Está aqui

Serviço online permite a cegos navegar na web de qualquer PC

por Lerparaver

WebAnywhere transforma a leitura das telas em um serviço da Internet

As visões do futuro da tecnologia não envolvem estar amarrado a um único computador de mesa. As pessoas se movem dos computadores de casa para os computadores do trabalho e se utilizam de dispositivos móveis; quiosques públicos já aparecem nas bibliotecas, escolas e hotéis; e cada vez mais as pessoas armazenam tudo na web, dos e-mails às suas planilhas eletrônicas.

Mas, para milhões de pessoas que são cegas ou deficientes visuais, a utilização dos computadores tem exigido até agora programas especiais de leitura da tela, que tipicamente estão instalados apenas nas suas próprias máquinas.

Agora, um novo programa, chamado WebAnywhere ( http://webanywhere.cs.washington.edu/ ), permite que os cegos e deficientes visuais surfem na Internet com total mobilidade. A ferramenta, desenvolvida na Universidade de Washington, Estados Unidos, transforma a leitura das telas em um serviço da Internet, que lê os textos da Web em voz alta em qualquer computador dotado de alto-falantes ou de um fone de ouvidos.

– Isto é para situações onde alguém que é cego não pode usar seu próprio computador mas precisa acessar a Internet. No museu, na biblioteca, em um quiosque público, na casa de um amigo, no aeroporto – enumera Richard Ladner, que orientou seu aluno Jeffrey Bigham na construção do programa, que é gratuito.

Ferramenta de acessibilidade

Já existem diversos leitores de tela gratuitos, assim como sofisticados programas comerciais. Mas todos devem ser instalados na máquina antes de serem utilizados. Esta é a primeira ferramenta de acessibilidade baseada na Web, significando que ela não precisa ser baixada para o computador. O programa processa o texto em um servidor externo e envia o arquivo de áudio para tocar no navegador do usuário.

– Você não precisa instalar um novo programa. Assim, mesmo se você for a um computador totalmente travado, em uma biblioteca, por exemplo, você ainda poderá utilizá-lo – diz Bigham.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especiais/jsp/default.jsp?template=2095.dwt&ne...