Está aqui

Metro do Porto: Projectos preparam melhores acessos de deficientes a transportes públicos

por Lerparaver

Porto, 28 Mar (Lusa) - Os deficientes visuais vão ter acesso, via telemóvel, a toda informação dos sistemas de transportes públicos graças à implementação de projectos desenvolvidos pela Metro do Porto.

Numa parceria entre a Metro do Porto, Faculdade de Engenharia do Porto (FEUP) e a Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), os projectos INFOMETRO e o NAVMETRO, apresentados hoje, visam melhorar a acessibilidade aos transportes públicos.

Os projectos incluem sistemas de apoio aos clientes cegos e com deficiências visuais que, através de um telemóvel, podem ligar para uma linha gratuita e aceder a toda informação e sinalética em formato áudio, dentro e fora do sistema Metro do Porto.

Incluem ainda várias medidas que facilitam a acessibilidade em geral de pessoas com deficiência aos transportes públicos.

"Os dois projectos são sistemas que vão permitir uma grande autonomia por parte dos utilizadores, pois tivemos o cuidado para evitar qualquer tipo de barreiras arquitectónicas, criar sinalizações nos pisos para indicar as escadas, rampas e elevadores para o acesso às estações e faixas com diferenciação cromática nos bordos dos cais", afirmou, em declarações à Lusa, o arquitecto da Metro do Porto Manuel Teixeira.

Manuel Teixeira adiantou que o objectivo deste encontro "é perceber as dificuldades que existem na implementação dos projectos, para que saiam dessas salas o mais rápido possível e virem uma cultura nas empresas e na sociedade".

"Os projectos já saíram do papel, através de equipas que realizaram ensaios com clientes cegos em laboratórios da FEUP e na estação da Trindade. Já comprovámos que a arquitectura do sistema funciona com eficácia e prevemos dentro de seis meses disponibilizar os novos serviços", acrescentou o arquitecto.

Diamantino Freitas, da FEUP, disse que a Faculdade de Engenharia tem desenvolvido projectos de recursos adicionais para a acessibilidade dos deficientes desde 2000, mas que apenas a partir de 2004, através do programa Inclusão Digital, foi possível avançar com as ideias.

O director da ACAPO, Peter Colwell, afirmou que, embora este sistema seja pioneiro em Portugal, tem esperanças de que solucione as lacunas de informação e orientação dos deficientes visuais.

Diamantino Freitas adiantou que no final de Junho de 2008 espera que os protótipos já estejam avaliados, e que o próximo passo "é colocar o serviço em marcha".

Fonte: http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=336080&visual=26

Comentários

Ora aqui está uma notícia que dá entender que a Metro do Porto, preocupada com os clientes com deficiências visuais, está a resolver os seus problemas de acessibilidades nas suas estações.

Estou curiosíssima para ver este sistema a funcionar e para conhecer as suas concretas potencialidades. Para já, devo dizer que não deposito grandes esperanças nisto. acho que vai ser útil, mas que tem um âmbito de capacidades muito reduzido face ao que seria necessário.

Se alguém que por aqui passe puder ajudar a perceber melhor o dito projecto... agradecia!

As enormes diferenças arquitectónicas das estações e a falta de sensibilidade da Metro do Porto, um projecto tão recente e que bem mais e melhor podia ter feito no início, levam-me a crer que as pessoas com deficiência visual e não só continuarão a ter dificuldade em:

- circular normalmente e com segurança pelas estações (sobretudo as subterrâneas, claro);
- adquirir títulos e saber quantos ainda têm nos cartões;
- localizar validadores e as portas do próprio metro;
- obter informação sobre qual o destino do metro que está a chegar (há linhas em que circulam metros para cinco destinos e a partir das 20h o sistema sonoro fica mudo);
- saber quanto tempo falta para vir o próximo metro;
- etc., etc..

Então quando na notícia se fala que se vão pôr marcas tácteis e sei lá o que mais e que ficarão resolvidas questões arquitectónicas... até me dói a alma!

Faz-me imediatamente pensar nos famigerados obstáculos que os centros comerciais da Sonae se lembraram de introduzir na entrada das escadas rolantes supostamente para impedir a passagem por aquela via de carrinhos de bebé e de cadeiras de rodas! São dois mecos que impedem a passagem de duas pessoas , de uma pessoa e o seu cão-guia ou de uma só carregada de sacos. Questionada a Sonae, refere esta empresa que colocará (ou já colocou) marcas tácteis! Olha grande coisa! O obstáculo persiste! Uma medida, do meu ponto de vista, de todo desproporcional ao objectivo que visa atingir! Mas, enfim, terá sido a forma mais simples e mais barata de resolver um problema de imediato para quem pouco quer pensar em tornar o mundo mais acessível para todos! Esperemos que não sucedam acidente smaiores devido aquelas aberrações que possam custar mais à Sonae e aos visados!