da pessoa humana. Ou seja, uma criança cega sem acesso à Habitação, àeducação, à saúde, à formação religiosa ou moral, à participação na vida social, ao emprego, não poderá construir uma vida digna desse nome.

Sem essas necessidades básicas não pode chamar-se dignidade à vida do Homem, nem existir felicidade. No entanto, o suicídio não é a melhor opção, mas sim a formação de associações ou movimentos que reivindiquem condições de vida equitativas como a ACAPO e a Fraternidade.

Repense o que disse e verá que o suicídio é uma opção demasiado drástica e que em nada mudaria.

Olá !

Reparem: porque é que hoje em dia existem pessoas que se suicidam ? Pensem 1 pouco ... !
Na minha franca opinião, essas pessoas suicidam-se porque já têm tudo e não têm objectivos na vida ... essencialmente por isso !

E nós enquanto deficientes temos muitas vezes que remar contra a maré, e enfrentamos imensas barreiras, e isso faz-nos mais fortes, e porque não temos tudo o que desejaríamos, impulsionamos a ir à luta ... !

Relembro, e quem fôr ler o meu testemunho de vida o recordará, que passei por uma fase muito dificil, em que muitas vezes nem sequer havia dinheiro para 1 simples gelado, coisa banal nos dias de hoje. E realmente isso fez-me pensar que realmente para não passar pelas mesmas dificuldades económicas teria que estudar muito !
A partir daí fui estabelecendo metas para cada etapa, terminei a licienciatura, já tou a trabalhar há cerca de 13 anos, tenho uma vida estável e muito activa ... !
Isto tudo para dizer que se queremos as coisas temos que lutar por elas ... !

Em Deus Cristo a vida faz sempre sentido, e quando ele diz: "eu vim para que tenham vida em abundância", concerteza que se tá a referir que tenhamos qualidade de vida cá na terra, e o suicidio é um atentado contra a vida !

Por isso deixo um conselho: agarrem-se à vida, e estabeleçam objectivos em cada meta da vida, e verão que o suicidio é uma estupidez !