Está aqui

Música ‘solidária’ para invisuais

por Lerparaver

Domingos Silva, presidente da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, mostrou-se “satisfeito” com a presença de muita gente no espectáculo de solidariedade que aconteceu anteontem à noite na Avenida Central.

A noite prometia muita animação. Os Vatica- nos, Banda Soul Shakers e Marco Pereira subiram ao palco da Avenida Central anteontem à noite por uma causa solidária. E foram muitos aqueles que não perderam o espectáculo de solidariedade promovido pela Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga (A.A.D.V.D.B.). “O principal objectivo desta festa é divulgar a associação e sensibilizar as pessoas para os problemas vividos pelas pessoas com deficiência visual”, justificou o presidente.
Domingos Silva estava “satisfeito” com a presença de “tanta gente” e aproveitou para, já em cima do palco, agradecer a presença e dar a conhecer os serviços prestados pela associação. “Os grupos estão a cantar gratuitamente, por isso, queremos apenas dar a conhecer a instituição”, assegurou o presidente, adiantando que os presentes podiam ‘comprar’ porta-chaves para ajudar “um pouco” o trabalho realizado pela A.A.D.V.D.B.

O presidente admitiu que o “único problema da associação é a falta de dinheiro”, porque a nível de sede e de serviços prestados “já está tudo a funcionar”.
Com cerca de 300 sócios e à volta de 100 utentes, o responsável admitiu que “podiam ser muitos mais, porque existem mais de dois mil invisuais no distrito”.
Neste momento, a associação tem “utentes de Viana do Castelo até Fafe e a maior parte dos utentes são de Guimarães, Braga e Barcelos”, informou, ainda, aquele responsável.
A associação tem, neste momento, duas viaturas que percorrem o distrito para transportar os utentes “para participarem nas inúmeras actividades que estão a decorrer neste momento”.

Na sede está em funcionamento o centro de atendimento, acolhimento e animação, ao abrigo de um acordo atípico estabelecido com o Centro Distrital de Segurança Social, uma psicóloga, um técnico superior de motricidade e reabilitação e uma técnica superior de educação/animadora socio-cultural, para além de variadas actividades de sociabilização, deporto e lazer, permitindo, segundo os res- ponsáveis pela AADVDB, dar respostas sucessivas e em simultâneo às inúmeras solicitações resultantes da deficiência visual, sendo que o transporte dos utentes é também assegurado

Do Sporting Clube de Braga estiveram presentes no espectáculo de solidariedade Raúl José, técnico adjunto de Jorge Jesus, e Ricardo Lemos, director de comunicação.
Os dois responsáveis do clube bracarense entregaram uma camisola do S.C. Braga a Domingos Silva como forma de “agradecimento” pelo convite. “O treinador não está presente mas pediu para transmitir uma mensagem pessoal e do clube”, disse Ricardo Lemos. E atirou: “é uma honra estar presente numa iniciativa de uma associação que tanto faz pelos invisuais. E o S. C. Braga está disponível a ajudar quem ajuda”. Domingos Silva passou, assim, a ser o 12º jogador do clube.

Fonte: http://www.correiodominho.com/noticias.php?&IDTema=6&IDNoticia=33691