De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil registra mais de 279 mil casos de partos prematuros por ano. Um dos problemas que prejudicam a saúde dos bebês é a retinopatia da prematuridade, doença que pode causar a cegueira em crianças nascidas com peso inferior a 1.500 gramas ou antes de 32 semanas de gestação.
“Na maioria dos casos, a retinopatia ocorre porque o olho do recém-nascido não terminou de desenvolver os vasos que suprem a retina [camada interna do olho que capta a visão]. Quanto mais prematuro é o bebê ou menor o seu peso, maiores são as chances de desenvolver a doença que pode levar ao descolamento da retina e a perda total da visão”, explica a oftalmologista da Laramara Dra. Maria Aparecida Onuki Haddad.
A prevenção da perda da visão secundária à retinopatia da prematuridade deve ser feita por meio da avaliação oftalmológica (mapeamento de retina), entre a 4ª e a 6ª semanas de vida. Nessa avaliação, são verificadas se alterações compatíveis com a retinopatia da prematuridade estão presentes e se há necessidade de tratamento para tentar evitar a progressão da doença para o descolamento de retina e perda grave ou total da visão.
A Laramara – Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual oferece atendimento especializado a bebês cegos ou com baixa visão, com o objetivo de contribuir no seu desenvolvimento e na sua inclusão social.
Sobre a Laramara
A Laramara é uma das mais atuantes instituições especializadas em deficiência visual e um centro de referência na América Latina. Realiza atendimento socioeducativo especializado, com ações complementares e atividades específicas essenciais à aprendizagem e desenvolvimento das pessoas com deficiência visual e com deficiências associadas. As atividades são realizadas em grupos, organizados por faixa etária e os usuários dispõem ainda de atendimentos específicos de Braille, Soroban, Desenvolvimento da Eficiência Visual (Baixa Visão) e Orientação e Mobilidade. Disponibiliza recursos humanos para apoio à inclusão social, colabora para o aperfeiçoamento e a capacitação de profissionais e divulga suas experiências e aquisições para todo o Brasil, por meio de 30 recursos instrucionais produzidos por sua equipe, como livros, manuais e DVD's, contribuindo para que todas as crianças brasileiras possam ser educadas e beneficiadas. A Laramara trouxe para o Brasil a fabricação da máquina Braille e da bengala, indispensáveis para a educação e a autonomia da pessoa cega. Buscando a inclusão profissional de jovens e adultos com deficiência visual, ampliou seu projeto socioeducativo, incluindo a preparação para o mundo do trabalho e vem desenvolvendo um programa especial para os jovens maiores de 17 anos. A Laramara, desde sua fundação, acreditou no valor do brincar e do brinquedo para a interação com a criança e para facilitar o desenvolvimento infantil; defende o direito da criança com deficiência visual a um aprendizado alegre e prazeroso, com brincadeiras e otimismo e continua cada vez mais unida em torno deste ideal. O trabalho de Laramara que, em 2013completou 22 anos, atua efetivamente no estado de São Paulo e procura colaborar também para a inclusão das pessoas com deficiência visual em todo o Brasil.
Fonte:
http://www.segs.com.br/so-saude-segs/139920-prematuros-sao-mais-propenso...
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 1142 leituras