Está aqui

Áudio-descrição: Opinião, Crítica e Comentários - blog de Francisco Lima

NOVO QUALIS PARA A REVISTA BRASILEIRA DE TRADUÇÃO VISUAL: RBTV NA EDUCAÇÃO E CHAMADA ABERTA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS

por Francisco Lima

Prezados,
Agora a Revista Brasileira de Tradução Visual alcança reconhecimento pelo sistema QUALIS da Capes, também na área da Educação.

A Revista Brasileira de Tradução Visual, ao abrir chamada para publicação para o 11º volume da RBTV (as submissões estão sendo aceitas até segunda-feira, dia 18 de junho de 2012), tem o prazer de divulgar mais uma importante conquista acadêmica, resultado dos esforços de seus articulistas, colaboradores, editores e mais voluntários.

A boa notícia é que depois de entrar no sistema Qualis da Capes, na área de Artes / Música, agora a Revista Brasileira de Tradução Visual (www.rbtv.associadosdainclusao.com.br) é reconhecida pela Capes, via sistema Qualis de avaliação de periódicos científicos, também, na área de Educação (http://qualis.capes.gov.br/webqualis/ConsultaPeriodicos.faces).

A RBTV quer mais: quer estar nas áreas de direito e letras também, visto que tem vocação para tanto.

Nossa missão continua, o seu (nosso) trabalho está sendo reconhecido.
Siga colaborando com esta via de disseminação científica, artística, educacional e inclusiva. Leia, divulgue e publique na RBTV, fazendo deste espaço sua área de convivência e de aprendizagem para Todos.

Conheça a seguir um pouco da Revista Brasileira de Tradução Visual, veja quem são os autores que já puvlicaram nela e quem são os editores da RBTV.
Cordialmente,
Francisco Lima

RBTV: Educação, Direito, Arte, Ciência e Tecnologia a serviço do Empoderamento da Pessoa com Deficiência.

A Revista Brasileira de Tradução Visual é uma publicação eletrônica, trimestral, independente e de acesso gratuito. Destina-se à divulgação científica, artística e tecnológica, nos campos da pesquisa e do desenvolvimento, da cultura e do direito, da educação e do trabalho. Publica temas que envolvem a fotografia, a pintura, a escultura, os desenhos e as figuras, em geral, bem como a produção/difusão do cinema, da televisão e do teatro junto às pessoas com deficiência. São, ainda, temas abordados pela RBTV a Legendagem, a subtitulação, o “Closed Captioning”, a áudio-descrição, a transcrição pictórica para o sistema háptico, a produção/reconhecimento de padrões bidimensionais em relevo, a análise crítica de áudio-descrições, subtitulação e “closed captioning”, feitas para filmes com tradução visual, entre outros temas do gênero.

Envie, você também, seu trabalho para publicação na Revista Brasileira de Tradução Visual (RBTV).

Conheça alguns dos muitos autores que já publicaram na Revista Brasileira de Tradução Visual e se torne mais um “Associado Da Inclusão” (www.associadosdainclusao.com.br):

Adilson Pereira dos Santos - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992). Atualmente é pedagogo-área da Universidade Federal de Ouro Preto, atuando principalmente nos seguintes temas: evasão escolar, ações afirmativas, avaliação institucional, formação de professores e fluxo de estudantes. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Comunicação e Cultura da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Adriana Ramos S. Góes - Especialista em Surdez e Letramento pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Pós-Graduanda em LIBRAS: Ensino, Tradução e Interpretação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora e Intérprete de LIBRAS – INES.
Andreza Nobrega- Atriz, arte-educadora, áudio-descritora. Mestranda em Educação Inclusiva – UFPE.

Carlos Vitor Silveira de Souza - graduando do curso de Museologia da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto).

Cláudia Zanatta – Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora assistente no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cerâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, cerâmica, vídeo, inclusão e arte pública. Atualmente realiza doutorado em Espaço Público na UPV, Espanha, e tem desenvolvido pesquisas voltadas ao tema da inclusão e acessibilidade.

Diele Fernanda Pedrozo de Morais - Mestranda regularmente matriculada na turma 2009/II, do PPGAV – CEART/UDESC, na linha de Pesquisa Ensino das Artes.

Eliana P. C. Franco - Pós-Doutora em Tradução Audiovisual com vistas à acessibilidade pela Universidade Autônoma de Barcelona. É Professor Adjunto IV da Universidade Federal da Bahia, onde leciona desde 2002 disciplinas de tradução geral e tradução audiovisual. Em 2004, fundou o grupo de pesquisa TRAMAD, do qual é coordenadora. Seu email para contato é: elianapcfranco@gmail.com)

Ernani Nunes Ribeiro- Mestre em Educação (Universidade Federal de Pernambuco); graduado em História (Fundação de Ensino Superior de Olinda); Especialista em Ensino de História das Artes e da Religião (Universidade Federal Rural de Pernambuco); Intérprete de LIBRAS e Áudio-Descritor.e-mail: ernani.ribeiro@ufpe.br ; enrfiloboy@yahoo.com.br)

Fabiana Tavares dos Santos Silva- Mestranda em Educação Inclusiva (UFPE).Aluna do III Curso de Tradução Visual com ênfase em Áudio-descrição “Imagens que Falam” (CEI/UFPE). Especialista em Literatura Infanto-Juvenil (FAFIRE). Graduada em Letras (FAINTVISA).Professora dos cursos de licenciatura em Pedagogia e Letras (FAINTVISA- Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão). Professora conteudista e executora do curso de licenciatura em Pedagogia (UFRPE- EaD). Professora do curso de Especialização lato sensu em Educação Especial ( Faculdade Joaquim Nabuco). Professora da rede pública estadual de Pernambuco. E-mail: fabianatavares _letras@yahoo.com.br .)

Fábio Adiron- O consultor em marketing, membro da comissão executiva do Fórum Permanente de Educação Inclusiva e moderador do grupo Síndrome de Down. Graduado em comunicação, é coordenador do curso de especialização em Marketing Direto da Abemd (Associação Brasileira de Marketing Direto) e palestrante do IIR - Institute of International Research.

Flavia Mayer - Jornalista e Relações Públicas, mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. flavia_mayer@yahoo.com.br.

Flávia Oliveira Machado-Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital da UNESP/Bauru, Flávia Oliveira Machado (flaviamachad@yahoo.com.br) desenvolveu, em sua dissertação, um estudo sobre as políticas públicas para a promoção da audiodescrição na TV digital brasileira. O projeto foi orientado pelo Prof. Dr. Antonio Carlos de Jesus (acj13jesus@faac.unesp.br

Francisco J. Lima- Tradutor e Intérprete (Escola Americana Instituto Mackenzie-SP, 1983); Licenciado e Bacharel com formação em Psicologia (UNESP-Assis/SP, 1995); PHD em Psicofísica Sensorial (USP-RP/SP, 2001). Membro Internacional do Tactile Research Group (TRG-USA). Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do Centro de Estudos Inclusivos (CEI/UFPE). Idealizador e Formador do Curso de Tradução Visual com ênfase em Áudio-descrição “Imagens que Falam” (CEI/UFPE). E-mails: limafj.br@gmail.com; limafj@associados dainclusao.com.br)

Joel Snyder - Presidente e Fundador da Audio Description Associates

José Alfonso Ballestero-Álvarez- Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1999), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (2003) e Doutorado em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo (2007). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em desenho, pintura, gravura e escultura, atuando principalmente nos seguintes temas: multissensorialidade e acessibilidade

Letícia Schwartz- Graduada em Artes Cênicas pela UFRGS, com especialização em Interpretação Teatral pela Ecole Philippe Gaulier (Londres), é audiodescritora roteirista e narradora. Coordena a equipe de produção da Mil Palavras (http://www.milpalavras.net.br). Também desenvolve oficinas e presta consultoria a projetos de inclusão cultural. e-mail:leticia.tz@gmail.com)

Lívia C. Guedes - Pedagoga. Mestre em Educação – UFPE

Marcelo C. Guedes - Áudio-descritor, Graduado em Comunicação Social: Cinema Digital

Márcia Bitu Moreno- Gerente do Memorial da Cultura Cearense- MCC; coordenadora do projeto “Acesso”- Núcleo de Mediação sócio-cultural;Centro Dragão do Mar, Arte e Cultura- CDMAC. E-mail – marcia@dragaodomar.org.br

Márcia Cristina deOliveira Sodré Raposo. (Formada em História .Professora: Filosofia e Sociologia . ICES – Instituto Cearense de Educação de Surdos. Fortaleza-Ceará)

Maria Fernanda Vilela de Magalhães - Artista e Professora na Universidade Estadual de Londrina. Chefe da Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura UEL. Doutora em Artes pela UNICAMP. Área de pesquisa: arte, fotografia, corpo, desenho e performance)

Maria Lúcia Batezat Duarte - Professora dos cursos de Graduação e Mestrado em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Pesquisa realizada com apoio do CNPq.E-mail:malubatezat@uol.com.br

Patrícia Rocha Pordeus- Graduada em fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Paulo A. M. Vieira - Bacharel em Administração, colaborador do CEI (Centro de Estudos Inclusivos.

Rachel Colacique Gomes- Mestranda do programa PROPED/UERJ, GPDOC. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura – GPDOC, Proped - UERJ. Especialista em Educação Especial (UNIRIO). Professora Auxiliar da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Email: r_colacique@hotmail.com

Ranielle Menezes De Figueiredo - graduanda do curso de Museologia da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto).

Regina Buccini Pio Ribeiro - graduada em Licenciatura em Educação Artística – Artes Plásticas na Universidade Federal de Pernambuco em 1999. Na mesma instituição, concluiu curso Especialização em Literatura Brasileira, em 2001. Atualmente é Gerente de Serviços de Formação em Artes Visuais da Fundação de Cultura Cidade do Recife e, desde 2009, coordena o Projeto Diálogos entre Arte e Público, que em 2010, através de diversas ações, focalizou o debate acerca da acessibilidade cultural de pessoas com deficiência em Recife.

Romeu Kazumi Sassaki - Consultor de inclusão social e autor dos livros “Inclusão: Construindo uma Sociedade para Todos (7.ed., Rio de Janeiro: WVA, 2006)” e “Inclusão no Lazer e Turismo: em busca da qualidade de vida (São Paulo, Áurea 2003).”

Rosângela A. F. Lima - Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco; coordenadorado Polo do Curso de Graduação EAD-Libras,coordenadora em exercício do Curso de Graduação em Letras da UFPE; Colaboradorado Centro de Estudos Inclusivos (CEI/UFPE), áudio-descritora formada pelo curso de Tradução Visual – “Imagens que falam”, CEI/UFPE.E-mail- raflim@ig.com.br

Roseane Cavalcante de Freitas - É deputada federal por Alagoas. Presidente da Frente PcD, já foi vereadora por Maceió e Presidenta da Associação de Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), entidade que lhe doou o sobrenome político (Rosinha da Adefal).É bacharel em Direito e servidora pública do Tribunal Regional do Trabalho em Alagoas.

Taísa Caldas Dantas -Graduada em Direito pelo UNIPÊ (2007); Graduada em Pedagogia pela UFPB (2010); Mestre em Educação pela UFPB.

Conheça quem faz a Revista Brasileira de Tradução Visual
ISSN - 2176-9656

Conselho Editorial
André Menezes Marques das Neves, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em designde sistemas de computação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação à distância, inteligência artificial, ambientes virtuais de estudo, software design, chatterbotse game design.

Carlos Antônio Fontenele Mourão, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Professor efetivo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), lotado no Departamento de Letras, no Centro de Artes e Comunicação, responsável pela disciplina de Libras. É graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2001), com Especialização em Estudos Clássicos pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2004) e mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2006). Trabalhou por sete anos como professor efetivo do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES), atuando no ensino de língua portuguesa para Surdos, experiência que possibilitou obter certificado de proficiência em Libras no exame do Prolibras (MEC/UFSC) 2009.
Entre diversos artigos publicados nas áreas de Letras, Linguística e Educação Especial, é autor de Literatura Infantil premiado com o Prêmio Raquel de Queiroz (2010) promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult).

Francisco José de Lima, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Francisco José de Lima é Tradutor e Intérprete (Escola Americana Instituto Mackenzie-SP, 1983); Licenciado e Bacharel com formação em Psicologia (UNESP-Assis/SP, 1995); PHD em Psicofísica Sensorial (USP-RP/SP, 2001).
Atualmente, é Professor Adjunto no Curso de Pedagogia e em Licenciaturas diversas na Universidade Federal de Pernambuco (CE/UFPE); Doscente da disciplina “Comunicação audiovisual”, no curso de rádio TV e internet; Orientador no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/CE/UFPE); Coordenador do Centro de Estudos Inclusivos (CEI/UFPE); Idealizador/editor da Revista Brasileira de Tradução Visual, ISBN 2176-9656 (WWW.rbtv.associadosda inclusao.com.br); Certificado em Áudio-descrição pelo Audio Description Project (ADP-USA, 2010/2011); Membro Internacional do Tactile Research Group (TRG-USA); pesquisador nas áreas de Acessibilidade e das barreiras atitudinais contra as pessoas com deficiência, principalmente nos ambientes físicos e sociais, no trabalho, na educação e no lazer.
É pesquisador no campo das representações mentais de estímulos táteis (investiga a capacidade de as pessoas cegas ou com baixa visão fazerem uso, compreenderem, apreciarem e produzirem configurações bidimensionais hápticas e auditivas diversas). Inventor, fez uma caneta para desenho em relevo que permite às pessoas com deficiência visual produzirem sozinhas seus próprios desenhos, sem terem de virar o papel para vê-los hapticamente.
Professor Francisco Lima também é formador de áudio-descritores em curso de Tradução Visual com ênfase na áudio-descrição, voltada ao teatro, ao cinema, à televisão, aos museus, às configurações bidimensionais estáticas (encontradas em livros, folders e outros), bem como destinadas à mostra de artes, em geral, aos eventos culturais, e educacionais diversos (conferências, congressos e demais situações educacionais similares). Ao formar áudio-descritores, Dr. Francisco Lima destina parte de seu curso, intitulado "Imagens que Falam" ao ensino de técnicas de áudio-descrição para o lazer (por exemplo, na áudio-descrição em áudio-games e games UAG).
Dr. Francisco Lima tem, ainda, orientado trabalhos na graduação e pós-graduação, bem como coordenado pesquisas, dado palestras e consultoria na área da inclusão social, laboral e educacional das pessoas com deficiência; é inclusivista, defensor do Desenho Universal, inclusive voltado à educação e a todas as demais situações físicas, ambientais e sociais; é pai de pessoa com deficiência e ativista pelo direito das pessoas com deficiência em ter acesso a todos os bens e serviços que estão disponíveis para a sociedade em geral, com igualdade de oportunidade e condições, sem paternalismos ou condescendência para com a pessoa com deficiência.
Contatos:
(81) 3453.5066, (081) 9997.9339 - limafj@associadosdainclusao.com.br limafj.lista@gmail.com
___

Jefferson Fernandes Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orienta e pesquisa na área de Artes, com ênfase em Fotografia e Deficiência Visual.

Josélia Neves, Universidade de Aveiro, Portugal

É licenciada em línguas e literaturas modernas (português-inglês) pela Universidade do Porto; tem um mestrado em estudos ingleses pela Universidade de Aveiro; e um doutoramento em estudos de tradução, com uma tese sobre Tradução Audiovisual: Legendagem para Surdos, pela Universidade de Surrey Roehampton, em Londres. Leccionou durante 16 anos no Instituto Politécnico de Leiria onde introduziu o ensino/aprendizagem da Tradução Audiovisual. Ao longo dos últimos anos tem também leccionado como professora convidada na Universidade de Coimbra no âmbito dos Cursos de Mestrado e de Doutoramento em Estudos de Tradução. Colabora em cursos de Mestrado e de doutoramento nas Universidades de Granada e Autónoma de Barcelona, em Espanha; na Universidade de Bolonha, em Itália; na Universidade de Roehampton e no Imperial College London, no Reino Unido.
É membro efectivo da Unidade de Investigação do Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro e investigadora das Universidades de Roehampton e do Imperial College London. Pertence ao grupo de investigação internacional TransMedia ( www.transmediaresearchgroup.com) que agrega investigadores de Espanha, Bélgica, Alemanha, Reino Unido e Portugal. Está, desde 2001, a trabalhar na área das acessibilidades, tendo desenvolvido, a nível de Portugal, vários projectos nesse domínio, entre os quais se destaca:
em 2003, o Projecto “Mulheres Apaixonadas” (introdução de Legendagem para Surdos na SIC); em 2005 a sua intervenção na Assembleia da República numa audição pública que envolveu políticos, televisões, profissionais e representantes de diversos grupos de deficientes; em 2006, o Projecto “Fátima Acessível” (como desenvolvimento de legendagem ao vivo de celebrações religiosas, a criação de áudio-guias para cegos e amblíopes e a criação de um sítio Web acessível); desde 2007, em projectos de “Cinema Inclusivo” em parceria com a Zon/Lusomundo; em 2009 o lançamento de uma proposta de audiodescrição poética “Word painting” para a veiculação da arte visual (pintura).
Entre 2007-2009 desenvolveu projectos na área do eLearning inclusivo. Em Portugal é frequentemente chamada como consultora por instituições governamentais, operadoras de televisão, museus, instituições de ensino, entre outras. Em todos os projectos desenvolvidos assume as soluções para públicos com necessidades especiais numa perspectiva inclusiva, eliminando barreiras e promovendo soluções “para todos”. Presentemente encontra-se como bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia a desenvolver um pós-doutoramento no Imperial College London sobre Comunicação Inclusiva em Contexto Museológico.

Lúcia de Araújo Ramos Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1971), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998). Atualmente, é Professora Associada II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Tem experiência na área da Educação, com ênfase em educação de pessoas com necessidades educacionais especiais, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão escolar, formação docente, educação de alunos com deficiência intelectual, práticas pedagógicas e educação especial.
É autora e organizadora de livros que abordam a educação inclusiva de pessoas com necessidades educacionais especiais. Coordena a Base de Pesquisa sobre Educação.

Luzia Guacira dos Santos Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Possui graduação em Pedagogia - Orientação Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Atualmente é professora adjunto I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Natal-RN.
Credenciada no programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Educação Inclusiva, atuando nos seguintes temas: inclusão e educação, formação, gestão e coordenação pedagógica.

Laura Bezerra Martins, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Possui graduação em Desenho Industrial (1981) pela Universidade Federal de Pernambuco; Especialização em Enginyería Municipal (1992) pela Universitat Politècnica de Catalunya, Barcelona, Espanha; Master en Gestión Medio Ambiental (1994) pelo Instituto de Investigaciones Ecológicas, Málaga, Espanha; Doutorado em Arquitetura (1996) pelaUniversitat Politècnica de Catalunya, Barcelona, Espanha. Atualmente é Professora Adjunto do Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco, Professora Permanente do Mestrado em Designe Professora Colaboradora do Mestrado em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora do curso de Especialização Lato Sensuem Ergonomia da UFPE. É vice-líder do grupo de pesquisa em Ergonomia e Usabilidade de Produtos, Sistemas e produção do CNPq e coordenadora do Laboratório de Ergonomia e Design Universal (LABERGOdesign) da UFPE. Consultora ad hocdo CNPq. Membro do Conselho Editorial das revistas Estudos em Design (ISSN 0104-4229 e Educação Gráfica (ISSN 1414-3895) e membro do Conselho Editorial da Editora Estação das Letras e Cores. Desenvolve pesquisas nas áreas de ergonomia do ambiente construído, designuniversal, acessibilidade, sinalização, design da informação e de produtos para pessoas com deficiência.

Maria Lúcia Batezat Duarte, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil

Possui graduação (licenciatura) em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1989), doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (1995) e pós-doutorado na Université Paris-1, Sorbonne (2006) . Atualmente é professor doutor da Universidade do Estado de Santa Catarina. É membro do Centre de Recherche Image, Culture et Cognition, CRICC, Université Paris-1, Sorbonne. É coordenadora no Brasil de Projeto de Pesquisa e Cooperação Internacional com a Universidad de Cádiz, ES. É líder do Grupo de Pesquisa "Imagem, arte e desenho na escola". Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Ensino de Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: desenho infantil, desenvolvimento gráfico, desenho e cognição, esquemas gráficos comunicacionais, desenho de crianças e adolescentes cegos e educação tátil-visual inclusiva.

Rafaella Asfora Siqueira Campos Lima, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP (1999), Mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2002), Especialização em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia-CFFa (2003) e Doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2007). Tem experiência na área de Psicologia e Fonoaudiologia. Ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e escrita; habilidades metalingüísticas; tradução, adaptação e validação de testes de avaliação psicológica.

Romeu Kazumi Sassaki, Brasil

Possui graduação em serviço Social, pela Faculdade Paulista de Serviço Social; tem especialização em Reabilitação Profissional nos EUA e Grã-Bretanha, pela ONU; em aconselhamento de Reabilitação Profissional, pelo Governo dos EUA; em avaliação Profissional Tower, pelo International Center on Disability, EUA; em emprego Apoiado, pela Goodwill Industries of Louisiana, EUA. Fez estágios profissionais na área da inclusão social em organizações não-governamentais do Japão e dos EUA; estágio na área de educação inclusiva, sob o patrocínio da Secretaria de Educação do Estado da Louisiana, EUA. Fez cursos de emprego apoiado, ministrados pela Goodwill Industries of Louisiana, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Foi consultor de inclusão social junto às seguintes organizações: Secretaria de Educação do Estado do Acre; Secretaria de Educação do Estado de Goiás; Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais; Escola de Gente – Comunicação em Inclusão; Secretaria Municipal de Educação de Guarujá; Secretaria Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes; Agência de Notícias dos Direitos da Infância; Colégio Emilie de Villeneuve, entre outros.
Romeu Kazumi Sassaki é, ainda, ministrante de cursos e palestras sobre a inclusão aplicada ao mercado de trabalho, à educação, ao meio físico, ao lazer, ao desporto, ao turismo, às artes e à mídia. Sua experiência profissional abarca 50 anos (1960-2010) como consultor em assuntos de pessoas com deficiência; 14 anos como professor universitário, na Fapss de São Paulo, na Fapss de São Caetano do Sul, na Unicid e na UniFMU e 10 anos como orientador profissional do Instituto de Reabilitação, da Universidade de São Paulo. Sassaki foi consultor do Banco Mundial, Programa de Deficiência & Desenvolvimento Inclusivo, do Departamento de Desenvolvimento Humano (Washington, DC, EUA); foi consultor de educação profissional inclusiva na Secretaria de Educação do Paraná é consultor de educação profissional e colocação no mercado de trabalho, na Secretaria de Educação de Belo Horizonte; foi Consultor do Banco do Brasil para assuntos de contratação de pessoas com deficiência. É autor de livros, artigos e traduções na área da inclusão, reabilitação empregabilidade e outras que tratam da pessoa com deficiência. Dentre suas principais obras encontram-se os livros: “Inclusão: Construindo uma Sociedade para Todos”. 7ª ed. Rio de Janeiro: WVA, 2006; “Trabalho e Deficiência Mental: Perspectivas Atuais”, Brasília, Apae-DF, 2003; “Educação Profissional e Trabalho para Pessoas com Deficiências Intelectual e Múltipla: Plano Orientador para Gestores e Profissionais”, Brasília: Fenapae, 2007; “Inclusão no Lazer e Turismo: Em Busca da Qualidade de Vida”, São Paulo: Áurea, 2003.
Sassaki é também coautor dos livros: “Educação Inclusiva: Construindo Significados para a Diversidade”, Belo Horizonte: Secretaria da Educação de Minas Gerais, 2002; “Inclusão dá Trabalho”, Belo Horizonte: Armazém de Idéias, 2000; “Síndrome de Gilles de la Tourette”, São Paulo: Lemos, 1998; “Educação Profissional e Colocação no Trabalho: Uma Nova Proposta de Trabalho junto à Pessoa Portadora de Deficiência: Um Manual para Profissionais e Dirigentes”, Brasília: Fenapae, 1997.
Alargando sua atuação, Romeu Sassaki é coautor de documentos oficiais, tais como: “Pessoas com Deficiência, Educação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho”, Secretaria de Educação, do Estado do Paraná, 2002; “Subsídios para a Elaboração de uma Política Estadual de Educação Profissional e Geração de Emprego e Renda para Pessoas com Deficiência”, Fundação da Criança, do Adolescente e da Integração do Deficiente, Secretaria Especial da Solidariedade Humana, do Estado de Goiás, 1999.
Traduziu vários documentos internacionais sobre a pessoa com deficiência, sendo que o mais importante foi a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com deficiência.

Rosângela Aparecida Ferreira Lima, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

É licenciada em Letras (Língua Portuguesa e Francesa) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992). É mestre (área de ensino de Língua Portuguesa) e doutora (área de Sociolinguística) pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho).
Desde 1997 é professora na Universidade Federal (UFMS e UFPE), lecionando, entre outras disciplinas, a de Linguística e Língua Portuguesa. Atualmente, é professora adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, tendo sido coordenadora do curso de Letras da UFPE no período de 2006 a 2008. Em 2010 foi vice-coordenadora/coordenadora em exercício desse Curso. Vem atuando principalmente nos temas voltados à produção de texto, ao ensino de português e ao estudo sobre o preconceito contra a pessoa com deficiência.
Dra. Rosângela Lima é, ainda, coordenadora local do curso de graduação à distância Letras/Libras, oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisadora do Centro de Estudos Inclusivos, trabalhando na pesquisa e extensão com temas voltados à pessoa com deficiência visual, inclusão e áudio-descrição para essas pessoas.

Sérgio Paulino Abranches, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1982), especialização em Fundamentos de Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1989) , mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003) . Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, informática e educação, novas tecnologias e educação.

Tícia Cassiany Ferro Cavalcante, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1995), especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é professora da Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação, Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais, área de Educação Inclusiva. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa da Argumentação (NupArg) da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência em Psicologia Cognitiva, Educação e Fonoaudiologia, ênfase em Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: argumentação, educação inclusiva, processo de construção de conhecimento, leitura-escrita.

Notas da Revista

O leitor da RBTV poderá encontrar, a partir de agora, ao pé da página principal, um link para participar de um grupo de discussão sobre o estudo da áudio-descrição, assunto que a RBTV tem tratado com profundidade e frequência, tornando-se referência na publicação científica/acadêmica nessa área, no Brasil.

Esse grupo de estudos, o Áudio-Descrição em Estudo, criado e acompanhado pelo atual editor-chefe da Revista Brasileira de Tradução Visual, Professor Francisco Lima, vem como mais um passo na busca de difundir a áudio-descrição como um direito de acessibilidade comunicacional devida às pessoas com deficiência e tendo como base que a áudio-descrição é recurso assistivo que deve ser provido com ética, qualidade e profissionalidade aos usuários que dela podem se beneficiar.

Com o apoio a esse grupo de estudos, a RBTV está estimulando mais uma via para estudo dessa técnica de tradução visual intersemiótica. Nas palavras do Professor Francisco Lima:

“Agora, com uma lista no Googlegroups, vamos ter um espaço em que estudamos, partilhamos ideias, opiniões e conhecimento a respeito da áudio-descrição; um espaço em que buscamos conhecer sobre quem são os usuários da a-d, os direitos a eles pertinentes e muito mais.

“Neste espaço refletimos sobre as questões adjacentes à prestação do serviço de áudio-descrição, discutimos a produção de roteiros áudio-descritivos, a locução e a recepção da áudio-descrição, bem como os valores éticos e o empoderamento, no gênero tradutório chamado de tradução visual, em que se insere
a áudio-descrição.

“Este espaço é para você que quer estudar sobre áudio-descrição e que quer construir uma sociedade mais inclusiva e menos excludente.

Assim, se você é áudio-descritor, deseja tornar-se um, ou é usuário da áudio-descrição, venha participar de nosso grupo. Se você é produtor/fornecedor do serviço de áudio-descrição, venha participar conosco da construção do conhecimento que a nós todos interessa. Se você é professor, produtor cultural, profissional da comunicação, das artes, ou apenas um cidadão desejoso de ver a inclusão cultural, educacional, laboral e de lazer das pessoas com deficiência tornar-se realidade, também por intermédio da áudio-descrição, pode unir-se a nós que será bem-vindo.

“A áudio-descrição é assunto sério e precisa de pessoas sérias, éticas e profissionais como você, para que possamos quebrar barreiras atitudinais e pôr fim ao apartheid social e cultural que perpassam tantos 'lugares' em nossa sociedade.”

Com estas ações e outras, oportunamente divulgadas pela RBTV, estamos buscando cumprir um papel social de uma revista científica que é, ao nosso ver, mais amplo que a divulgação do conhecimento acadêmico, a saber, o de apoiar a sociedade na sua transformação para melhor, para uma sociedade mais inclusiva e menos excludente, em todas as áreas.

Venha participar também:
Publique conosco, leia nossos artigos e participe de nosso grupo de estudos.

Comitê Editorial da RBTV

Observação: Para participar do grupo de discussão Áudio-Descrição em Estudo, você pode inscrever-se através da página da RBTV, preenchendo seu e-mail, na caixa apropriada, no rodapé do site, ou visitando a página do grupo Áudio-Descrição em Estudo, no Google Groups.

ISSN - 2176-9656