Está aqui

Invisual concorre à Junta de Freguesia da Cedofeita

por Lerparaver

A mais de um mês das eleições autárquicas, António Mourão, o candidato socialista à Junta de Cedofeita, Porto, já contabiliza uma vitória: é, conforme garante, o primeiro invisual português a assumir-se como cabeça-de-lista a um órgão de poder.

Invisual desde os dois anos de idade, o professor de Filosofia reformado enfrenta um desafio eleitoralmente difícil, que é tentar destronar uma autarquia onde a coligação PSD/CDS alcançou, há quatro anos, 50,5 por cento dos votos, contra 28,7 por cento do PS.

Ainda assim, está animado e diz que vai a votos «para ganhar».

À Lusa, António Mourão diz temer que alguns pensem que se esteja «a aproveitar» da circunstância de ser invisual para cativar os 24 mil eleitores de Cedofeita, um das maiores e a mais central freguesia do Porto.

«É sempre um ponto que pode ser explorado, mas não é, obviamente, essa a minha intenção», afirma.

Aliás, a cegueira «é um grande problema».

«Estou limitado nas minhas deslocações e há uma óbvia dificuldade no frente a frente com o eleitorado», diz.

Embora avance pela primeira vez para uma candidatura à presidência da Junta, António Mourão já venceu outras batalhas políticas, tendo derrotado vários adversários na disputa do cargo de secretário-coordenador do PS/Cedofeita, que lidera desde 2006.

Trata-se, segundo disse, de uma das secções socialistas com mais militantes.

António Mourão garante que a sua cegueira «não é problema» para o exercício do cargo autárquico, tendo em conta a facilidade de adaptação de equipamentos, nomeadamente computadores, para uso de invisuais.

Se for eleito, garante que vai ser um presidente «presente», «ao contrário do actual», Sérgio Vieira (PSD/CDS), que «praticamente delegou o cargo» noutros elementos do executivo, alegadamente por sobrecarga de funções públicas.

«É uma junta parada e quero que deixe de o ser», afirma, adiantando que pretende ser «uma voz incómoda» junto da Câmara Municipal, para a resolução dos principais problemas, nomeadamente o da habitação degradada.

«Embora seja uma freguesia central do Porto, Cedofeita tem muitas ilhas [equivalentes aos pátios alfacinhas], na ordem das várias dezenas, que é preciso eliminar», exemplifica.

No discurso a proferir hoje à tarde, na apresentação da candidatura, que antecipou à Lusa, António Mourão vai sublinhar também o seu empenho em melhorar a rede de apoio à Terceira Idade, numa freguesia como «uma percentagem significativa da população» com idade superior a 65 anos.

«Procuraremos estabelecer parcerias com entidades públicas e privadas para implementarmos um serviço de apoio domiciliário, com entrega de refeições, higiene pessoal e habitacional», anuncia.

«Como as pessoas desta faixa etária vivem, por vezes, num estado de grande solidão, procuraremos organizar um grupo de voluntários, que, acreditamos, poderá contribuir para minimizar estes problemas sociais», acrescenta.

Promete «projectos pedagógicos mais avançados» nas creches administradas pela Junta e «um cuidado especial» para com as famílias mais carenciadas e disfuncionais.

A requalificação de alguns passeios e ruas, disciplinar o estacionamento de veículos, repensar alguns transportes públicos e remover todas as barreiras arquitectónicas e urbanas são outras das preocupações do candidato.

Fonte: http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=146988