Está aqui

Papa Francisco: que os portadores de deficiência tenham participação ativa na sociedade

por Norberto Sousa

Cidade do Vaticano (RV) - "A luz de Deus esteja sempre no espírito de vocês." É o que deseja o Papa Francisco numa audiomensagem enviada à União Italiana dos Cegos e dos Hipovidentes. A mensagem foi endereçada a um grupo de cerca de 75 pessoas portadoras de deficiência visual, em sua maioria anciãs, reunidas na localidade de Tirrenia, situada na região italiana da Toscana.
"Graças à técnica moderna posso chegar até vocês." O Santo Padre saúda assim, na audiomensagem, o referido grupo de anciãos não videntes, e lhes agradece pela estima, afeto e pelas orações. Em seguida, ressalta que Jesus teve "uma atenção particular pelos cegos", observando que a cura da pessoa desprovida da vista tem um significado simbólico especial: "representa o dom da fé".
E esse, acrescenta, "é um sinal que diz respeito a todos, porque todos precisamos da luz da fé para caminhar na estrada da vida":
"Peço ao Senhor que renove em cada um de vocês o dom da fé, a fim de que no espírito de vocês esteja sempre a luz de Deus, a luz do amor, que dá sentido à nossa vida, a ilumina, nos dá a esperança, e nos faz ser bons e disponíveis em relação aos nossos irmãos."
Em seguida, o Papa Francisco faz uma particular exortação à União dos Cegos e dos Hipovidentes:
"Difundam sempre a cultura do encontro, da solidariedade, do acolhimento às pessoas portadoras de deficiência, não somente pedindo as justas previdências, mas favorecendo a ativa participação delas na vida da sociedade." (RL)

Fonte:
http://www.news.va/pt/news/papa-francisco-que-os-portadores-de-deficienc...

Comentários

Olá!

Concordo plenamente com as palavras do papa Francisco, porque o que nos faz caminhar e nunca desistir é a fé.

Eu tenho fé apesar de vacilar no meu caminho, porque sou muitas vezes assaltado pela dúvida e pelo medo de não conseguir... No entanto, a vida é uma luta constante porque nada nos cai do céu.

Sempre acreditei que tínhamos uma luz espiritual que é o nosso ser. E o que mantém essa luz acesa é a fé que tenho, fé essa que não tem nada a ver com submissão a Deus, mas sim que creio em algo mais do que a luz física.

Hoje precisamos mais do que nunca de unir forças e vontades para derrubar o egoísmo e a discriminação. Ter a coragem de vencer e proporcionar o nosso crescimento e entendimento. Todos podemos com gestos tão simples estar a contribuir para uma sociedademais justa e ma qual todos os homens são peças fundamentais de um todo universal.

Deus está em cada um de nós e quando sonhamos é porque Ele quer que realizemos os nossos sonhos, porque é neles que está a Sua grandeza e vontade infinita. Todos somos chamados a testemunhar isso, não importando a deficiência, o estatuto social, o sexo, a etnia, etc. O que importa é que a fé é capaz de superar as nossas limitações.

Olá Marco !

Este papa Francisco não pára de me surpreender, e sem tirar méritos aos anteriores, acho pessoalmente que este papa vai longe .... !
Ele não tem medo do preconceito, que se descubram determinadas coisas sobre a igreja, e é o primeiro a dizer q a Igreja tb peca, porque ninguém é perfeito, e isto cai mto a todos os cristãos que o vão acompanhando através dos média ... !

E agora ainda por cima com um carinho especial pelos deficientes, eu não me lembro de algum papa ter feito isto, posso tar enganado ... e as palavras dele, que vão de encontro às de Jesus Cristo, caem q nem 1 luva ! loool

Realmente, neste ano da fé, apesar das adversidades, discriminações ... nós podemos fazer a diferença, acreditando num futuro melhor, tendo mais fé, e dar testemunho dessa mesma luz aos outros .... !

Abraços